Leap Year: a tradição do ano bissexto na Irlanda

Leap Year: a tradição do ano bissexto na Irlanda

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você sabia que 2024 é um ano bissexto? Em inglês, ele é chamado de “Leap Year”. Isso significa que fevereiro tem um dia a mais, 29 de fevereiro, o chamado “Leap Day”.

Porém, se você está na Irlanda, a data é mais significativa com uma tradição peculiar que envolve pedidos de casamento.

O dia 29 de fevereiro, o “Leap Day”, é conhecido por ser o dia em que as mulheres pedem seus parceiros em casamento.

Claro que nos dias de hoje as mulheres têm a liberdade de pedir a mão de seus parceiros (ou parceiras) em qualquer dia do ano que ela desejar. Mas, tradicionalmente na Irlanda, esse direito era reservado especificamente para o ano bissexto.

A parte engraçada da tradição é que não é tão simples para o pretendente dizer não!

Como assim? A gente explica! Se o pretendente recusar, ele terá que pagar uma multa justa à mulher.

É claro, tudo não passa de uma brincadeira nos dias de hoje, mas as raízes, dizem, são mais antigas.

Então vamos saber mais sobre o “Leap Year” e a tradição do ano bissexto na Irlanda.

Origem do “Leap Year”: tradição do ano bissexto na Irlanda

São Patrício estaria envolvido na lenda do Leap Year, ano bissexto na Irlanda

A origem dessa tradição remonta ao século V, quando a freira irlandesa Santa Brígida (St. Brigid de Kildare) teria reclamado para São Patrício (St. Patrick) sobre a demora dos homens em pedirem suas namoradas em casamento.

Em resposta, o padroeiro da Irlanda decretou que, no dia 29 de fevereiro, as mulheres teriam o direito de fazer os pedidos.

Naquela época, era incomum que as mulheres tomassem tal iniciativa, e a tradição acabou chamando a atenção até mesmo na Escócia.

Mas o que acontece se o pretendente recusar o pedido?

Leia também: Quem foi santa Brígida: padroeira da Irlanda é celebrada com feriado em fevereiro

Recusar o casamento de uma mulher no ano bissexto resulta em multa

Se recusar um pedido de casamento no dia 29 de fevereiro, é multa na certa!

A tradição impõe uma multa para quem recusar o pedido de casamento de uma mulher no dia 29 de fevereiro de um ano bissexto na Irlanda.

O preço? Um vestido de seda!

A tradição vai um pouco além. Segundo a lenda, Santa Brígida teria aproveitado o fatídico dia para pedir São Patrício em casamento. Claro que, teoricamente, eles eram religiosos e não poderiam se casar.

Por isso mesmo, São Patrício recusou o pedido, mas presenteou Brígida com um belo vestido de seda para amenizar a situação.

Então, se você está na Irlanda e não tem planos de se casar, é melhor ficar atento ao dia 29/02. Periga você sair às ruas e precisar casar – ou presentear uma donzela com um vestido de seda.

Apesar de alguns historiadores contestarem a autenticidade dessa tradição, muitos irlandeses ainda a levam a sério, utilizando-a como uma forma divertida de pressionar seus parceiros a deixarem de enrolar e casar de vez.

Para estudar ou trabalhar no exterior, uma dica essencial é fazer a tradução do diploma e histórico escolar, além de outros documentos importantes! Precisa de uma tradução? Faça ela online por aqui!

Filme narra tradição do ano bissexto na Irlanda

Um filme narra de forma divertida a tradição irlandesa. “Leap Year”, em português Casa Comigo?, de 2010, é estrelado por Ammy Addams e Matthew Goode.

Na história, Anna Brady planeja viajar para Dublin, na Irlanda, para propor casamento ao namorado Jeremy no dia 29 de fevereiro, justamente por causa da tradição irlandesa.

O longa, no entanto, não foi muito bem recebido pelos irlandeses por causa dos estereótipos e pelo sotaque irlandês forçado dos atores.

Apesar disso, muitas locações do filme, como Glendalough, Rock of Dunamase, Inishmore e Stephen’s Green Park são conhecidos hoje por também serem locais para pedidos de casamento.

Em meio a controvérsias, a tradição do pedido de casamento em anos bissextos continua a ser uma parte curiosa da cultura irlandesa, misturando história, romance e, é claro, um toque de humor.

Próximos passos para o seu intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

É possível fazer intercâmbio com criança na Irlanda?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email