Categories: Clima

Inverno europeu: dicas para enfrentar as baixas temperaturas

O inverno europeu começa oficialmente em 21 de dezembro, mas o frio já aumentou bastante e vai aumentar a cada dia, mais e mais. As temperaturas começaram a cair e, principalmente em países como a Irlanda, já é impossível sair de casa se não for muito bem agasalhado.

Mas como se preparar para o inverno europeu?

Simples! Basta fazer uma listinha de itens que precisam fazer parte da sua rotina, para deixar você mais bem protegido ou protegida.

O edublin preparou cinco dicas essenciais para quem está se preparando para viajar durante o inverno europeu ou acabou de chegar para fazer intercâmbio.

Continua após a publicidade

Bora lá?

1. Comece a usar luvas

As luvas de couro são mais carinhas, mas garantem mãos quentes durante o inverno europeu. Crédito: Shutterstock

Quando a temperatura começa a cair, as luvinhas de lã são as primeiras a esvaziar nas prateleiras das lojas. Afinal, elas são versáteis e aguentam o que conhecemos como frio. Mas quando o inverno europeu aperta, elas já começam a ficar inúteis. Não parece, mas pelos minúsculos furinhos da luva de lã passa uma friagem inacreditável, de maneira que chega a parecer que você não está usando nada!

Para manter as mãos protegidas e quentinhas no inverno europeu, a dica é usar as luvas de couro (sintético ou animal, a depender da sua escolha), pois elas bloqueiam o vento e a chuva e realmente protegem das baixas temperaturas. Se forem felpudas por dentro, melhor ainda!

Leia também: Intercâmbio na Irlanda para estudar, trabalhar e viajar

2. Use e abuse dos cachecóis e protetores de orelha

Proteja o pescoço e orelhas para evitar problemas de saúde durante o inverno europeu. Crédito: Shutterstock

As queixas de dores de ouvido e garganta são as mais comuns durante o inverno europeu, e os incômodos nesses órgãos nos fazem lembrar o quão interligados eles estão. Quem nunca teve uma dor de garganta e, em seguida, sentiu o ouvido ficar dolorido? É bastante comum.

Na Europa, em geral, é típico usar “earmuffs” (como são chamados os protetores de orelha e ouvido) nos dias mais frios, mas, para quem não está acostumado, ele parece esquisito e desajeitado.

Para os que “não vão com a cara” do acessório, a sugestão é substituí-lo por toucas, boinas ou, até, headphones.

O importante é bloquear a friagem.

Leia também: Inverno na Irlanda: prós e contras de chegar ao país nessa época

3. Calçados apropriados para o inverno

Aposte em sapatos com solados próprios para evitar escorregões, principalmente quando neva. Crédito: Shutterstock

Cada estação do ano e cada local exigem calçados apropriados. Na praia, o traje de gala é o chinelo; em festivais abertos, galochas; em escalada, tênis. Seguindo esse raciocínio, qual seria o calçado ideal para as temperaturas mais baixas?

Para garantir que você leve menos escorregões, procure um calçado com o solado estriado, preferencialmente de cano médio e tecido impermeável. Caso contrário, você poderá acabar com os pés, tornozelos e canelas molhados, gelados ou sujos!

Para aqueles que tiverem calçados bons, mas com sola lisa, a sugestão é o Yak-Trax, uma redinha colocada na sola dos calçados lisos.

Leia também: O que fazer na Irlanda no inverno: roteiros irresistíveis

4. Proteja as pernas do frio no inverno europeu

Calças e blusas térmicas são o segredo para manter o corpo quentinho durante o inverno europeu. Crédito: Shutterstock

Embora seja um tecido resistente, o jeans é pesado e, já na primeira ventania, dá pra sentir o quão “permeável” o tecido é, pois as pernas ficam extremamente geladas. Além do tecido permanecer frio durante o período em que você estiver na rua, assim como a luva de lã, se entrar em contato com a neve e depois ela derreter, você ficará molhado e gelado.

No caso dos homens, que não têm tantas opções de substituição como as mulheres para amenizar o frio, a dica é usar uma calça térmica por baixo do jeans. A calça térmica é feita com um tecido específico, cuja finalidade é manter a temperatura corporal.

Existem várias opções bem baratas em lojas de departamento e, até, em supermercados. Isso vai fazer a diferença na hora de enfrentar o inverno europeu.

5. Bolsa de água quente ajuda a manter a cama confortável

Não tem nada pior do que ir para debaixo das cobertas e ficar rolando de um lado para o outro até esquentar a cama e cair no sono, não é mesmo?.

Quem sofre bastante com a hora da dormir e sente as mãos e pés gelados pode encontrar uma solução bem simples para enfrentar o inverno europeu.

As bolsas de água quente são muito comuns em países mais frios. Elas costumam ser vendidas por cerca de 2 a 5 euros e vêm com uma capinha que não deixa queimar sua pele, geralmente feita de tecido ou pelúcia.

Prepare-se para o inverno europeu e para o seu intercâmbio

Inverno europeu pode ser bem frio, mas, preparando-se bem, é possível enfrentá-lo durante o seu intercâmbio. Foto: Thom Holmes / Unsplash

Bom, agora você já sabe muito mais sobre como se proteger do inverno europeu. Então está na hora de programar o seu intercâmbio.

Se a sua escolha é a Irlanda, nós temos um guia que fala tudo sobre o inverno no país.

Além disso, no edublin, temos a fórmula certa para ajudar você a se preparar para viver na Ilha Esmeralda. Com o ebook “Planejamento de Intercâmbio na Irlanda”, você começa a entender melhor os primeiros passos para realizar esse sonho.

Ouça: Como sobreviver ao inverno na Irlanda – E-Dublincast (Ep. 52)

Colaborador E-Dublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024