O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

Edu Giansante

6 meses atrás

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O IRP é a sigla para “Irish Residence Permit”, que em português significa “Permissão de Residência Irlandesa”.

Este é um documento muito importante e necessário para estrangeiros que se mudam para viver na Irlanda, seja para estudar ou trabalhar.

O IRP é emitido pelo governo da Irlanda e substituiu o antigo GNIB (Garda National Immigration Bureau) e contém informações como o nome do titular, foto, data de nascimento, data de validade, tipo de permissão de residência e outras informações relevantes.

Vamos entender melhor como funciona o IRP (Irish Residence Permit).

Como e por que fazer o Irish Residence Permit — IRP?

O IRP substitui o antigo GNIB e é o documento que demonstra sua presença legal na Irlanda. Crédito: Rubinho Vitti

Assim que você desembarca na Irlanda, ao passar pela imigração, receberá um visto provisório para providenciar a documentação necessária e receber o visto irlandês, seja ele de estudante ou de outras categorias.

Uma vez com a documentação em mãos, basta agendar online ou se dirigir ao escritório da imigração da sua cidade para a solicitação de vistos.

Leia também: Imigração na Irlanda: o que vão te perguntar no aeroporto?

O que é necessário para tirar o IRP como estudante na Irlanda?

Para um estudante de idioma matriculado em um curso de 25 semanas (que dá direito a permanecer no país por 8 meses), o intercambista deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Passaporte válido
  • Carta da Escola (curso fulltime, em horário diurno — entre 9h e 17h — e duração semanal mínima de 15h)
  • Comprovação financeira (atualmente, 4,5 mil euros para estudantes de inglês e 10 mil euros para estudantes universitários)
  • Comprovação do Seguro Saúde Governamental e Seguro Viagem
  • Taxa de cadastro de 300 euros (valor deve ser pago por meio de cartão de débito / crédito no ato da emissão do IRP)

Atenção: o valor da comprovação financeira fica em posse do intercambista e deve ser usado para os gastos emergenciais nas primeiras semanas até haver estabilidade de trabalho, moradia, etc. O valor pode mudar sem aviso prévio, consulte o site da Imigração da Irlanda antes de viajar.

Para morar no exterior, uma dica essencial é fazer a tradução do diploma e histórico escolar, além de outros documentos importantes!

Agendamento na imigração

Escritório Burgh Quay Registration Office Immigration, em Dublin. Foto: Asylum Archive

Para intercambistas que vão residir em cidades do condado de Dublin, incluindo a capital da Irlanda, ou cidades dos condados de Meath, Kildare e Wicklow, o agendamento de horário para a emissão do IRP pela primeira vez é obrigatoriamente feito por telefone: 1800 800 630.

Uma vez realizado o agendamento, é só se dirigir ao endereço do no escritório de imigração, Burgh Quay Registration Office Immigration (Address: 13/14 Burgh Quay, Dublin, D02 XK70), com 15 minutos de antecedência.

É neste momento que o estudante apresenta todas as documentações acima listadas e paga a taxa da permissão de residência.

Outras cidades

Para outras cidades, você deve se informar sobre onde fica o escritório da imigração e verificar como funciona o agendamento. Cada local pode funcionar de formas diferentes.

Você pode encontrar os telefones do escritório da Garda mais próximo pelo site.

Tenha tudo em mãos

Todo estudante não europeu, que pretende permanecer no país para um período de estudos superior a 90 dias, terá um tempo limitado, desde a chegada no país, para solicitar o visto de estudante Stamp 2. Por isso é importante agilizar a documentação necessária assim que você pisar em solo verde.

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O que acontece na imigração?

No momento de registro do IRP no setor de imimgração da cidade escolhida para residir na Irlanda, o intercambista será chamado pelo atendente que, de trás da cabine, fará perguntas sobre o motivo da sua solicitação e se você porta todos os seus documentos. Mas não há razão para pânico se tudo estiver em ordem.

Após analisados todos os papéis, quando somos aprovados, é hora de passar o cartão do banco para pagar os 300 euros, valor do IRP com as informações do seu visto. É importante lembrar que o pagamento na Imigração só é aceito no cartão de débito.

Depois disso, é hora de sorrir para a foto, passar pelas impressões digitais e sair para comemorar. Dentro de um prazo de mais ou menos dez dias, o cartão estará pronto para ser coletado. O atendente lhe dirá a data exata.

Abaixo, a lista dos principais escritórios da imigração.

Para ter acesso à lista completa, acesse: Registration Offices

Imigração em Dublin

  • 13-14 Burgh Quay
    Dublin 2

Imigração em Cork City

  • Anglesea Street Garda Station
    Anglesea Street
    Cork City
    T12 K244
    Tel: +353 (0)21 452 2000

Imigração em Galway City

  • Galway Garda Station
    Mill Street
    Galway City
    H91 FX61
    Tel: +353 (0)91 538000

Imigração em Limerick City

  • Henry Street Garda Station
    Henry Street
    Limerick City
    V94 VY64
    Tel: +353 (0)61 212400

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Edu Giansante, Fundador e CEO do edublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

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