Menos motivação e mais inspiração

Por Lilian Sousa – O Dom de Ser Livre

Há pouco tempo estava em um dos maiores eventos de desenvolvimento pessoal e empreendedorismo da Irlanda, cercada por grandes empreendedores e CEO’s de Dublin, quando ouvi esta frase: “Motivação não te levará muito longe”.

Fiquei surpresa, pois acreditava que as pessoas motivadas eram mais felizes e realizadoras, mas aprendi com Jack Canfield algo que fará grande diferença para o meu intercâmbio e para os clientes que cruzarão o meu caminho: “Menos motivação – e mais inspiração!”.

Continua após a publicidade

Sabe qual é a grande diferença? Motivação é um sentimento relacionado à conquista e realizações de fora para dentro (fatores externos). Já a INSPIRAÇÃO é um sentimento que se conecta à sua essência e fatores internos.

Aprendi que é a inspiração que irá te impulsionar a sair da cama e entrar em ação para realizar um sonho e persistir em meio às dificuldades, para ter o sentimento do “Eu consegui”.  Quer um exemplo prático? Quando você estava planejando o seu intercâmbio, trabalhar algumas horas a mais, ter um segundo emprego ou qualquer outra forma de conquistar uma renda extra (dinheiro) eram fatos motivadores, que alimentavam a sua inspiração de morar no exterior e viver a experiência do intercâmbio.

Vale fazer esta análise! Afinal, você está inspirando seus sonhos? Foto: Shutterstock

Pela minha experiência, após ter trabalhado com dezenas de pessoas e entrevistado mais de 560 brasileiros que moram ou já moraram no exterior ao redor do mundo, apenas a motivação não será suficiente para lidar com os momentos de desafio que virão durante o seu intercâmbio. As suas prioridades irão mudar e dinheiro, status ou sucesso, tendem a perder espaço para outros valores como liberdade e qualidade de vida.

Quando estamos planejando um intercâmbio, sempre criamos muita expectativa e quando as coisas não saem como o planejado, tendemos a perceber uma queda na autoestima, autoconfiança e um desânimo que nos leva a questionar sobre a nossa decisão. Não caia nessa armadilha!

Então, minha dica de hoje é: Quais são os seus fatores de inspiração que te levarão a persistir diante dos desafios? Qual o sentimento que irá te dar suporte para você não ter medo de falar o idioma errado, ou que te ajudará a estar disposto a acordar cedo e a enfrentar o frio e a chuva para ir ao trabalho? Com certeza o dinheiro para fazer uma viagem para um destino que sempre sonhamos poderá ser um fator motivador, mas a inspiração de ser livre e de explorar o mundo te levará ainda além quando faltarem motivadores imediatos.

Conecte-se com o “Porque” das coisas, tenha uma fé inabalável em você e entre em AÇÃO! Abraço.

Sobre a autora:
Lilian Sousa é uma psicóloga e coach, sempre em busca de novos desafios. Em 2015, trocou a carreira de executiva no Brasil para realizar o seu sonho de conhecer pessoas, descobrir novos destinos ao redor do mundo e explorar o seu Dom de Ser Livre. Atualmente, atua como empreendedora e ajuda brasileiros expatriados a se autoconhecerem e se transformarem na sua melhor versão.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Lilian, acesse O Dom de Ser Livre.

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Colaborador edublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Posts Relacionados

84% dos moradores da Irlanda estão preocupados com a crise do custo de vida, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Ipsos B&A para a Comissão Irlandesa de Direitos Humanos e Igualdade…

16 de setembro de 2025

Como tirar carta de motorista na Irlanda?

Motoristas estrangeiros de fora da União Europeia tem um “atalho” na hora de tirar carta…

16 de setembro de 2025

Qual a melhor época para visitar a Europa?

Quem não quer visitar a Europa, pelo menos, uma vez na vida? O Velho Continente…

16 de setembro de 2025

Prefeitura de Dublin deve instalar 300 abrigos comunitários para manter bicicletas mais seguras

O Dublin City Council anunciou a instalação de cerca de 300 abrigos para bicicletas —…

15 de setembro de 2025

É preciso tomar vacinas para viajar à Irlanda?

Será que é preciso vacinas para viajar à Irlanda? Bom, quando um intercâmbio é planejado,…

14 de setembro de 2025

Como conseguir trabalho no exterior para maiores de 50 anos?

A busca por emprego é, em geral, um grande desafio para os brasileiros. Se, para…

14 de setembro de 2025