Free Wednesday: atrações gratuitas na Irlanda

Free Wednesday: atrações gratuitas na Irlanda

Tarcisio Junior

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você sabia que, em toda primeira quarta-feira do mês, dezenas de museus e patrimônios históricos irlandeses são abertos gratuitamente para visitação pública? Sim, a chamada “Free Wednesday” ocorre já faz um tempo com ingressos grátis para castelos, fortes, parques e museus.

Mas a melhor notícia vem agora. Em 2021, por causa da pandemia da Covid-19, inúmeros desses espaços ficaram muito tempo fechados, e o governo resolveu estender a gratuidade para todos os dias até o fim do ano. Legal, né? Ano que vem, a “Free Wednesday” deve continuar!

Agora você pode estar se perguntando: mas o que posso visitar de graça na Irlanda até o último dia de 2021?

Selecionamos uma lista bem bacana desses espaços públicos para você aproveitar e visitar sem gastar um tostão.

Vamos lá?

Rock of Cashel

O Rock of Cashel é um dos pontos turísticos mais visitados de Tipperary. Crédito: Patryk Kosmider | Dreamstime.com

Situado no Golden Valle, Co. Tipperary, o icônico Rock of Cashel tem o aglomerado de edifícios medievais mais impressionante da Irlanda. Entre os monumentos presentes no local estão torres, capelas, catedral e espaços como salões e salas originários desde o século XV.

O Rock of Cashel foi residência dos reis de Munster e, de acordo com a lenda, o próprio São Patrício em pessoa frequentou o local para converter o Rei Aenghus ao Cristianismo. Quando Brian Boru foi coroado rei em 978, o Rock of Cashel tornou-se a capital da Irlanda. Em 1101, o local também foi um dos centros do poder eclesiástico.

Kilkenny Castle

Kilkenny Castle fica localizado na cidade mais medieval da Irlanda. Foto: Rachel Louise / Unsplash

O Kilkenny Castle é uma das principais atrações de Kilkenny, a cidade mais medieval da Irlanda. Ele foi construído em 1195 e pertenceu à família Butler por mais de 500 anos. Com o passar dos anos, a família passou a ter dificuldades para bancar os custos de manutenção dessa fortaleza e decidiu, então, vender o castelo pela bagatela de 50 libras. Isso mesmo! O castelo foi vendido por esse valor simbólico para uma comissão de restauração. Entretanto, em 1967, o direito ao castelo foi transferido para o estado irlandês, que o abriu para visitas.

O castelo conta, também, com uma galeria de artes em seu interior, a Butler Gallery. Ela está aberta ao público sete dias por semana, durante todo o ano e tem entrada gratuita. Além do acervo, o espaço conta com várias exposições ao longo do ano, focadas principalmente em arte contemporânea.

Newgrange

Newgrange, uma construção com mais de 5 mil anos no Condado de Meath, é considerada o observatório solar mais antigo do mundo. Crédito: Depositphotos/ Aitormmfoto

Newgrange é uma “tumba de passagem” de 5.200 anos, localizada no Boyne Valley, no antigo oriente da Irlanda. Patrimônio Mundial da Unesco, é mais antiga que Stonehenge (Inglaterra) e as Pirâmides do Egito. Tem 85 m de diâmetro e 13 m de altura, em uma área de cerca de 1 acre.

Uma passagem medindo 19 m leva a uma câmara com 3 alcovas. A passagem e a câmara estão alinhadas com o sol nascente, nas manhãs em torno do Solstício de Inverno.

Newgrange é cercada por 97 grandes pedras chamadas meios-fios, algumas das quais gravadas com arte megalítica.

Charles Fort, em Cork

Charles Fort. Foto: Kinsale.ie

Charles Fort, em Cork, um dos pontos turísticos irlandeses para visitar de graça. Foto: Kinsale.ie

Atualmente, o Charles Fort é um monumento nacional com um centro de exposições. Porém, esse forte militar do século XVII testemunhou alguns dos eventos mais significativos da história da Irlanda.

Viaje pelos 400 anos de história da Irlanda ao caminhar entre as estruturas desse antigo forte de defesa. E nem é preciso ser um aficionado por história para desfrutar desse tesouro histórico. Destaque para o ponto de observação!

Castelo de Rathfarnham, em Dublin

Rathfarnham Castle. Foto: Wikimedia

Castelo de Rathfarnham, em Dublin, pode ser visitado gratuitamente. Foto: Wikimedia

Vizinho às montanhas de Wicklow, a sua primitiva estrutura remonta a um castelo anglo-normando, construído para defesa ante os clãs irlandeses. Uma das mais curiosas lendas sobre o local é a que refere ao esqueleto de uma mulher, encontrado no interior de uma das paredes do pavimento intermediário em 1880.

Acredita-se que ela tenha sido trancada em um compartimento secreto numa das salas, durante um baile e que o seu fantasma ainda assombra o salão do local até hoje.

Trim Castle, em Meath

Trim é um dos maiores castelos medievais da Europa. Foto: Live Ireland

Trim Castle é um dos maiores castelos medievais da Europa. Foto: Live Ireland

Esta estrutura é considerada o “maior resto de castelo” da Irlanda, construída no século 11. O castelo também ficou bastante conhecido após ter sido usado como cenário do filme “Coração Valente”, de Mel Gibson.

Na Idade Média, foi o centro de administração do condado de Meath.

Reginald’s Tower, em Waterford

Reginald’s Tower está na lista de pontos turísticos históricos da Irlanda. Foto: Wikipedia

A Reginald’s Tower é uma torre histórica em Waterford, a cidade mais antiga da Irlanda, num local conhecido como Triângulo Viking. Ela fica localizada no extremo leste do cais da cidade.

A torre foi usada durante os séculos passados para diferentes propósitos e é um marco importante na região e um remanescente importante de seu sistema de defesa urbano medieval.

Consulte a lista atualizada completa com todas as atividades culturais gratuitas clicando aqui.

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda

Tarcisio Junior, Formado em Design Gráfico, já trabalhou com publicidade, web e até moda. Vidrado em tecnologia, respira música e tem como vício aprender novos idiomas e coisas novas! Foi picado recentemente pelo "bichinho das viagens", morou em Dublin por alguns meses e se apaixonou pela Europa.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar