Burocracia

Saída fiscal do Brasil: por que é importante ficar regular com a Receita Federal

Quem adquire residência em outro país precisa ficar atento com a Receita Federal brasileira. A chamada “Declaração de Saída Definitiva do País” (DSDP), também chamada de saída fiscal, é necessária para que a Receita Federal brasileira deixe de tributar quem já tem vida financeira em outro país. Em outras palavras, trata-se da mudança de domicílio fiscal para fora do Brasil.

Mas será que todo mundo que deixa o Brasil precisa fazer isso? Quais são as regras?

Conversamos com Luíza Maia, da Brasil Bureau, empresa que presta assessoria em documentos para imigrantes, que deu mais detalhes sobre o processo.

O que é a “saída fiscal” ou “Saída Definitiva do Brasil”?

Saída fiscal do Brasil é um ponto importante para quem pensa em viver fora do país por muito tempo. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A DSDP – Declaração de Saída Definitiva do País é uma comunicação formal à autoridade fiscal brasileira de que sua vida financeira será em outro país, portanto suas obrigações fiscais no Brasil ficam encerradas.

Continua após a publicidade

Esse procedimento é importante para garantir que a pessoa não seja mais considerada residente fiscal e não esteja sujeita às obrigações tributárias brasileiras.

Para realizar a DSDP, é necessário cumprir algumas etapas, como informar à Receita Federal sobre a data da saída é fundamental quitar eventuais obrigações fiscais pendentes.

Pontos importantes ao fazer sua declaração de saída definitiva

  • Apresente a Comunicação de Saída Definitiva do País 30 dias antes da data de saída até o último dia do mês do ano subsequente.

     

  • Além da Declaração de Saída Definitiva, vale verificar se todas as Declarações de Ajuste Anual foram entregues. Caso não, é imprescindível regularizar e entregar as dos anos anteriores.

O que acontece ao brasileiro que vive no exterior se não fizer a “Saída Definitiva” ou Saída Fiscal?

Segundo Luíza Maia, CEO da Brasil Bureau, todo brasileiro imigrante e residente há mais de um ano, tem obrigatoriedade de fazer a declaração:

“Ao não entregar a DSDP, você permanece como residente fiscal no Brasil, sendo necessária a apresentação anual da declaração de imposto de renda e pagamentos de diversos tributos”, disse.

Segundo ela, existem consequências como multas ou até suspensão de CPF.

Prazo para fazer a Declaração de Saída do País

Segundo Receita Federal, precisa fazer a declaração de saída fiscal aqueles que vão ficar mais de 12 meses fora do Brasil. Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com a Receita Federal, brasileiros que vivem há mais de 12 meses fora do Brasil precisam fazer a Declaração de Saída do País (saída fiscal).

“O prazo normal é de um ano, mas existe também a DSDP retroativa. Contudo, pode haver multa pela falta da entrega dela no prazo”, ressaltou Luíza, é necessário um profissional para analisar cada caso e auxiliar da melhor forma.

Uma das vantagens de fazer a declaração de saída fiscal é que, morando fora, não é necessário declarar o Imposto de Renda no Brasil, mas isso não impede ter conta bancária brasileira, ou fazer investimentos.

“É possível investir no Brasil simplesmente declarando para a receita que é residente fiscal em outro país pois a Receita Federal tem um sistema de tributação diferenciado para esses casos. Quem está residente há mais de cinco anos precisa de assessoria para a verificação de sua situação e consequente regularização junto à Receita Federal”, disse Luíza.

Leia também: Quem trabalha fora do Brasil precisa declarar imposto de renda?

Recomendação a brasileiros que fazem intercâmbio na Irlanda

Brasil Bureau auxilia os brasileiros na obtenção de documentos e regularização da situação fiscal. Foto: Unsplash

Segundo Luíza, nem todo mundo que vai morar fora do Brasil precisa fazer a declaração de saída fiscal do país.

Um intercambista que, por exemplo, vai fazer um período curto de intercâmbio, não precisa declarar a saída definitiva, mas deve se lembrar de declarar o Imposto de Renda no Brasil, pois o cidadão ainda está ligado à sua residência fiscal.

“Já quem fez a declaração definitiva de saída do país e agora deseja voltar para o Brasil, pode requerer sua reativação de endereço fiscal junto à Receita Federal e sua situação retorna regularmente igual a de qualquer outro cidadão que tem obrigação de declarar o IR no Brasil”, disse Luiza.

Em caso de dúvidas, ela recomenda sempre buscar orientação de especialistas em questões fiscais para garantir que todos os procedimentos sejam realizados corretamente e que as obrigações fiscais sejam cumpridas adequadamente, evitando transtornos ou até mesmo multas.

Quem quiser conversar mais com a Luíza sobre essa e outras questões burocráticas envolvendo assessoramento documental, o escritório da Brasil Bureau fica localizado em Salvador e o atendimento também pode ser realizado online através do e-mail contato@brasilbureau.com ou via telefone no número +55 71 99207-7577.

Leia também: Como declarar dinheiro enviado para o exterior

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Aumento de crimes de ódio na Irlanda é impulsionado por racismo e xenofobia

Pela primeira vez, sentimentos de anti-imigração e racismo se tornaram os principais motivadores de crimes…

16 de maio de 2024

Stamp 1G: cônjuges de estrangeiros que possuem permissão de trabalho na Irlanda ganham o direito ao mercado de trabalho

Uma medida significativa vai facilitar o acesso ao mercado de trabalho para cônjuges e parceiros…

15 de maio de 2024

Tipos de visto na Irlanda para estudar, trabalhar e viver no país

Existem vários tipos de visto na Irlanda, determinados para diversos fins como estudar inglês, trabalhar,…

15 de maio de 2024

Guia: como conseguir visto de trabalho na Irlanda

Muitos intercambistas brasileiros embarcam para a Irlanda com o objetivo de, durante o intercâmbio, conseguir…

15 de maio de 2024

Intercâmbio para trabalhar: destinos, regras, vistos e salários

Já pensou em conciliar o aprendizado de um idioma com a experiência de trabalhar no…

14 de maio de 2024

Conheça os museus de cera Madame Tussauds pela Europa

Com certeza, você já deve ter ouvido falar no Museu de Cera Madame Tussauds, uma…

14 de maio de 2024