Todas as vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca, programadas para serem aplicadas nesta terça-feira, 13 de abril, na Irlanda, foram pausadas.
A decisão foi tomada após o National Immunisation Advisory Committee (Comitê Consultivo Nacional de Imunização — NIAC) ter recomendado a restrição da vacina para maiores de 60 anos por problemas de coagulação sanguínea identificados em pacientes que receberam a dose.
A recomendação também vale para pessoas com condições médicas com risco muito alto ou doença.
Milhares de vacinas estavam programadas para serem aplicadas, mas horários deverão ser reagendados.
Segundo o comitê, embora a coagulação sanguínea seja uma condição extremamente rara, “deve-se considerar o fato de que existe um risco muito alto de morte”.
Mesmo com recomendação para não uso em pessoas com mais de 60 anos, AstraZeneca tem mais benefícios do que riscos. Foto: Todsaporn Bunmuen | Dreamstime.com
A decisão sobre a aplicação das vacinas AstraZeneca está sendo discutida por médicos e especialistas na Irlanda. A preocupação é com o atraso na administração das doses e o temor dos irlandeses na hora de se vacinar, querendo, por exemplo, escolher qual tipo de vacina tomar.
Em entrevista à RTÈ, a médica Mary Favier, que integra o National Public Health Emergency Team (NPHET), órgão de saúde pública emergencial da Irlanda, afirmou que os benefícios da vacina AstraZeneca ainda superam os riscos.
“O risco da Covid ainda é maior do que qualquer risco da vacina e a vacinação é muito importante para nos livrar dessas restrições”, disse ela.
Segundo ela disse, a própria Covid tem um alto risco de causar coagulação sanguínea e os pacientes são mais propensos a ter um coágulo sanguíneo em uma longa viagem de avião ou ao tomar pílula anticoncepcional por uma semana.
Leia também: Vacina na Irlanda: como anda o processo de imunização
Dados publicados pelo governo irlandês mostram que, até o último domingo, 11 de abril, 314.216 pessoas foram totalmente vacinadas, ou seja, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e estão imunizadas contra a doença.
A aplicação de primeiras doses somam 749.450 vacinas, totalizando 1,06 milhão de vacinas distribuídas.
Vacinas distribuídas:
Uma novidade promete mudar a experiência de quem ama tomar uma pint ao sol em…
Eles são coloridos, espertos, ágeis e muito, muito fofos. Os puffins, ou papagaios-do-mar, vivem nas…
Belíssimos campos de flores amarelas atraem a atenção de irlandeses e turistas, inclusive brasileiros, durante…
Morar em outro país, seja para estudar ou trabalhar, demanda uma série de situações adversas.…
O uísque irlandês mais antigo já engarrafado foi lançado neste mês de abril e promete…
Quando começamos a falar sobre intercâmbio na Irlanda ou sobre viajar para fora do país, uma das…