O que cobre um seguro-viagem?

O que cobre um seguro-viagem?

Ana Carolina Brunelli

2 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O que cobre um seguro-viagem? Essa talvez seja a pergunta mais importante a se fazer antes de contratar uma proteção para as suas esperadas férias ou para aquele intercâmbio tão sonhado.

Afinal, é importantíssimo garantir duas coisas: que o seguro-viagem escolhido tem a cobertura exigida pelo seu destino e que ele, de fato, se encaixe nas suas necessidades e ofereça suporte para tudo aquilo que você considera essencial.

Vale lembrar que nem todos os países consideram o seguro-viagem obrigatório. Por isso, é sempre bom verificar essa informação.

No entanto, mesmo quando não é obrigatório, ainda assim é recomendado contratar a proteção, já que imprevistos podem acontecer em qualquer lugar do mundo, né?!

Leia também: Seguro-viagem: o que é, como funciona, planos e preços

O que um seguro-viagem cobre?

Para saber o que o seguro-viagem cobre, é preciso conferir as apólices de cada seguradora. Foto: Gabrielle Henderson on Unsplash

Nem todos os seguros oferecem todas as coberturas abaixo, certo? A cobertura depende muito do plano escolhido, do valor, entre outros fatores. No entanto, abaixo você consegue ter uma ideia das inúmeras possibilidades de cobertura que um seguro-viagem pode oferecer.

Despesas médicas hospitalares

A famosa sigla “DMH” significa despesas médicas hospitalares. Essa é uma das coberturas incluídas em praticamente todo seguro-viagem e está diretamente relacionada aos gastos com hospitais. Além disso, é o que mais interfere no valor da proteção e é uma das mais buscadas pelos viajantes. No caso de alguns países da União Europeia, por exemplo, o valor mínimo exigido de DMH é de 30 mil euros.

Extravio de bagagem

Mas o seguro-viagem cobre o extravio de bagagem? Bom, dependendo do plano escolhido, com certeza. Aliás, esse também é um benefício oferecido na maioria dos planos e garante suporte caso a bagagem seja extraviada durante a viagem.

Cobertura médica para prática de esportes

Esse também é um benefício ligado às despesas médicas e geralmente é indicado para quem vai viajar e pretende realizar alguma prática esportiva. A cobertura costuma ser menor que a da DMH e não são todos os planos que oferecem essa opção, viu? Mas se o objetivo é praticar esportes na viagem, é muito importante encontrar um seguro que, de fato, ofereça essa cobertura.

Cobertura médica para gestantes

Cobertura específica para quem está grávida! Não são todos os planos que oferecem esse tipo de benefício e é preciso avaliar atentamente aqueles que oferecem. Isso porque, quando o seguro tem essa cobertura, também coloca algumas regras, por exemplo: só é válido até 32 semanas de gestação (na grande maioria). Outra coisa importante é confirmar se a cobertura, nesse caso, é válida somente para a mulher ou se também é para o bebê.

Cobertura odontológica

Cuidados odontológicos podem estar na lista sobre o que cobre o seguro-viagem. Foto: Jonathan Borba on Unsplash

Quebrar um dente ou sentir uma dor de dente insuportável durante uma viagem são coisas que podem acontecer. Por isso, alguns seguros oferecem a cobertura odontológica, que às vezes está dentro do valor da DMH, e que fornece suporte ao segurado caso tenha algum desses ou outros tipos de problema.

Cobertura farmacêutica

Poucos sabem, mas existe a opção de cobertura farmacêutica, que oferece reembolsos de despesas com remédios. Geralmente, os planos cobrem entre USD 400 e USD 1.200.

Cobertura de fisioterapia

Sim, alguns seguros cobrem, até, fisioterapia. Mas, nesse caso, é preciso entender quais são as regras, pois, na maioria das vezes, não é possível, por exemplo, dar continuidade a um tratamento. Ele é válido somente para emergências durante a viagem.

Regresso sanitário e traslado médico

Esse tipo de cobertura é para o caso de precisar retornar ao seu país devido a um problema de saúde e o valor geralmente é o mesmo da DMH.

Traslado de corpo

Ninguém gosta de falar ou pensar nisso, mas é preciso considerar essa fatalidade na hora de escolher um seguro-viagem. Afinal, caso o viajante venha a falecer durante a viagem, o seguro cobre o traslado.

Regresso de menor desacompanhado

Simples, cobertura que oferece suporte para o regresso de um menor desacompanhado ao país de origem.

Gastos por atraso de voo

Atrasos de voos podem estar na lista sobre o que o seguro-viagem cobre. Foto: Benjamin Wong on Unsplash

Esse benefício, geralmente, é incluído em um plano mais completo e mais caro, que oferece indenização por cada 12 horas de atraso de voos. Nesse caso, tudo é feito por meio de reembolso e, claro, para solicitar o reembolso não poderá exceder o valor coberto pelo plano.

Garantia de regresso do viajante

Essa é uma opção que cobre o retorno de um viajante caso o motivo esteja relacionado à saúde. Os valores para esse benefício variam de acordo com o tipo de plano escolhido.

Assistência na localização da bagagem

Caso sua bagagem seja extraviada durante a viagem, existe essa cobertura de assistência na localização, que ajuda a localizar suas malas. Mas fique atento, na cobertura de extravio de bagagem geralmente já está incluído esse suporte.

Orientação em caso de perda de documentos

Perdeu seus principais documentos durante a viagem e não sabe o que fazer nem aonde ir? É para isso que serve essa cobertura: para oferecer a orientação necessária durante esse tipo de imprevisto.

Transmissão de mensagem urgente

Esse é um tipo de cobertura muito pouco utilizado, ainda mais com a evolução dos meios de comunicação e a facilidade de se comunicar mesmo a longas distâncias. No entanto, caso em algum país exista essa dificuldade, você pode adquirir essa cobertura.

Organização de traslado para consultas

Esse benefício oferece suporte e orientação em relação à logística de deslocamento para hospitais. A orientação é passada normalmente pela central da seguradora e o viajante recebe as instruções de como deve proceder em determinada situação.

Assistência emergencial via aplicativos

Mala quebrada ou extraviada também faz parte da lista de cobertura do seguro-viagem. Foto: American Green Travel on Unsplash

Esse nada mais é que um auxílio que você pode receber por meio do aplicativo da seguradora contratada para saber como lidar com as mais diversas situações e imprevistos.

Assistência jurídica por acidente de trânsito

Essa cobertura é importante para quem vai alugar um carro fora do Brasil, mas nem todos os planos disponibilizam essa opção e o valor varia muito de plano para plano.

Remessa para fianças judiciais para acidentes de trânsito

Você pode contar com a garantia de um valor mínimo para fazer o pagamento de fianças judiciais, caso se envolva em algum acidente de trânsito durante a viagem.

Cancelamento de viagem

Essa cobertura permite cancelar sua viagem caso algum imprevisto ocorra (os tipos de imprevistos considerados costumam ser descritos na cobertura e podem variar de acordo com o plano escolhido e a seguradora).

Danos à bagagem

É válido para danos causados pelas companhias aéreas nas malas. Esse tipo de cobertura não cobre escoriações na mala, está mais ligado aos danos estruturais mesmo.

Seguro de invalidez permanente por acidente

Caso ocorra um acidente durante a viagem e a pessoa se enquadre em uma invalidez permanente, com essa cobertura é possível receber indenização de acordo com a gravidade do acidente e das condições estabelecidas. Geralmente, os planos mais completos e caros oferecem essa opção.

Seguro por morte acidental

É bem parecido com a cobertura em caso de invalidez por acidente. No entanto, alguém da família recebe a indenização no caso de morte por acidente.

Viu só quantas coisas cobre um seguro-viagem? Então, agora é hora de escolher quais dessas coberturas não podem faltar no seu plano e garantir logo uma boa proteção para embarcar com mais segurança, hein?!

Compare seguro-viagem

O que o seguro-viagem cobre: melhor forma de saber é comparando as apólices das seguradoras. Foto: Jermaine Ee on Unsplash

Para saber exatamente o valor, os tipos de planos e as coberturas oferecidas, nada melhor que consultar um comparador online.

Uma dica é entrar no site Seguros Promo, considerado um ótimo comparador online, e pesquisar o valor de um seguro-viagem para a Europa dentro da plataforma. É bem simples: basta fazer uma simulação colocando o período da sua viagem, destino e clicar em “pesquisar”.

Feito isso, o comparador apresenta diferentes tipos de seguro das mais diversas seguradoras. E o melhor é que de um jeito superfácil, em que você consegue visualizar e comparar os valores e os benefícios de cada uma das seguradoras. Ou seja, na plataforma você pode avaliar cuidadosamente os planos e coberturas.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Veja também

Curiosidades sobre a Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email