Preparatório Ielts: o que você precisa saber antes da prova

Preparatório Ielts: o que você precisa saber antes da prova

Ana Carolina Brunelli

3 semanas atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Você já pensou em fazer um preparatório Ielts (International English Language Testing System)? Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber (e fazer) antes de realizar a prova.

Vamos falar sobre o que envolve a preparação para um dos mais temidos exames de proficiência do mundo, que avalia as principais habilidades da língua inglesa, sendo elas: compreensão auditiva (listening), compreensão de texto (reading), escrita (writing) e fluência oral (speaking).

Para conseguir uma boa nota no exame, fazer um preparatório Ielts é necessário, seja com estudos particulares, seja em escolas.

Se você está lendo esse texto e não sabe muito sobre o exame, a primeira dúvida que pode surgir é: por que realizar o Ielts?

Vamos explicar!

Por que realizar a prova do Ielts

Preparatório do Ielts é muito importante para ter sucesso na prova. Foto: Jeswin Thomas / Unsplash

Bom, o Ielts é um exame que avalia se você tem o nível de fluência na língua inglesa exigido para ingressar em um curso acadêmico ou em determinada organização.

Aliás, atualmente, o Ielts é aceito por mais de 11.000 empregadores, universidades, escolas e órgãos de imigração e mais de três milhões de pessoas realizam a prova todos os anos.

Vale lembrar, ainda, que o exame não reprova ninguém, apenas classifica os candidatos por meio de pontos, de acordo com o Common European Framework.

Por esse motivo, antes de realizar sua inscrição, é essencial ter suas metas de pontuação bem definidas, pois esse é o melhor jeito de estudar de acordo com os seus objetivos.

Leia também: Como conseguir uma boa nota no IELTS?

O que é Common European Framework

Common European Framework é o “quadro europeu comum”, considerado um padrão internacional para descrever a habilidade do idioma.

Ele marca as habilidades linguísticas de um indivíduo ao longo de uma escala de seis pontos que varia de A1 (iniciante) a C2 (avançado).

As pontuações do IELTS variam de 0 a 9 e os professores podem mapear as pontuações em relação ao quadro, avaliando, assim, a habilidade de cada candidato no idioma.

Agora vamos aos detalhes sobre como deve ser o preparatório Ielts!

Preparatório Ielts: como fazer?

Cursos preparatórios do Ielts estão disponíveis em escolas de inglês e online. Foto: David Travis / Unsplash

Atualmente, existem inúmeras maneiras de fazer um curso preparatório Ielts. Os principais são: online, em escolas de inglês e em cursos fora do Brasil.

A maioria tem duração de apenas três meses, o que é considerado um curto período para quem deseja alcançar altas pontuações no Ielts.

Afinal, para se preparar para um teste como esse, o ideal mesmo é estudar durante muitos meses ou, até mesmo, anos, treinar muito as habilidades, até realmente se sentir confiante para realizar a prova.

Há também estudantes que optam por passar esse período preparatório para o Ielts sozinhos, sem realizar nenhum curso e sem adquirir um livro específico para praticar os exercícios.

Porém, esse não é o melhor método, pois a prova é realmente desafiadora. Por esse motivo, um curso preparatório Ielts de longa duração pode fazer uma grande diferença nas pontuações.

Como escolher um curso preparatório Ielts?

Melhores cursos preparatórios do Ielts são aqueles que ajudam a organizar o aluno com o tempo para a prova. Foto: Yustinus Tjiuwanda / Unsplash

Antes de escolher um preparatório Ielts, lembre que um bom curso é aquele que oferece informações detalhadas sobre o exame, que realmente faz você colocar suas habilidades em prática e, até, ajuda a organizar melhor o tempo na hora da prova.

Além disso, é fundamental que o curso escolhido realize testes práticos com avaliações reais, já que os professores que ministram esse tipo de curso geralmente têm muita experiência no Ielts, o que pode contribuir tanto para você minimizar erros quanto aumentar as pontuações.

Uma boa estratégia é se preparar para o exame realizando o curso preparatório Ielts da British Council, que oferece opções como vídeos, simulados no computador e cursos online com foco nas quatro habilidades avaliadas no exame — compreensão auditiva, compreensão de texto, escrita e fluência oral.

Leia também: Quais são os tipos de exames de proficiência em inglês

Dicas para o preparatório Ielts

Compreender a estrutura do Ielts é essencial ao se preparar para a prova. Foto: Nguyen Dang Hoang Nhu / Unsplash

Vamos às dicas para o preparatório Ielts!

1- Estude muito todo o material que tiver em mãos!

O Ielts é um exame que exige muita dedicação nos estudos para quem deseja realmente alcançar uma excelente nota.

O lado bom: é possível encontrar facilmente diversos materiais gratuitos de alta qualidade na internet, com atividades interativas, simulados, tutoriais e aplicativos para estudar em literalmente qualquer lugar.

E o melhor: alguns deles podem até ser acessados de forma gratuita.

Além disso, quem se inscrever para o Ielts ganha acesso ao curso de 30 horas, chamado Road to Ielts. Ou seja, só depende de você estar realmente empenhado em pegar todo o material que tem em mãos e estudar muito. Uma ótima plataforma que também oferece preparatório Ielts é a Future Learn.

2- Compreenda a estrutura da prova

Entender realmente como é a estrutura do exame de proficiência Ielts é fundamental para mandar bem no dia oficial da prova.

Caso contrário, o candidato pode cometer pequenos erros por simplesmente não compreender o que cada exercício exige. Além disso, claro, é fundamental ter um nível intermediário ou avançado de inglês.

3- Marque seu tempo nos testes

Para ir bem na prova do Ielts, não basta apenas acertar as respostas, mas é preciso fazer tudo dentro do tempo exigido!

Ou seja, não adianta realizar o teste apenas sabendo diversas questões na ponta da língua. É preciso ligar o cronômetro em casa na hora em que fizer os simulados para, literalmente, cronometrar o tempo.

4- Faça diferentes simulados

Anota aí: é imprescindível fazer inúmeros simulados antes de realizar a prova do Ielts. Eles não apenas ajudam a ter uma noção do que esperar em relação às questões, como permitem avaliar sua performance e se você vem executando os exercícios em um tempo adequado. Alguns simulados podem ser acessados aqui.

E em relação ao desempenho na prova, saiba que são necessários 8 pontos e, se você conseguiu apenas 6, por exemplo, ainda está bem longe da sua meta. É difícil acreditar, mas esses dois pontos são suficientes para exigir de você mais meses de estudos e de cursos preparatórios para o Ielts.

5- O inglês precisa fazer parte do seu dia a dia

Não adianta só treinar o inglês nos exercícios e simulados. Apesar de isso ajudar muito, ainda assim não será suficiente. O idioma precisa, de fato, fazer parte do seu dia a dia e estar inserido na sua rotina.

Ou seja, o ideal é assistir muitos filmes em inglês (sem legenda), ouvir áudios e conversar com pessoas que têm fluência no idioma. Tornar a língua inglesa realmente parte da sua vida é uma das melhores maneiras de se preparar para o Ielts, visto que uma das etapas da prova avalia a sua habilidade na comunicação oral.

6- Descanse para realizar a prova

Última dica, mas não menos importante: quando chegar o tão esperado dia da prova do Ielts, esteja descansado!

O exame é muito extenso e intenso, com uma duração de, aproximadamente  três horas. Por isso, é importantíssimo estar bem mental e fisicamente quando chegar a hora de testar suas habilidades.

Leia também: IELTS: qual a importância desse exame de proficiência?

Inscrição no Ielts

Ielts custa, em média, 840 reais e prova pode ser feita o ano todo. Foto: Dreamstime

O Ielts pode ser realizado em diferentes datas durante o ano e você pode prestar o exame quantas vezes quiser, caso não fique contente com o primeiro resultado.

No Brasil, a inscrição custa, em média, R$840,00 e a prova é oferecida em 9 locais diferentes (como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre e Recife). Você pode conferir as datas no site do Ielts no momento da inscrição.

Já o certificado não tem data de validade, mas há um padrão internacional recomendando que os testes de proficiência devam ser aceitos no prazo máximo de dois anos após o resultado.

Se o seu objetivo é conseguir uma alta pontuação logo de primeira na prova, saiba que não existe outro jeito a não ser mergulhar nos mais diferentes materiais do preparatório Ielts.

E mesmo a rotina de estudo sendo bastante cansativa, não pense em desistir, pois o esforço para ter o certificado de um exame de proficiência como esse poderá abrir diversas portas no exterior.

E pode apostar: todo o empenho valerá muito a pena!

Veja também

Como contratar um intercâmbio na Europa

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar