Irlanda teme entrada de nova variante da Covid-19 no país

Irlanda teme entrada de nova variante da Covid-19 no país

Rubinho Vitti

7 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O governo irlandês afirmou que está monitorando a nova variante da Covid-19, a B.1.1.529, identificada em países do sul da África e Hong Kong. A OMS (Organização Mundial da Saúde) ainda não designou a nova variante como variante de preocupação.

O ECDC continua monitorando a variante e está ciente da restrição do governo britânico sobre a suspensão de voos de países do sul da África e está em contato com a Irlanda do Norte e autoridades britânicas.

Porém, a Irlanda ainda não definiu se irá também suspender voos como forma de prevenção à variante.

Leia também: Vacina na Irlanda: agência europeia aprova dose para crianças de 5 a 11 anos

Irlanda ainda não decidiu pelo banimento de voos vindos do sul da África. Foto: Prasesh Shiwakoti (Lomash) / Unsplash

Áustria, República Tcheca, Alemanha e Itália já anunciaram o banimento de voos do sul da África, incluindo países como Botswana, Eswatini, Lesotho, Namibia, Zambia e Zimbabwe.

A Bélgica foi o primeiro país a dectar um caso da variante na Europa.

A União Europeia pode tomar a decisão de suspender voos de países sul-africanos para todas as nações do bloco.

A chefe da comissão da UE, Ursula von der Leyen, disse em um post no Twitter que a comissão vai propor que os países do bloco acionem o “emergency brake” para restringir e impedir viagens de países sul-africanos a seus aeroportos.

Leia também: Coronavírus na Irlanda: recorde no número de testes PCR em 24 horas

O Ministro da Saúde, Stephen Donnelly, disse que está profundamente preocupado sobre a variante. Já o vice-primeiro-ministro, Leo Varadkar, afirmou que o governo irlandês está agindo rápido em relação à nova variante.

Varadkar afirmou que o governo está examinando restrições extras sobre vistos, quarentena obrigatória em hotéis e a possibilidade de PCR mesmo para pessoas com ciclo vacinal completo.

Varadkar disse que mesmo não tendo clareza se a variante será categorizada como de preocupação “nós temos que ter certeza que nós não estamos agindo lentamente nesse caso”.

“Como as pessoas sabem, não há voos diretos do sul da África para a Irlanda e já é necessário que as pessoas chegando ao país precisam estar com ciclo vacinal completo ou ter um teste negativo para a Covid-19”, disse.

Foto de capa: CDC on Unsplash

Veja também

Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar