O que é stopover: entenda o conceito e saiba como funciona

O que é stopover: entenda o conceito e saiba como funciona

Elizabeth Gonçalves

11 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Stopover, também conhecido como parada intermediária, é um conceito no setor de aviação que permite aos passageiros fazer uma escala mais longa em uma cidade específica antes de continuar seu voo final para o destino final.

É uma excelente maneira de explorar diferentes locais e culturas sem custos adicionais ou com um custo mínimo, aproveixtando ao máximo a viagem.

Muitas companhias aéreas oferecem o serviço de stopover, permitindo que os passageiros estendam sua escala em uma cidade específica por alguns dias, geralmente sem custo adicional ou com uma taxa nominal.

Essa prática tem se tornado cada vez mais popular, pois os viajantes podem aproveitar ao máximo a experiência de viagem, visitando destinos extras no caminho para o seu destino final.

Entenda melhor como funciona o stopover.

Como fazer stopover?

Stopover é quando a companhia áerea faz uma escala bem maior, de dias, por exemplo, para que você possa curtir uma cidade específica antes de partir para o seu destino final. 

Os stopovers podem ser feitos tanto em voos nacionais quanto internacionais. E o mais bacana é que a maioria das empresas aéreas tem oferecido esse serviço gratuitamente aos seus passageiros em voos de longa distância.

Na maioria dos casos nem é preciso contatar um agente de viagens para se tirar proveito do stopover, já que muitas companhias aéreas disponibilizam essa opção online. Para isso, na hora de fazer o orçamento das suas passagens basta selecionar a opção múltiplos destinos e a partir daí definir a sua rota.

Com relação ao período de permanência no destino da conexão, isso é variável de acordo com cada companhia aérea. Geralmente o prazo máximo é de até 30 dias.

Outro detalhe importante é planejar essa paradinha estratégica antes da compra das suas passagens. Afinal, após a compra qualquer alteração solicitada por você vai resultar na cobrança de taxas extras para a remarcação dos bilhetes, o que pode subir, e muito, o preço da sua viagem.

Quais companhias aéreas oferecem o serviço?

KLM é uma das companhias aéreas que permite fazer o stopover. 

Aqui estão algumas das principais companhias aéreas que oferecem o serviço de stopover e as cidades onde os passageiros podem fazer uma parada intermediária:

  • KLM: a companhia aérea oferece o serviço para que os passageiros façam uma parada intermediária em Amsterdã, nos Países Baixos.
  • Icelandair: A Icelandair oferece o programa “Stopover Iceland”, permitindo que os passageiros façam uma parada de até sete noites na Islândia, sem custo adicional, ao voar entre a Europa e a América do Norte.
  • TAP Air Portugal: A TAP Air Portugal oferece o programa “Portugal Stopover”, permitindo que os passageiros façam uma parada de até cinco noites em Lisboa ou no Porto, sem custo adicional, ao viajar entre a Europa, a América do Norte, a América do Sul e a África.
  • Turkish Airlines: A Turkish Airlines oferece o programa “Touristanbul”, permitindo que os passageiros façam uma parada de mais de 20 horas em Istambul, sem custo adicional. Eles também oferecem uma parada gratuita de até 72 horas para voos de longa distância.
  • Singapore Airlines: A Singapore Airlines oferece o programa “Singapore Stopover Holiday”, permitindo que os passageiros façam uma parada de até duas noites em Cingapura, com descontos em hotéis, atrações turísticas e transporte.
  • Emirates: A Emirates oferece o programa “Dubai Stopover”, permitindo que os passageiros façam uma parada de até 96 horas em Dubai, com tarifas especiais para hotéis e atrações turísticas.
  • Air Canada: A Air Canada oferece o programa “Stopover” em Toronto, permitindo que os passageiros façam uma parada de até sete noites na cidade sem custo adicional. Isso se aplica a voos entre a América do Norte, a Europa, a Ásia e a Oceania.
  • Avianca: A Avianca oferece o serviço de stopover em Bogotá, Colômbia. Os passageiros podem aproveitar uma parada intermediária de até 48 horas em voos selecionados entre a América do Sul, a América Central, a América do Norte e a Europa.
  • Copa Airlines: A Copa Airlines oferece a opção de stopover na Cidade do Panamá. Os passageiros podem fazer uma parada de até sete dias na cidade sem custo adicional, ao voar entre as Américas, a Europa e a Ásia.
  • Iberia: A Iberia oferece o programa “Stopover” em Madri, Espanha. Os passageiros podem fazer uma parada de até seis noites na cidade, sem custo adicional, ao viajar entre a Europa, a África, a Ásia e as Américas.
  • Malaysia Airlines: A Malaysia Airlines oferece o programa “MHExplorer”, permitindo que os passageiros façam uma parada de até cinco noites em Kuala Lumpur, Malásia. Isso se aplica a voos entre a Ásia, a Austrália e a Europa.
  • Qatar Airways: A Qatar Airways oferece o serviço de stopover em Doha, Catar. Os passageiros podem fazer uma parada intermediária de até quatro noites em Doha sem custo adicional, ao viajar entre a Ásia, a África, a Europa e as Américas.
  • South African Airways: A South African Airways oferece o programa “SAA’s Stopover”, permitindo que os passageiros façam uma parada de até três noites em Joanesburgo, África do Sul. Isso se aplica a voos entre a África, a Ásia, a Austrália e as Américas.

Essas são apenas algumas das muitas companhias aéreas que oferecem o serviço de stopover em diferentes partes do mundo.

É sempre recomendável verificar com a companhia aérea as opções disponíveis e as condições específicas do programa de stopover antes de fazer a reserva do voo.

Dessa forma, os viajantes podem aproveitar ao máximo a oportunidade de explorar novos destinos durante sua jornada.

E a minha bagagem?

Esse é outro detalhe importante, que vale ficar atento no momento da compra das passagens.

Como algumas companhias encaminham a sua mala despachada diretamente para o destino final, para evitar dores de cabeça verifique essa informação antes do embarque.

E, se for o caso, leve pelo menos uma troca de roupa na sua bagagem de mão.

Vai viajar, não tem mala de viagem e também não quer gastar comprando uma nova? Já pensou em alugar? Sim, esse serviço existe e é super prático. Conheça mais!

Próximos passos para sua viagem

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.

O edublin tem ótimas opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Veja também

Curiosidades sobre a Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email