Como é a carreira de psicólogo na Irlanda?

Como é a carreira de psicólogo na Irlanda?

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Assim como em todas as profissões, brasileiros que decidem exercer a função de psicólogo na Irlanda devem se preparar muito para conseguir atuar na área em um país estrangeiro.

Mesmo com formação e experiência em terras brasileiras, muitas vezes, não é tão simples começar como psicoterapeuta ou psicólogo na Irlanda, mesmo porque existem diferenças de formação das duas profissões na ilha.

O E-Dublin conversou com a psicóloga Silvana Byrne, que já atua há muitos anos como psicóloga na Irlanda, e sua experiência pode servir de exemplo para outros psicólogos que desejam seguir um caminho parecido.

Como é o mercado para psicólogo na Irlanda?

(atenção: o vídeo acima contém informações desatualizadas)

Silvana é formada em psicologia desde 2000 e já tinha uma carreira muito bem baseada no Brasil quando decidiu ir atrás de um sonho antigo: morar na Europa.

Na Irlanda, enquanto estudava como intercambista em uma escola de inglês e dedicando a maior parte do seu tempo para aprender, Silvana teve que optar por trabalhar nos chamados “subempregos” para conseguir sobreviver nos primeiros meses.

“Eu aceitei a minha limitação de não conseguir me comunicar muito bem em inglês e comecei a trabalhar cuidando de crianças, o que para mim era confortável e poderia me dedicar poucas horas”, afirmou.

Silvana seguiu  um passo a passo para conseguir, finalmente, trabalhar como psicóloga na Irlanda. Quando se sentiu confortável com o inglês, começou a entender o processo para conseguir atuar na área.

Logo, ela descobriu que existem diferenças na formação.

Leia também: Depressão? Onde procurar ajuda na Irlanda?

Diferença entre psicólogo e psicoterapeuta aqui na Irlanda

Um psicólogo na Irlanda que queira trabalhar na área precisa se registrar na Sociedade de Psicologia da Irlanda e equiparar o diploma brasileiro ao irlandês. Foto: Pixabay

Na Irlanda há um curso de graduação em Psicologia e outro curso de graduação em Psicoterapia. Ou seja, essas são profissões com formações diferentes:

Curso de graduação em Psicologia

Na Irlanda este curso possui uma grade curricular muito parecida com o curso no Brasil com duração de 3 a 4 anos. Após a graduação muitos profissionais seguem estudando para obter a especialização através do Mestrado (2 anos) e ou Doutorado (4 a 5 anos).

Especializações da área de Psicologia mais comuns:

  • Clinical Psychology: este profissional tem funções mais amplas, que não se limita ao do atendimento clínico, geralmente trabalha em cargos do setor público.
  • Counselling Psychology: atuação exclusivamente direcionada para o atendimento clínico similar ao psicoterapeuta, geralmente trabalhando na prática privada.
  • Educational Psychology: atua no sistema educacional com o desenvolvimento de crianças e adultos.
  • Mais informações sobre a áreas de atuação em Psicologia na Irlanda podem ser encontradas no site do PSI.

Curso de graduação em Counselling/ Psychotherapy

Este curso tem em uma duração entre 3 e 4 anos, exclusivamente direcionado área de psicoterapia. O profissional recebe o título de graduação em Psicoterapia (não é Psicólogo).

Trabalhos relacionados a área de Psicologia ou saúde mental na Irlanda:

Algumas organizações privadas, contratam profissionais com experiência no atendimento clínico, para compor a rede psicoterapeutas credenciados do EAP – Employee Assistance Program, com objetivo de oferecer atendimento psicológico para funcionários de empresas, porém é necessário estar registrado em uma associação regulamentadora como PSI e ter seguro profissional.

Como fazer o registro profissional na Irlanda?

Ter formação no Brasil não garante um emprego imediato como psicólogo na Irlanda. Foto: Pxhere

O CORU – Regulating Health & Social Care Professionals está no processo de desenvolvimento de regras para a regulamentação do psicólogo na Irlanda que atua tanto no setor público quanto no privado.

Enquanto a regulamentação do CORU não entrar em vigência, o reconhecimento do diploma e o registro profissional na área de psicologia é realizado através do PSI (Psychological Society of Ireland).

Existem vários tipos de registros com a Sociedade de Psicologia da Irlanda, o nível de graduate psychologist, que equivale ao nível de bacharel no Brasil, é o processo mais simples e o mínimo necessário para atuação profissional.

Tipos de trabalhos na área de psicologia na Irlanda

Psicólogos e psicoterapeutas, ao contrário do Brasil, têm formações diferentes na Irlanda. Foto: Pxhere

Há vários setores que Silvana destacou como sendo alguns dos mais comuns na área de Psicologia na Irlanda.

São eles:

Setor público

Para trabalhar no setor público, esse profissional tem que ter o “recognition of qualification” do “Department of Health”.

Os psicólogos que obtiveram as suas qualificações profissionais fora da República da Irlanda devem ter estas qualificações reconhecidas antes de poderem exercer a profissão no setor da saúde financiado por fundos públicos (HSE) na Irlanda.

O Department of Health é a autoridade competente para isso, através de um processo administrativo longo. Para ser elegível para reconhecimento no setor público, você deve fornecer provas documentais e se encaixar em uma das áreas da psicologia existentes na Irlanda (Clinical, Counselling e Educational) para as quais existe um processo de reconhecimento específico.

Profissionais autônomos e prestadores de serviço

Não é permitido trabalhar como psicólogo (psicoterapeuta) com vistos de estudante, já que estes vistos não permitem atuar legalmente em atividades como autônomo (“sole traders”).

Para que o profissional atue no consultório privado é recomendado que siga os procedimentos de acordo com as normas vigentes do país, buscando os requisitos mínimos para atuar no consultório, tais como:

  • Seguro profissional: fornece proteção contra alegações de negligência e violação do código profissional de prática. Cobre custos legais de defesa, bem como danos ou custos que podem ser concedidos ao seu clientes. Existem várias seguradoras que oferecem este serviço, basta buscar por: Professional liability insurance (PLI), also called professional indemnity insurance (PII).
  • Pagamentos de impostos de prestação de serviços: É necessário o registro omo profissional autônomo (sole trader) ou cia Ltd, seguindo as normas estabelecidas na Irlanda para pagamento de taxas como prestador de serviços.

Precisando de orçamento para o seu intercâmbio? Comece por aqui!

Foto de capa: Priscilla Du Preez /Unsplash

Veja também

Como é o Regime Trabalhista na Irlanda?

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar