Qual é o maior porto da Irlanda?

Qual é o maior porto da Irlanda?

Ana Carolina Brunelli

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Para quem não sabe, a Irlanda é uma ilha situada no Oceano Atlântico. Ou seja, o país depende fortemente da indústria do transporte marítimo e, consequentemente, tem vários portos importantes espalhados pelos condados.

Entre os dez principais portos irlandeses, destacam-se os de Cork, Drogheda, Dublin, Dundalk, Dun Laoghaire, Galway, New Ross, Shannon Foynes, Waterford e Wicklow.

Mas quais desses será o maior porto da Irlanda? E por que a Irlanda tem tantos portos importantes?

Respondemos essas e outras perguntas neste artigo. Acompanhe!

Qual é o maior porto da Irlanda?

Parte da estrutura do maior porto da Irlanda, em Dublin, vista pelo Poolbeg Lighthouse. Foto: Gabriel Ramos / Unsplash

O maior porto da Irlanda é o porto de Dublin, na capital irlandesa. Afinal, é nele que são realizados mais de dois terços do tráfego portuário de todo o país.

Entre as principais exportações impulsionadas estão produtos e serviços farmacêuticos e químicos, serviços de informática, comerciais e financeiros, dispositivos médicos, máquinas e transportes, alimentos e bebidas, roupas e uma grande variedade de produtos agrícolas.

E não é à toa que o tráfego portuário irlandês representa mais de 90% das importações e exportações movimentadas dentro e fora da Irlanda e possibilita, ainda, uma média anual de 4,5 milhões de passageiros a pé e de carro. Tudo isso é consequência da grande dependência de rotas marítimas na ilha.

Além disso, os portos irlandeses desempenham um papel fundamental e garantem o funcionamento dos comércios e da circulação de pessoas e mercadorias que, diariamente, entram e saem da Irlanda.

Qual a importância do porto de Dublin, o maior da Irlanda?

Porto de Dublin é o maior porto da Irlanda. Foto: Divulgação

O maior porto da Irlanda, que é o porto de Dublin, também é conhecido em gaélico como Port Átha Cliath, e tem uma importância histórica e econômica gigantesca no país. Ele está situado em ambos os lados do Rio Liffey, que corta a capital irlandesa, e recebe todos os dias desde grandes embarcações e navios petroleiros até navios de pequeno porte e cruzeiros.

E tem mais: a forma como o porto de Dublin foi construído e vem se modernizando faz com que se torne cada vez mais fácil para as empresas locais expandirem suas mercadorias para o exterior. Além disso, o acesso dessas empresas aos materiais que precisam importar também é muito mais rápido com a infraestrutura atual.

Tudo isso é possível graças ao incrível processo de logística, claro, que realiza a integração das empresas ao porto, como também aos demais meios de transportes existentes no país (aéreo, ferroviário, rodoviário, etc.), com o propósito sempre de aumentar a lucratividade das organizações e distribuir produtos de qualidade para a população em menos tempo.

Porto de Cork, o segundo maior porto da Irlanda

Segundo maior porto da Irlanda, porto de Cork atende todos os requisitos de transporte. Foto: Divulgação

O porto de Cork é o segundo maior porto da Irlanda e é um dos únicos que atende aos requisitos de todos os seis modos de transporte, ou seja, levantamento na decolagem, na rolagem, granéis líquidos, granéis secos, break bulk and cruise.

Além disso, o porto de Cork fez significativos avanços nas últimas décadas. Desde 2000, investiu € 72 milhões na melhoria das infraestruturas e instalações portuárias e, devido à sua localização privilegiada no sul da Irlanda e às suas inovadoras instalações, o porto de Cork está muito bem posicionado para o comércio europeu e para serviços de transporte marítimo direto ainda pouco explorados.

Outro ponto fundamental para destacar é a crescente reputação da qualidade do serviço do porto de Cork, incluindo o retorno rápido de navios, o que garante sua posição como uma ponte importantíssima na cadeia de abastecimento global.

Leia também: O que fazer em Cork, na Irlanda

Importância dos portos para a Irlanda

O transporte marítimo é importantíssimo para o desenvolvimento da Irlanda. Foto: Jordan Harrison / Unsplash

E não dá para negar que o mundo está cada vez mais consumindo produtos e serviços de uma forma diferente da que se costumava antigamente, não é mesmo? Por isso, novas demandas chegam aos países e todos têm o desafio de se adaptar aos novos modelos de mercado.

Nesse contexto, o papel dos portos é literalmente essencial, já que, por meio deles, muitas empresas conseguem crescer e evoluir muito internacionalmente.

Além de contribuírem para o desenvolvimento econômico dos países, na Irlanda, em especial, os portos são fundamentais para a atração de novas tecnologias para o país e movimentam de forma muito positiva o comércio internacional.

Isso significa que o maior porto da Irlanda merece todo o destaque que tem, pois são as suas movimentações portuárias as principais responsáveis pela potencialização da economia irlandesa.

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar