Tempestade na Irlanda: alerta vermelho para Cork e laranja para Dublin

Tempestade na Irlanda: alerta vermelho para Cork e laranja para Dublin

Rubinho Vitti

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, alterou a gravidade da tempestade que atinge a Irlanda a partir desta quinta-feira. A Eunice Storm trará mais ventos, chuva e neve para o país, principalmente durante a madrugada e manhã de sexta-feira, 18 de fevereiro.

Os condados de Cork e Kerry serão os mais atingidos, com ventos de 80 km/h a 130 km/h. Inundações causadas pela maré alta são esperadas nas áreas litorâneas. O alerta vermelho também foi acionado para boa parte da área marítima do mar da Irlanda.

O órgão de meteorologia da Irlanda acionou o status laranja, entre às 3h e 8h de sexta-feira, para os condados Clare, Galway, Waterford, Wexford, Kerry, Kildare, Tipperary, Kilkenny, Carlow, Wicklow, Laois, Offaly e Dublin. São esperados ventos com velocidade entre 65 a 80km/h com picos de 130 km/h.

Neve forte (status laranja) é esperada nos condados Donegal, Leitrim, Sligo, Mayo e Roscommon entre 3h e 15h de sexta.

A possibilidade de neve para o resto do país é menor (status amarelo), mas pode acontecer, além de chuvas e ventos entre 1h e 15h de sexta-feira.

Força tarefa

O governo irlandês está montando uma força tarefa para lidar com a tempestade e pede para que a população tenha cautela, ficando longe das regiões costeiras durante os alertas indicados pelo Met Éireann.

É indicado ainda que motoristas (principalmente de motos e até bicicletas) evitem percorrer estradas e, se o fizerem, devem se atentar às condições da pista e dirigir devagar, com atenção redobrada em áreas com árvores.

O governo também recomenda que os telefones permaneçam carregados em caso de queda de energia elétrica.

O governo irlandês também lançou um guia para que as pessoas fiquem em segurança durante a tempestade.

Entre outras coisas, é preciso:

  • ficar longe de todas as áreas costeiras durante os períodos de alerta do Met Éireann
  • todos os usuários da estrada devem estar cientes das condições perigosas de viagem e apenas as viagens necessárias devem ser realizadas.
  • os motoristas devem diminuir a velocidade e estar cientes dos perigos de árvores caídas e detritos
  • ciclistas, pedestres, motociclistas e veículos altos são particularmente vulneráveis ​​durante esse período
  • como as condições variam ao longo do evento, as pessoas precisam levar em consideração as condições locais e os conselhos das autoridades locais
  • não se aproxime de fios de eletricidade. Ao ver fios caídos ou danificados, mantenha-se afastado e ligue para a ESB Networks imediatamente (1800 372 999 e 021 238 2410)
  • mantenha seu celular carregado. Os telefones celulares podem se conectar ao serviço de emergência na rede de qualquer operadora, portanto, mesmo quando você não tem cobertura em sua própria rede, ainda pode ser possível fazer uma chamada para o 999

 

Contatos de emergência na Irlanda:

  • 112 ou 999 (emergências médicas)
  • 1800 372 999 ou 21 2382410 (energia elétrica)
  • 0761 064408 ou 01 6072379 (bem-estar animal)

 

Veja também

O guia completo do clima na Irlanda

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar