Trabalhar na Espanha: permissões, vistos, dicas e sites de emprego

Trabalhar na Espanha: permissões, vistos, dicas e sites de emprego

Ana Carolina Brunelli

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Seu foco é se mudar para a Europa e trabalhar na Espanha? Então, saiba que o conteúdo de hoje vai esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto, por exemplo: se há necessidade de aplicar algum visto, dicas para atualizar o currículo e, até, excelentes sites que facilitam a busca por vagas no território espanhol.

Mas, antes de começar a ler qualquer informação, é preciso ter em mente que é necessário ser residente no país para trabalhar na Espanha, porém nem toda residência dá permissão para trabalhar.

Ficou confuso? Calma!

Para conseguir um trabalho de forma legal, é fundamental adquirir uma autorização de residência e trabalho. E para isso há três maneiras:

  • trabalhador autônomo;
  • empregado formal;
  • cidadão da União Europeia.

E vale dizer que um estudante brasileiro tem permissão para trabalhar legalmente na Espanha por 20 horas semanais durante o período de estudos.

Agora, entenda melhor como funciona para trabalhar na Espanha como autônomo ou empregado.

Trabalhar na Espanha como autônomo

Trabalhar na Espanha: ser autônomo é uma das formas de trabalho no país. Foto: Alberto Di Maria on Unsplash

Ser autônomo é hoje uma das melhores formas de um estrangeiro desembarcar no país e poder ingressar no mercado de trabalho sem longas esperas.

No entanto, para ser um autônomo, ou seja, para ir ao exterior com foco em empreender, é preciso saber que será necessário abrir uma empresa para prestar serviços e oferecer produtos para o comércio local.

É importante ressaltar que, como autônomo, não existirá aquela segurança que um contrato de trabalho oferece, e que o empreendedor assume os riscos da atividade. Ou seja, o rendimento mensal dependerá única e exclusivamente de você.

Por outro lado, as possibilidades como autônomo são diversas, sendo possível atuar na prestação de serviços de fabricação de bens, extração ou produção de matérias primas, entre outras áreas.

A única exigência para obter uma autorização de trabalho como autônomo é fazer o investimento no próprio negócio e ter renda suficiente para viver no país.

Trabalhar na Espanha como empregado formal

É preciso dizer: conseguir um visto para trabalhar na Espanha atualmente não é algo simples nem rápido. E por conta de toda essa demora e burocracia, as empresas espanholas optam por não realizar a contratação de estrangeiros, a não ser que a pessoa tenha uma especialização ou conhecimento em uma área muito demandada e que falta mão de obra.

Porém, se o estrangeiro não tem esse diferencial e não se encaixa nas áreas mais demandadas, aí será necessário seguir passos abaixo.

Conseguir uma autorização de trabalho na Espanha

  • Para obter essa autorização para trabalhar na Espanha, é fundamental já ter uma oferta de emprego no país. Ou seja, é necessário conseguir uma vaga e o suporte da empresa, antes mesmo de tomar a decisão de sair do Brasil.
  • Sendo assim, é indispensável ter uma pessoa física ou uma empresa que esteja aberta a oferecer todo apoio necessário durante os trâmites legais. E esse apoio é importantíssimo, visto que significa um compromisso de contratação e que é apresentado ao governo espanhol para solicitar a aprovação.
  • Se esse for o seu caso, é indicado contratar um escritório de advocacia para auxiliar durante todo o processo, pois há muitos detalhes que são levados em consideração para que a aprovação seja concedida.
  • Mas se tudo estiver encaminhado, o estrangeiro for chamado para uma vaga e estiver com todos os documentos em mãos, aí sim, é hora de ir até um dos Consulados Gerais da Espanha no Brasil para que seja emitida a autorização.

Atenção: não é possível realizar esse processo na Espanha. Além disso, sem o visto emitido pelo Consulado espanhol, não é possível ingressar em um trabalho no país.

Como conseguir emprego para trabalhar na Espanha?

Atualizar o currículo, ser fluente em espanhol e usar o LinkedIn podem ajudar na hora de buscar um emprego para trabalhar na Espanha. Foto: Jorge Fernández Salas on Unsplash

Depois de entender a tensão da aquisição dos vistos e autorizações, cabe dizer que, para ingressar em um trabalho, é preciso começar a procurar uma vaga de emprego ainda no Brasil. Para isso, claro, existem diversos sites, que você vai conferir mais adiante.

Mas antes, vale destacar algumas dicas valiosas e que fazem a diferença para quem está no Brasil procurando um trabalho na Espanha.

1. Atualize o seu currículo

Assim como em muitos outros países da Europa, na Espanha, as empresas valorizam um bom currículo, ou seja, um currículo bem estruturado, com as principais habilidades destacadas, informações de contato, foto, etc. Então, se você quer mesmo conseguir trabalhar na Espanha, não demore para começar a mexer no seu currículo.

Na primeira parte, deixe sempre os seus dados pessoais, com nome, endereço, telefone de contato. Posteriormente, apresente de forma resumida as suas principais habilidades e as funções nas quais já trabalhou.

Feito isso, não deixe de descrever a sua experiência profissional. Isso é uma das coisas que mais chamam a atenção dos espanhóis.

Então, organize de forma bem detalhada suas experiências, coloque as empresas nas quais já trabalhou, principais responsabilidades etc. Ah, e claro, seu currículo precisa estar em espanhol, hein?

2. Esteja ativo no LinkedIn

Com o currículo atualizado, o próximo passo é, sem dúvida, estar ativo no LinkedIn e iniciar conexões com profissionais e empresas da Espanha. Essa é a melhor forma de descobrir boas oportunidades de emprego no país. Aliás, ao notar uma vaga que desperte o seu interesse, candidate-se de imediato.

Não deixe para depois, pois nas redes as coisas acontecem em uma velocidade muito rápida e apenas um dia pode ser o suficiente para você perder a chance de ser notado.

3. Tenha uma boa comunicação em espanhol

É claro que a fluência no espanhol não é primordial e que muitas empresas contratam brasileiros que não têm domínio da língua local. Porém, conseguir se comunicar em espanhol é, sim, um diferencial e abre portas para excelentes vagas de emprego.

Ou seja, se trabalhar na Espanha é o seu foco, é válido aperfeiçoar o idioma e se sentir seguro para falar em uma entrevista, por exemplo.

Quais são as vantagens de trabalhar na Espanha?

Entre as vantagens de trabalhar na Espanha, está o crescimento profissional e a possibilidade de viagens. Foto:  Henrique Ferreira on Unsplash

Está na dúvida se trabalhar na Espanha é mesmo o certo a se fazer? Bom, não existe nada que possa garantir que essa é a melhor decisão. No entanto, alguns fatores podem ser considerados para ajudar você a decidir se abraça ou não essa mudança.

Confira alguns deles, a seguir.

1. Aprender ou aperfeiçoar o idioma espanhol

Uma das grandes vantagens de se mudar e trabalhar na Espanha, certamente, está ligada ao fato de aprender ou aperfeiçoar o idioma local. Afinal, ter domínio na língua é um ponto positivo no currículo e que chama a atenção em todo o mercado internacional.

Além disso, comunicar-se em espanhol, quando se está morando na Espanha, abre ainda mais portas e facilita o contato com os nativos e estrangeiros, ampliando a rede de networking e aumentando o surgimento de novas oportunidades.

2. Crescer profissionalmente

Trabalhar na Espanha, seja na sua área de atuação ou não, dá a chance de expandir os seus conhecimentos e se desenvolver profissionalmente. É uma oportunidade de realmente se descobrir em novas áreas, encontrar novas habilidades e viver novas experiências.

3. Ter mais qualidade de vida

Não dá para não mencionar a qualidade de vida na Espanha, que é um país desenvolvido, com ótimo sistema de saúde, alto índice de segurança e que valoriza o trabalho, mas sem deixar de lado os momentos de lazer. A Espanha, de fato, oferece uma ótima qualidade de vida aos moradores, principalmente quando o objetivo é ter uma rotina menos intensa e mais tranquila.

4. Viajar mais

Outra vantagem que merece ser destacada: trabalhar na Espanha significa poder viajar muito pelo país e explorar também os países vizinhos a um preço bem acessível. Já imaginou que incrível?

Sites de emprego na Espanha

Procure sites de emprego para conseguir encontrar vagas para trabalhar na Espanha. Foto: Avel Chuklanov on Unsplash

Agora, você vai conferir os sites de emprego que facilitam a sua busca por um trabalho na Espanha! Confira a lista.

Indeed

O Indeed é um dos sites de emprego mais populares na Espanha, que conta com um buscador que possibilita filtrar uma vaga por horário integral, trabalho para autônomos, emprego para pessoas com deficiência, meio período, etc. O site tem muita oferta de trabalho na Espanha e conta com mais de 100 milhões de usuários. Vale a pena conferir!

Infojobs

Um dos mais acessados sites de emprego por quem deseja trabalhar na Espanha é o Infojobs, que oferece a maior quantidade de oferta de vagas e divulga oportunidades de empresas bastante renomadas no país.

O cadastro é feito de forma gratuita e é possível anexar o currículo em formato Word e editar uma carta de apresentação (que é bem vista pelos espanhóis). Além disso, os candidatos recebem no e-mail alertas de vagas relacionadas ao perfil de cada um.

Infoempleo

O Infoempleo é outro site interessante para buscar vagas de trabalho na Espanha e que permite você salvar o seu currículo. Além disso, no blog da plataforma há boas dicas sobre como avançar na carreira.

Se você quer mesmo trabalhar na Espanha, então comece o quanto antes a se preparar para viver essa experiência da melhor forma possível!

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar