Categories: Política

5 referendos na Irlanda que foram importantes para a história do país

Os referendos na Irlanda são populares mundo afora. Isso porque a política irlandesa tem como lei e tradição consultar a população sobre assuntos que afetam o seu cotidiano.

É o povo que dá a palavra final quando é preciso mudar a Constituição do país, em vigor desde 29 de dezembro de 1937.

Até o momento, cerca de 40 referendos na Irlanda mudaram a realidade social do país. Entre eles: casamento igualitário, divórcio e aborto.

O edublin, hoje, lista 5 deles e seus principais pontos de mudança na vida e no cotidiano da população irlandesa.

Continua após a publicidade

5ª emenda: igreja católica

Igreja católica tinha grande influência e outras religiões não eram reconhecidas até de 1972, quando um dos referendos na Irlanda mudou essa realidade. Foto: Josemaria Toscano/Dreamstime

A mudança na quinta emenda foi de extrema importância para a sociedade irlandesa. A votação do referendo aconteceu em 1972 e tirou a igreja católica de uma posição privilegiada, além de reconhecer outras denominações religiosas.

A aprovação aconteceu com 84% dos votos de 854 mil cidadãos. O “sim” teve apoio, até mesmo, da própria igreja católica, mas alguns católicos mais conservadores fizeram campanha para que o catolicismo seguisse como superior a outras religiões.

A discussão na comunidade é um dos pontos fortes dos referendos na Irlanda, que movimentam — e muito — a sociedade irlandesa.

Leia também: Easter Rising: a rebelião que ajudou na independência da Irlanda

15ª emenda: divórcio

Divórcio não era permitido na Irlanda até a realização do referendo de 1995. Até aquele momento, esse foi considerado um dos mais polarizados referendos na Irlanda. Foto: Matthew Benoit/Dreamstime

Até 1995, o divórcio era proibido na Irlanda. Mas foi com uma votação popular que essa lei conseguiu ser alterada.

A 15ª emenda à constituição removeu a proibição constitucional. A votação foi apertada, com 50,28% votando sim e mais de 1,6 milhões de votos registrados.

Apesar de o fim do casamento ser permitido, as leis da Irlanda ainda são muito rígidas para que os casais consigam se separar legalmente.

21ª emenda: pena de morte

A pena de morte não existe na Irlanda desde 1990, mas a constituição deixava brechas para que ela pudesse ser usada.

Sendo assim, um referendo foi criado para tirar da constituição qualquer referência à morte como penalidade, impedindo o governo de usar essa prática, mesmo em estado de emergência.

A aprovação ocorreu em 2001, por 62,08% da população.

Leia também: Irlanda vive momento histórico com aprovação de referendo

34ª emenda: casamento igualitário

Em 2015, a Irlanda passou a reconhecer legalmente a união entre pessoas do mesmo sexo. De longe, um dos referendos na Irlanda com maior participação popular. Fonte: Getty Images

Um dos mais polêmicos, inovadores e participativos referendos da Irlanda foi o que permitiu o casamento ser realizado por duas pessoas sem distinção de sexo, em 2015.

A campanha foi extensa, atraindo celebridades e a população em um amplo debate sobre os direitos humanos e a discriminação. Foram 1,93 milhões de pessoas participando da votação, que disse sim à emenda com 62% dos votos.

Essa foi a primeira vez que um Estado legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo por meio do voto popular.

36ª emenda: aborto

Yes or No: referendo para aprovação do aborto na Irlanda foi o último a ser votado e um dos referendos na Irlanda mais polêmicos. Foto: David Ribeiro/Dreamstime

O último referendo realizado na Irlanda também teve doses cavalares de polêmica. O artigo 40.3.3 da constituição da Irlanda garantia, desde 1983, o “direito de viver de um não-nascido”. Sendo assim, deixava mais severa a punição para quem realiza aborto.

Ele era permitido apenas quando fosse constatado o risco extremo de morte da mãe ao gestar a criança. As regras da Irlanda eram mais duras até mesmo que as brasileiras.

Com 65,40% de votos a favor de alterar a constituição, hoje a Irlanda está como no Reino Unido, onde o aborto é legalizado. A votação foi recorde, reunindo votos de 2,15 milhões de cidadãos.

Próximos passos para sua viagem

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.

O edublin tem ótimas opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024