Preço do gás subirá 30% na Irlanda e UE pede redução no consumo

Preço do gás subirá 30% na Irlanda e UE pede redução no consumo

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Guerra na Ucrânia tem afetado diretamente a distribuição de gás vindo da Rússia a países europeus. Não só o aumento do preço, que tem elevado a taxa inflacionária em toda a Europa, preocupa as autoridades, mas também a possibilidade de um corte mais rígido do gás russo. Na Irlanda, o gás subirá 30% a partir de 1º de agosto (leia mais abaixo).

A Comissão da União Europeia propôs uma meta voluntária para que os países da UE reduzam seu uso de gás em 15% de agosto a março em comparação à média de consumo entre 2016 e 2021. Por enquanto, a ação é apenas voluntária, mas o corte poderá se tornar obrigatório juridicamente se a Rússia cortar o fornecimento de gás para a Europa.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão da UE, afirmou que esse cenário é provável.

“A Rússia está usando o gás como arma. Temos de abordar a nossa segurança energética a nível da UE. Aprendemos com a pandemia que, se agirmos em unidade, podemos enfrentar qualquer crise. Então, vamos agir juntos para reduzir o uso de gás e fornecer uma rede de segurança para todos os países da UE”, disse a jornalistas Ursula (veja vídeo abaixo)

Proposta precisa ser votada pelos estados-membros

A proposta de redução em 15% do consumo de gás precisa da aprovação da maioria dos países da UE para poder valer. A discussão sobre o assunto deve ocorrer na sexta-feira e a votação está prevista para 26 de julho.

A preocupação da UE é poder estocar gás antes do inverno, período onde o uso do combustível para aquecedores é intenso nos países europeus. A ideia também é construir uma reserva de abastecimento.

Leia também: Inflação na Irlanda: taxa em junho chega a 9,6%, maior desde 1983

Preço do gás deve subir 30% na Irlanda em agosto

Eletricidade e gás vão aumentar na Irlanda a partir de 1º de agosto. Foto: Mykola Makhlai on Unsplash

O preço do gás e da eletricidade na Irlanda irão aumentar a partir de 1º de agosto. O gás aumentará 29,2%, enquanto a eletricidade terá aumento de 10,9%.

Isso significa aproximadamente € 312 por ano às contas de gás e cerca de € 165 na eletricidade.

A Electric Ireland já havia aumentado o preço da eletricidade em 22% e do gás em 25% em maio. Outras provedoras como Bord Gáis Energy, Energia e PrePayPowers já anunciaram aumentos similares para este ano.

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar