Mais da metade dos imóveis alugados inspecionados na Irlanda em 2023 não atenderam, de imediato, aos padrões mínimos exigidos por lei.
Segundo dados recém-divulgados pelo Department of Housing, 37.800 das 62.085 propriedades inspecionadas por autoridades locais falharam nos critérios legais, o que corresponde a aproximadamente 60% do total.
A RTÉ publicou uma reportagem onde detalha o problema.
Segundo a pesquisa, foram encontrados 37.800 com falhas durante as inspeções feitas em 2023. Foto: Envato
As inspeções são realizadas com base nas exigências da Housing Regulations Act 2019, que estabelece padrões mínimos para aquecimento, ventilação, iluminação natural, segurança contra incêndio, instalações elétricas e sanitárias.
Entre os locais com maior número de imóveis em desconformidade estão:
Apesar do cenário preocupante, 2023 registrou o maior número de inspeções já realizadas, com mais de 80 mil vistorias em 62 mil propriedades — muitas visitadas mais de uma vez.
Para efeito de comparação:
O ministro da Habitação, James Browne, reconheceu os problemas e reforçou a importância de garantir que todos os imóveis ofereçam condições adequadas, segundo informou a RTÉ.
“Coisas básicas como aquecimento, ventilação e segurança contra incêndios não podem ser negligenciadas. É o mínimo que todo inquilino tem direito de esperar de qualquer locador”, disse.
Leia também: Direitos de quem paga aluguel na Irlanda: saiba como funcionam as regras
Embora o Residential Tenancies Board (RTB) registre cerca de 240.964 contratos ativos, existem muitos imóveis alugados que não estão formalmente registrados.
Quem faz essa denúncia é o deputado Eoin Ó Broin, do Sinn Féin, partido de oposição, que criticou os números, segundo a RTÉ, e a baixa cobertura das inspeções em relação ao número total de contratos de aluguel registrados.
Segundo ele, “não só 60% das propriedades inspecionadas não atendem aos padrões mínimos exigidos, como o nível de fiscalização ainda é muito baixo”.
Ele propôs que o governo torne obrigatória a inspeção e certificação anual de 25% de todos os aluguéis privados, além de exigir que os anunciantes de imóveis para alugar exibam certificados de conformidade.
Leia também: Cuidados ao alugar e dividir casa com os proprietários na Irlanda
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Em meio à crise de acomodação que existe na Irlanda, muitas pessoas têm dúvidas em…
A Retail Excellence Ireland (REI), principal associação do setor varejista da Irlanda, fez um apelo…
Uma das opções de aluguel de acomodação na Irlanda é dividir a residência com o…
O Star Wars Day é celebrado mundialmente em 4 de maio graças ao famoso trocadilho:…
O artista Joe, conhecido pelo perfil @bricktingsmon, vem conquistando admiradores na Irlanda e no mundo…
Uma novidade promete mudar a experiência de quem ama tomar uma pint ao sol em…