Governo irlandês anuncia novas regras de aluguel e grupos de oposição reagem com críticas e protesto
6 dias atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
O Governo irlandês anunciou oficialmente as reformas no setor de aluguéis do país, afirmando que isso estimulará novas habitações e protegerá os inquilinos
No entanto, o anúncio, ocorrido nesta terça-feira, 10 de junho, gerou reação de partidos da oposição, que criticaram duramente as medidas, dizendo que elas vão prejudicar os inquilinos e fomentar ainda mais o aumento no valor do aluguel.

Mudança nas regras foram anunciadas pelo governo irlandês na terça-feira, 10 de junho. Foto: Envato
Principais pontos da reforma:
- Aumentos de aluguel para contratos existentes em todo o país serão limitados à inflação, com um teto de 2%.
- Aluguéis para novos apartamentos iniciados a partir de 10 de junho de 2025 (data da decisão do governo) poderão ser definidos a preços de mercado
- Nesse caso, poderão reajustar aluguéis com base na inflação, mesmo acima dos 2%, como forma de incentivar novas construções
- Os proprietários só poderão redefinir o aluguel para o valor de mercado entre tenências (quando um inquilino sai e outro entra), mas não após um despejo “sem justa causa”.
- A partir de 1º de março de 2026, grandes proprietários (com quatro ou mais imóveis) não poderão despejar inquilinos sem justa causa.
- Proprietários menores poderão despejar o inquilino após um período de seis anos. O proprietário poderá encerrar o contrato em casos como dificuldades pessoais, uso do imóvel por um familiar ou venda/renovação do imóvel.
- A reposição do valor de mercado será permitida ao fim de cada contrato de seis anos, desde que não envolva despejo sem motivo.
Leia também: Aluguel na Irlanda: valor médio supera €2.000 por mês, segundo o Daft.ie
Reações do governo e da oposição
O Ministro da Habitação, James Browne, afirmou que a medida busca atrair novos investimentos para o setor de aluguel, especialmente em apartamentos, aumentando a meta de construção de novas moradias em 50 mil por ano.
O governo pretende apresentar o quanto antes o projeto de lei no parlamento, para que seja aprovado em tempo hábil
Partidos da oposição expressaram forte ceticismo e criticaram duramente o plano.
Mary Lou McDonald, líder do Sinn Féin, alegou que o plano cria uma oportunidade para os proprietários aumentarem os aluguéis e é um “acordo de favor” para fundos de investimento, classificando-o como a “sentença de morte” para as Zonas de Pressão de Aluguel (RPZs).
Ivana Bacik, líder do Labour, criticou a política “vaga e opaca” do governo, questionando as salvaguardas para os inquilinos que poderiam ser despejados.
Grupo de defesa dos locatários, o CATU (Community Action Tenants’ Union Ireland) afirma que as novas regras retiram a proteção dos inquilinos. Eles estão organizando um protesto nacional para acontecer no dia 5 de julho, às 13h, no Garden of Remembrance, em Dublin.
Leia também: Proprietário é condenado a pagar indenização por encerrar contrato de aluguel sob falso pretexto de venda
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Veja também
Acomodação temporária no intercâmbio na Irlanda
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Cultura
Bloomsday: Irlanda celebra Ulisses, obra do escritor James Joyce
Além de renomada no mundo inteiro, a literatura da Irlanda é um orgulho para...
21 horas atrás
-
Clima
Quando é o dia mais longo do ano na Irlanda?
Este sábado, 21 de junho de 2025, vai ser o dia mais longo do ano na...
2 dias atrás