Dicas para buscar vagas de emprego na Irlanda

Dicas para buscar vagas de emprego na Irlanda

Colaborador E-Dublin

4 dias atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Não há muita dificuldade de encontrar vagas de emprego na Irlanda para quem escolhe o país para estudar e trabalhar. Porém, mesmo com o visto de estudante permitindo o trabalho de até 20 horas por semana, é preciso ter uma boa comunicação, um bom currículo e uma postura de interesse para chegar à Ilha Esmeralda e começar o trabalho.

Vale lembrar que, para estudantes estrangeiros, há a possibilidade de trabalho em período integral (full-time), sendo 40 horas semanais, em dois períodos do ano, no verão e inverno: 1º de junho a 30 de setembro (quatro meses) e de 15 de dezembro a 15 de janeiro (um mês).

E para ajudar o intercambista a encontrar vagas de emprego na Irlanda, principalmente nesse período, apresentamos, neste artigo, cinco dicas importantes para se preparar e não perder a oportunidade de trabalhar na Irlanda.

Vamos lá?

Leia mais: Emprego na Irlanda: saiba quais são as vagas disponíveis

Dica 1 – Atualize o seu Currículo

Durante o verão irlandês, estudantes podem trabalhar 40 horas por semana. Foto: Shutterstock

Durante o verão irlandês, estudantes podem trabalhar 40 horas por semana. Foto: Shutterstock

Se você está na Irlanda e já conseguiu alguns trabalhos esporádicos, tudo isso conta como experiência.

Reavalie o seu currículo, veja o que pode ser melhorado e volte à rotina de envio diário. Não sabe por onde começar? Vale dar uma olhada neste artigo especial sobre currículo em inglês.

Também existe um modelo europeu que geralmente é utilizado pelos irlandeses na hora de avaliar um cadidato para vagas de emprego na Irlanda.

Dica 2 – Prepare a sua Cover Letter

Nunca ouviu falar nela? Se você já vive ou está a caminho da Europa, deveria. Assim como o currículo, quase 90% das vagas anunciadas solicitarão a Cover Letter, que nada mais é do que uma Carta de Intenção — uma breve apresentação das suas qualificações, experiência e objetivos.

Aliás, o Edu explica isso com detalhes no vídeo acima. Lembre-se sempre de focar nas suas habilidades que são relevantes para a vaga. Não adianta contar com detalhes sobre os seus 5 anos de experiência em call center se estiver se candidatando para uma vaga de housekeeper ou bartender.

Leia mais sobre cover letter aqui!

Dica 3 – Conecte-se!

Deixe claro que você poderá trabalhar mais horas pelos próximos meses. Foto: Shutterstock

Conversar com amigos, colegas de escola e flatmates sobre vagas de emprego na Irlanda disponíveis é uma forma de conseguir indicação para vagas. Foto: Shutterstock

O networking é tudo. Então, conecte-se com o maior número de pessoas possível. Comente sempre com seus flatmates, seus colegas de turma, amigos e professores. Isso auxilia a obter uma indicação para um novo trabalho ou para um trabalho full-time.

É chegada a hora também de incluir o LinkedIn na sua rotina diária de redes sociais e participar mais ativamente das discussões com as suas conexões.

Leia também: Intercâmbio na Irlanda para estudar, trabalhar e viajar em 2020

Dica 4 – Invista na “panfletagem” do seu CV

Acha isso um processo arcaico? Pois saiba que esse método continua superatual e aumenta muito as suas chances, especialmente para os trabalhos ligados ao setor de hospitality (bares, restaurantes, pubs etc.).

Tenha sempre com você algumas cópias do currículo em mãos, pois, nessa época do ano, é muito comum encontrar vagas anunciadas nas vitrines de lojas e outros estabelecimentos comerciais. Sem falar que dar a cara para bater ou, simplesmente, perguntar se há vagas disponíveis já ilustra a sua proatividade e vontade de pegar no batente.

A primeira impressão é sempre a que fica!

Dica 5 – Não deixe pra última hora!

Um perfil atualizado no LinkedIn é importante para encontrar vagas de emprego na Irlanda! Foto: Marcel De Grijs | Dreamstime.com

A propaganda é a alma do negócio na hora de encontrar vagas de emprego na Irlanda. Por isso, você deve ser o primeiro a alarmar aos quatro cantos que logo você estará disponível para trabalhar full-time. Reforce isso na sua cover letter, nas suas postagens nas redes sociais e, principalmente, quando estiver na rua procurando trabalho.

Com a limitação de trabalho para estudantes, muitos empregadores podem não saber sobre a liberação das 40h no verão e no fim do ano. Então, lembrá-los nunca é demais.

Quanto tempo demora para encontrar vagas de emprego na Irlanda?

Em seu recente Censo, feito em 2021, o E-Dublin perguntou a intercambistas quanto tempo foi necessário para que encontrassem vagas de emprego na Irlanda.

O tempo de obtenção do primeiro emprego segue na faixa de 1 a 3 meses em 2021 para 37% do público. Responderam entre duas semanas e um mês 27%.

Além disso, 79% dos participantes da pesquisa responderam estarem empregados na Irlanda, com 21% desempregados.

 

Veja também

Como montar um currículo para a Irlanda

Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar