Morar no Uruguai: dicas, vistos e melhores cidades para viver

Morar no Uruguai: dicas, vistos e melhores cidades para viver

Ana Carolina Brunelli

1 semana atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Quando o assunto é a busca pela qualidade de vida na América do Sul, a escolha de morar no Uruguai vem à mente de muitos brasileiros. Afinal, o país não deixa a desejar.

O Uruguai é um dos economicamente mais desenvolvidos da América do Sul e vem despertando em muitos de seus vizinhos o desejo de fazer as malas e se mudar para lá.

E graças ao acordo entre Brasil e Uruguai, que entrou em vigor em 2017, o país não exige mais visto de brasileiros para entrar no país, sabia? Ou seja, para morar no Uruguai existe um processo muito menos burocrático do que em outros sul-americanos.

Vamos explicar direitinho, neste artigo, como fazer esse processo.

Como solicitar residência para morar no Uruguai?

Brasileiros podem ficar 90 dias no Uruguai sem visto e aplicar para residência. Foto: Pedro Slinger / Unsplash

Brasileiros podem embarcar e permanecer até 90 dias como turista no Uruguai e, após esse período, é necessário realizar a solicitação de Residência Permanente no Uruguai para o Ministério de Relaciones Exteriores, o órgão responsável pelo trâmite.

Como os processos estão sempre sendo atualizados, o mais indicado é consultar o site da Embaixada do Uruguai no Brasil ou o Consulado Uruguaio mais próximo de sua residência para verificar o que será exigido na hora de solicitar a residência permanente.

Clique aqui e saiba mais sobre o que é requisitado.

Uma vez com a autorização de residência permanente em mãos, é possível tirar a certidão de nascimento uruguaia e, até mesmo, a cédula de identidade nacional.

Passada toda a burocracia, é hora de escolher qual vai ser o destino final.

Para ajudar a tomar essa difícil decisão, confira três cidades incríveis para viver a experiência de morar no Uruguai.

Quer economizar em suas viagens no exterior? Abra agora sua conta digital internacional gratuita e sem taxas na Nomad e economize no IOF em suas compras e transações!

Melhores cidades para morar no Uruguai

Capital Montevidéu é uma das principais cidades para quem quer morar no Uruguai. Foto: Alex Teixeira / Unsplash

Veja quais são as três cidades mais indicadas para quem deseja morar no Uruguai e ter uma excelente qualidade de vida.

Montevidéu

Montevidéu é a capital do Uruguai e a maior cidade do país, com mais de 1 milhão de habitantes. Mas não se assuste! Montevidéu não é uma cidade tão grande assim. Prova disso é que é possível andar por vários bairros sem nem perceber a distância. Além disso, a capital do Uruguai é completamente plana e tem largas e belas avenidas. Ou seja, andar a pé por lá não é nenhum sacrifício.

Sem contar que morar no Uruguai, especialmente em Montevidéu, é poder viver em lugares onde antigas construções se misturam com belas paisagens litorâneas. Isso mesmo, tem praia lá! E mesmo sendo congelante no inverno, durante outras épocas do ano é possível curtir o mar e apreciar o sol se pôr na orla.

Brasileiros que escolhem se mudar para Montevidéu certamente se deparam com boas oportunidades profissionais (principalmente quem já é fluente no espanhol) e se encantam com o ritmo tranquilo da maior cidade do país.

Compare aqui os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.

Punta del Este

Punta del Este é considerado o balneário mais glamouroso da América do Sul, principalmente durante o verão. Com aproximadamente 12 mil habitantes, é considerada uma das melhores cidades para se morar no Uruguai.

Famosa pelos incríveis hotéis, gastronomia, pelo Casino Conrad e suas espetaculares praias, Punta tem um clima bem parecido com Montevidéu. E apesar de ser uma cidade bem menor, seu custo de vida é um pouco maior quando comparado à capital, já que é um destino muito turístico.

A cidade tem um ritmo bem agitado e, às vezes, até transmite aquela sensação boa de férias, sabe? E não dá para negar que a qualidade de vida lá é excelente. É o local certo para quem valoriza caminhadas ao ar livre e ama apreciar o mar.

Colonia del Sacramento

Cidadezinha pequena, tranquila e cheia de história. Assim é Colonia del Sacramento, a cidade que em 1955 recebeu o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela Unesco e hoje conta com aproximadamente 27 mil habitantes.

Andar pelas ruas de Colonia é como voltar no tempo. Ruas antigas, de pedra, com arquitetura única e impressionante. Ou seja, o lugar perfeito para quem deseja morar no Uruguai e viver em um lugarzinho extremamente tranquilo.

E mesmo sendo uma cidade muito turística, ainda assim sua tranquilidade se mantém presente. Em relação às temperaturas, Colonia del Sacramento tem um clima semelhante a Montevidéu e Punta del Este, quente no verão, e bem gelado no inverno.

Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!

5 vantagens de morar no Uruguai

Segurança, cultura e tranquilidade estão na lista de vantagens de morar no Uruguai. Foto: Jared Schwitzke / Unsplash

Segurança

É claro que coisas ruins acontecem em qualquer lugar! Porém, quando comparado a outros países da América do Sul, o Uruguai se destaca, sim, como um país bastante seguro.

Estilo de vida

O estilo de vida uruguaio é bem relax! Isso quer dizer que é completamente normal os estabelecimentos não abrirem aos domingos e que é muito comum se reunir no parque com a família e amigos só para descansar.

O ritmo é mesmo bem calmo, e as pessoas valorizam os momentos simples da vida como apreciar um pôr do sol, caminhar na praia e provar uma boa comida. Ou seja, para quem deseja desacelerar e ter uma rotina mais tranquila, morar no Uruguai é a escolha certa.

Facilite suas compras e não pague taxas de transferência na Europa, cadastre-se no banco virtual Revolut

Tranquilidade

Ritmo de vida ameno é opção para quem quer morar no Uruguai. Foto: Alfonso Rodríguez / Unsplash

Mais um ponto para o ritmo tranquilo do Uruguai. Não há como não ressaltar que até mesmo as cidades grandes têm ritmo e atmosfera de cidades pequenas. É assim na maioria do país, inclusive na capital. Além disso, em quase todos os lugares, o transporte público funciona bem, não há muito trânsito e é possível fazer muita coisa andando.

Saúde

O sistema de saúde pública no Uruguai não deixa a desejar. Existe uma série de hospitais e clínicas com excelentes profissionais e que podem ser utilizados gratuitamente pela população.

Educação gratuita

Pagar escola e faculdade é uma preocupação que você não precisará ter se decidir estudar e morar no Uruguai. Para se ter uma ideia, a melhor universidade do país, UDELAR, é gratuita e não tem nem vestibular para ingressar.

Isso porque o governo acredita que a educação é um direito de todos. É claro que há instituições particulares, porém, no Uruguai qualquer um pode estudar sem pagar nada por isso.

Cultura

A proximidade cultural entre o Brasil e Uruguai é grande, principalmente quando se trata de churrasco e futebol. Isso é bom, pois decidir ir embora do seu país de origem não quer dizer que a saudade não vai apertar, porque vai sim. Mas nesses momentos, essa proximidade cultural ajudará a confortar.

Agora, se morar no Uruguai é mesmo o que você mais quer, então não pense duas vezes! O país certamente tem muitas coisas boas para oferecer e essa é mais uma oportunidade de se jogar em novas experiências pela América do Sul.

Próximos passos para sua viagem

Você pode dar o próximo passo do seu planejamento de intercâmbio pelo mundo agora mesmo. Encontre diversas dicas no nosso guia especial para vários países do mundo.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Veja também

Melhores destinos de intercâmbio


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email