Coronavírus na Irlanda: alta nas internações gera preocupação
2 meses atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Apesar de não haver mais restrições por causa da pandemia do coronavírus na Irlanda, o ministro da saúde irlandês, Stephen Donnelly, afirmou que as pessoas devem continuar usando máscaras em locais fechados e cheios.
Isso porque o número de casos tem crescido no país, além das internações subirem para o maior nível do ano de 2022.
De acordo com relatório de terça-feira, 29 de março, haviam 1.624 pessoas internadas em hospitais da Irlanda tratando da doença. Os casos de internações em UTIs, que até semana passada permaneciam estáveis, tiveram alta, chegando a 54 internações de acordo com último boletim.
A previsão é de que os números superem as 2.000 internações em até dez dias. Isso levaria o país a superar janeiro de 2021, quando o país sofria com uma nova onda da doença e haviam muitas restrições no país.
De acordo com Donnelly, metade dos pacientes hoje internados em UTIs estão lá por causa da Covid-19. Ele também afirma que metade deles não recebeu a dose de reforço da vacina contra a doença.
Número de coronavírus na Irlanda dispara
Gráfico mostra número de internados com Covid-19 na Irlanda
Atualmente, o número de casos de coronavírus na Irlanda é baseado em testes PCR (feitos apenas por uma faixa etária e condições de saúde específicas — veja mais abaixo) e testes antígenos (feitos pela população em geral e enviados online para contabilização do governo irlandês).
Segundo Donnelly, a média diária dos dois resultados somados é cerca de 15 mil novos casos. Porém, ele diz que a realidade pode ser duas ou três vezes mais do que isso. Esse resultado, segundo ele, acontece pelo fato de que 95% dos casos são da variante BA.2 (variante da variante Ômicron), que é mais transmissível.
Apesar disso, ele reafirma que não há necessidade de novas regras serem introduzidas no país. No entanto, segundo reportagem da RTÉ, o Departamento de Emergência do HSE pede a reintrodução de medidas de saúde pública ao governo.
Todos esses números e os atuais podem ser encontrados nos gráficos publicados pelo governo irlandês.
Coronavírus na Irlanda: país está na segunda onda da Ômicron

Vice-primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, afirma que não haverá novas restrições no país. Foto: Divulgação
A Europa e outras partes do mundo estão enfrentando uma segunda onda de infecções pela Ômicron, variante da Covid-19. Países como Índia, China e o Reino Unido estão vendo os números de casos e internações crescerem. A situação do coronavírus na Irlanda não é diferente.
Apesar disso, as autoridades estão descartando novas restrições. Leo Varadkar, vice-primeiro-ministro da Irlanda, afirmou que, “por causa das vacinas, embora o número de casos seja alto, o número de pessoas adoecendo, o número de pessoas hospitalizadas, precisando de tratamento em UTI, e felizmente o número de pessoas morrendo, é muito baixo”.
“Esta é outra onda, mas não prevemos que exigirá a reimposição de restrições”, ressaltou. Apesar disso, Varadkar ressaltou que o governo segue monitorando a situação.
O governo também está considerando iniciar a quarta dose da vacina contra o coronavírus na Irlanda para pessoas vulneráveis e profissionais de saúde.
Quais são as regras de isolamento em caso de suspeita de coronavírus na Irlanda

Foto: Unsplash
Conforme publicou o governo irlandês, houveram algumas mudanças de isolamento social no caso de infectados, contatos próximos e pessoas sintomáticas.
Pessoas confirmadas com Covid-19
- 13 anos ou mais – uso de máscara e isolamento por sete dias
- 0 a 12 anos – uso de máscara e isolamento por 10 dias
Pessoas com sintomas de Covid-19
- Pessoas com 55 anos ou mais (sem dose extra da vacina), grávidas ou pessoas com risco de saúde, imunocomprometidos devem se auto isolar e fazer o teste PCR, seguindo as orientações conforme o resultado. O mesmo vale para aqueles que vivem com uma pessoa imunocomprometida ou presta assistência a ela.
- Todos os outros não precisam fazer o teste, mesmo com sintomas, mas devem se isolar em até 48 horas depois do fim dos sintomas.
Contatos próximos
- Pessoas com contato próximo a contaminados pela Covid-19 não precisam fazer testes se não tiverem sintomas. Se houver algum sintoma, deve se isolar e seguir a regra acima descrita.
- Pessoas que trabalham na área de saúde e vivem com alguém que foi diagnosticado com Covid-19 deve fazer testes antígenos a não ser que esteja recuperado da doença nos últimos três meses.
Coronavírus na Irlanda: como reportar testes antígenos positivos online

Testes antígenos podem ser solicitados no site do HSE e quando positivados devem ser reportados em portal do serviço. Foto: Medakit Ltd on Unsplash
O HSE (Health Service Executive) — serviço de saúde pública irlandês – desenvolveu um portal exclusivo para que as pessoas reportem testes antígenos que tiveram resultado positivo para coronavírus na Irlanda.
O portal visa otimizar os dados de pessoas positivadas para o vírus sem a necessidade de fazer um teste PCR.
Para reportar o teste é preciso fornecer seus dados como nome completo, data de nascimento, número de telefone, PPS, data do teste, motivo pelo que fez, etc.
Além disso, será necessário enviar o número de telefone e data de nascimento (ou idade aproximada) de pessoas com quem esteve recentemente em contato próximo. Eles serão contactados e informados sobre os procedimentos para também realizar testes.
“Este serviço é anônimo. Não compartilharemos seu nome ou número de telefone com seus contatos próximos”, diz o site.
Como solicitar testes gratuitos do governo

Pessoas com certa idade ou condição de saúde específica podem solicitar teste PCR para detectar coronavírus na Irlanda. Foto: Mufid Majnun / Unsplash
O governo irlandês restringiu a testagem de PCR e a distribuição gratuita de testes antígenos.
Você não precisa de um teste (antígeno ou PCR) se você estiver nas seguintes condições:
- menor de 55 anos de idade, saudável, com sintomas de Covid-19
- 55 anos ou mais, saudável, com vacina em dia (dose de reforço) e com sintomas de Covid-19
Quem pode solicitar testes de antígeno
Se você é um profissional de saúde e é um contato próximo de alguém que contraiu a Covid-19, pode fazer testes de antígeno se:
- não tem sintomas de COVID-19
- não teve COVID-19 nos últimos 3 meses
Se você é um profissional de saúde e tem sintomas de Covid-19, deve fazer um teste de PCR.
Você também pode fazer testes de antígeno se tiver sintomas e precisar fazer uma solicitação de assistência social se estiver ausente do trabalho por causa do Covid-19.
Quem pode agendar um teste PCR
Você só pode agendar um teste de PCR se tiver sintomas de COVID-19.
Você pode fazer um teste de PCR se tiver sintomas e:
- tem 55 anos de idade ou mais e não recebeu uma dose de reforço da vacina COVID-19
- tem uma condição médica de alto risco
- tem um sistema imunológico fraco (imunocomprometido)
- vive na mesma casa que uma pessoa imunocomprometida
- fornece apoio ou cuidados a uma pessoa imunocomprometida
- grávidas
- profissional de saúde
Saiba mais informações sobre testes do governo da Irlanda para coronavírus no site oficial do HSE.
Leia também: Vacina na Irlanda: tudo o que você precisa saber
Histórico do coronavírus na Irlanda

Primeiros casos do coronavírus na Irlanda foram registrados entre fevereiro e março. Foto: Free To Use Sounds/Unsplash
A notícia do primeiro caso de uma pessoa contaminada com a Covid-19 na Irlanda completou um ano. O caso foi notificado na manhã do dia 29 de fevereiro de 2020, no leste do país, um dia após a Irlanda do Norte confirmar uma infecção. Desde então, a ilha — assim como o resto do mundo — nunca mais foi a mesma e o restante dessa história ainda estamos vivendo.
O primeiro caso na Irlanda foi um homem que foi infectado após ter viajado para o norte da Itália, local muito afetado pela doença no início da pandemia, o que não foi uma surpresa para a Irlanda, que já estava preparada para atender o primeiro infectado.
A case of the coronavirus has been confirmed in the east of Ireland, according to the Health Protection Surveillance Centrehttps://t.co/OxF65RqhDu
— RTÉ News (@rtenews) February 29, 2020
Até aquele momento, haviam 83.000 casos da Covid-19 confirmados em mais de 50 países em todo o mundo, inclusive o Brasil, que também tinha apenas um caso confirmado até então. Hoje, um ano depois, são 114 milhões de casos e 2,5 milhões de mortes. Na Irlanda, em um ano, foram registradas 219.592 casos da doença e 4.319 mortes.
Após 29 de fevereiro, a doença foi se espalhando rapidamente e o país começou a tomar atitudes para contê-la, como o cancelamento do St. Patrick’s Festival.
Em 11 de março, a Irlanda estava com 43 casos confirmados e confirmava a primeira morte por Covid-19 no país. No mesmo dia, a OMS confirmou que o novo coronavírus se tornara uma pandemia.
No dia seguinte à morte, a Irlanda fechou as escolas e no dia 16 foram os pubs e casas de show e baladas que foram fechados.
Automaticamente, 140 mil pessoas ficaram sem emprego na Irlanda, mas o governo conseguiu, de forma rápida, criar um auxílio emergencial que abrangia, até mesmo, os estudantes que trabalhavam antes da pandemia.
Outras restrições começaram a aparecer na Irlanda até que o lockdown foi anunciado em 27 de março, quando pessoas deveriam ficar em casa, estando autorizadas a sair apenas para “um número limitado de razões”. Um ano depois, e o país está de volta ao nível mais restrito de lockdown.
Você pode acompanhar toda a linha do tempo da Covid-19 na Irlanda em nossa retrospectiva 2020 e retrospectiva 2021.
***
Foto: Fusion Medical Animation/Unsplash
Encontrou algum erro ou ainda tem alguma dúvida? Escreva para nós: [email protected]
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Notícias
Governo irlandês divulga regras de permissão para estrangeiros após fim da extensão
O governo irlandês publicou algumas regras para que estrangeiros que...
1 dia atrás
-
Destaques
Brasileira que buscava cão perdido na Irlanda descobre que ele foi morto por fazendeiro
Desespero e agonia. Assim foram os últimos cinco meses de Mariana Caran Rossi,...
1 dia atrás