12 curiosidades e informações sobre a Irlanda nas Olimpíadas

12 curiosidades e informações sobre a Irlanda nas Olimpíadas

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

As Olimpíadas de Tóquio estão a mil por hora. Muita gente vem acompanhando os Jogos Olímpicos e torcendo para as equipes favoritas. Mas você sabia que várias categorias têm a participação de um grande elenco de atletas da Irlanda nas Olimpíadas?

Pois é, a gente citou cada um deles neste artigo. Mas a participação da Irlanda nas Olimpíadas tem ainda muita história para contar. Isso porque, apesar de atletas irlandeses estarem participando dos Jogos Olímpicos desde o século 19, o país só pôde oficialmente integrar o evento nas Olimpíadas de Paris, nos anos 20.

Então vamos falar sobre a Irlanda nas Olimpíadas? Selecionamos 12 momentos super importantes para o país nos Jogos Olímpicos.

Irlanda nas Olimpíadas: 12 momentos importantes, informações e curiosidades do país nos Jogos Olímpicos

1896: a primeira medalha a um irlandês

O primeiro irlandês a ganhar uma medalha de ouro olímpica foi John Pius Boland, natural de Dublin, que venceu o tênis individual em Atenas, em 1896, com uma segunda medalha de ouro olímpica na dupla com Fritz Traun no mesmo ano.

Porém, durante muito tempo, Boland era creditado como britânico, por ter participado representando o país. Mas após intensa pesquisa de historiadores olímpicos, Boland foi reconhecido como irlandês.

1924: primeira participação da Irlanda nas Olimpíadas

A Irlanda recebeu o reconhecimento formal como nação independente nos Jogos Olímpicos em 1924 e foi nas Olimpíadas de Paris daquele mesmo ano que a Irlanda fez sua primeira aparição como nação independente. Foram 49 atletas participantes.

Vale lembrar que a independência da Irlanda aconteceu oficialmente em 1922.

Primeiras medalhas para a Irlanda foram de arte

The Liffey Swim, quadro de Jack Yeats que rendeu a primeira medalha olímpica para a Irlanda. Imagem: reprodução

Nenhum esportista da Irlanda nas Olimpíadas de Paris conquistou medalhas. Mas artistas, sim. É isso mesmo. Jack Yeats foi premiado com uma medalha de prata olímpica por sua pintura “The Liffey Swim”, na divisão de Artes Olímpicas. Atualmente, o quadro está exposto na National Gallery, em Dublin.

Já Oliver St. John Gogarty foi premiado com uma medalha de bronze por sua “Ode a os Tailteann Games”, na divisão Literatura.

1928: primeira medalha de ouro para a Irlanda

Em sua segunda participação como nação independente nas Olimpíadas, a Irlanda ganhou sua primeira medalha de ouro, nos Jogos de Amsterdã, em 1928. Pat OCallaghan subiu ao pódio como campeão de atletismo, na categoria lançamento de martelo.

Michelle Smith: a mais bem-sucedida atleta olímpica da Irlanda

Michelle Smith ganhou três medalhas de ouro e uma de bronze representando a Irlanda nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996. Foto: Reprodução/RTÉ

Com três medalhas de ouro e uma medalha de bronze em Atlanta, no ano de 1996, Michelle Smith é considerada a mais bem-sucedida atleta da Irlanda nas Olimpíadas.

A nadadora conquistou o ouro nos 400 m livres, 400 m medley individual e 200 m medley individual. O terceiro lugar foi para os 200 m borboleta.

A carreira da nadadora, no entanto, acabou dois anos depois, quando adulterou sua amostra de urina em um exame antidoping.

Medalhistas irlandeses no Rio de Janeiro

Atletas da água conquistaram medalhas representando a Irlanda nas Olimpíadas do Rio, em 2016. Annalize Murphy conquistou o segundo lugar na vela. Já os irmãos Gary e Paul O’Donovan ficaram com a prata na categoria remo.

Quantas medalhas a Irlanda já conquistou nas Olimpíadas?

Das Olimpíadas de Paris, 1924, até os Jogos Olímpicos do Rio, de 2016, a Irlanda soma um total de 31 medalhas olímpicas, sendo 9 de ouro, 10 de prata e 12 de bronze.

Qual foi o melhor ranking da Irlanda nas Olimpíadas?

É preciso diferenciar os melhores momentos de um país na atuação de seus atletas nos Jogos Olímpicos, sendo que a participação é importante quando há um grande número de medalhas, mas também quando se destacam as medalhas de ouro ou a posição no ranking geral.

Dito isso, a Irlanda teve seu melhor ranking nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1932, quando participou com apenas oito atletas, ganhando duas medalhas de ouro, e ficando na 16ª posição entre as melhores nações participantes.

Quais foram os recordes de medalhas da Irlanda nas Olimpíadas?

Em Atlanta, em 1996, houve um recorde no número de medalhas de ouro da Irlanda nas Olimpíadas, com três primeiras colocações.

Outro recorde aconteceu em 2012, nas Olimpíadas de Londres, com um total de seis medalhas ao país (uma ouro, uma prata e quatro bronze).

De quantos Jogos Olímpicos a Irlanda participou?

Desde que a participação da Irlanda nas Olimpíadas foi oficializada, os irlandeses fizeram parte do elenco de atletas de 23 Jogos Olímpicos de Verão, somando 24 se contarmos as Olimpíadas de Tóquio, em 2021.

Quantos atletas da Irlanda participam das Olimpíadas de Tóquio?

A boxeadora Kellie Harrington representa a Irlanda nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foto: Divulgação

A Irlanda participa com mais de uma centena de atletas nas Olimpíadas de Tóquio. Os destaques são Fintan McCarthy & Paul O’Donovan (remo), Kellie Harrington (boxe), Jack Wooley (taekwondo) e Annalise Murphy (vela).

Em quais categorias a Irlanda participa nas Olimpíadas de Tóquio?

São 19 categorias nas quais atletas representam a Irlanda nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Os destaques estão para o boxe, ciclismo, atletismo, além de natação, golf, hipismo e remo, com muitos atletas irlandeses participantes.

Outras são badminton, canoagem, saltos ornamentais, ginástica, judô, pentatlo moderno individual, rugby, vela, taekwondo  e triathlon.

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar