Rússia fará treinamento naval em área marítima próxima à Irlanda

Rússia fará treinamento naval em área marítima próxima à Irlanda

Rubinho Vitti

4 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Rússia agendou para a semana que vem um treinamento naval a cerca de 240 km da costa oeste de Cork. A ação acontece entre 3 e 8 de fevereiro e inclui artilharia naval e lançamentos de mísseis.

A área designada é considerada parte das “águas internacionais”, ou seja, sem “dono”, mas dentro da Exclusive Economic Zone (EEZ), zona econômica exclusiva da Irlanda.

O governo irlandês afirmou que não tem poderes para impedir a ação, mas informou à embaixada da Rússia que o treinamento dos russos não é bem-vindo.

Veja vídeo do ministro das relações internacionais, Simon Coveney, sobre o assunto:

Economize nas suas viagens com uma conta internacional!

Indústria da pesca irlandesa considera ação ‘vergonhosa’

Zona econômica exclusiva da Irlanda para atividades pesqueiras. Foto: Reprodução

Com a natureza das atividades sendo bélicas, a Federação Russa e o governo irlandês recomendam que barcos de pesca ou outro tipo de embarcação não se aproxime da área no período indicado.

Representantes da indústria da pesca querem se reunir com o embaixador da Rússia na Irlanda como forma de protestar contra os exercícios militares russos, que vão atrapalhar o trabalho dos barcos pesqueiros.

CEO da Irish South and West Fish Producers Organisation, Patrick Murphy disse à RTÉ que a ação russa é vergonhosa e que existe a possibilidade de ocorrer um protesto em pleno mar, durante os exercícios navais.

Treinamento ocorre em plena crise internacional

O treinamento naval da Rússia em águas próximas à zona econômica irlandesa acontece em um momento de crise entre o país governado por Vladimir Putin e a vizinha Ucrânia.

Os dois países têm tido conflitos desde que a Rússia anexou a Crimeia às suas terras, em 2014. Naquela época, foram 14 mil mortos na fronteira com a Ucrânia. Desde então, existe um movimento de aproximação entre Ucrânia com Otan e União Europeia.

Isso tem irritado os russos, que acusam essa movimentação como sendo uma forma de intimidar o país.

Agora, a Rússia enviou tropas com mais de 100 mil soldados na fronteira com a Ucrânia, enquanto os Estados Unidos prometem “severas consequências” se houver alguma invasão.

 

Foto de capa ilustrativa: Paul/Pexels

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Faça seu orçamento de intercâmbio com um só clique!
Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email