Quando começa o verão na Irlanda em 2023?

Quando começa o verão na Irlanda em 2023?

Rubinho Vitti

12 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Assim como outras estações do ano, o verão na Irlanda tem datas diferentes dependendo do calendário que se segue: astronômico, meteorológico ou tradicional irlandês (gaélico).

Ou seja, dependendo da linha escolhida para a definição das estações é possível sentir o verão na própria pele, acompanhando as mudanças de temperatura, pela rotatividade da Terra ou então se basear na tradição milenar gaélica.

Confuso? Um pouco. Mas a gente explica para você entender melhor sobre quando começa o verão na Irlanda.

Quando começa o verão na Irlanda?

Verão na Irlanda chega a 24 a 25 graus em média. Foto: Kseniia Zaitseva on Unsplash

Desde o mês de maio é possível sentir que as temperaturas na Irlanda começam a subir.

O “calor” é assim, bem entre aspas, já que as temperaturas durante o verão na Irlanda não passam muito dos 24, 25 graus.

Mas vale lembrar, por conta das diferenças de latitude, altitude e umidade, por exemplo, temperaturas que no Brasil podem não ser tão quentes, na Irlanda a sensação térmica é bem maior.

Verão na Irlanda segundo os meteorologistas

Os meteorologistas usam o calendário gregoriano para dividir o ano em quatro períodos iguais para ajudá-los na previsão do tempo.

Para eles, o verão irlandês começa em junho e termina no dia 31 de agosto e o outono começa em 1º de setembro, seguindo até 30 de novembro. Em 1º de dezembro, tem início o inverno, que vai até fevereiro. Março a maio é primavera.

Verão na Irlanda segundo a tradição gaélica

O calendário gaélico define as estações do ano de forma diferente.

O verão começa no dia 1º de junho e continua até o final de agosto. O outono começa em 1º de setembro e continua até o fim de outubro, no Halloween. O inverno começa em 1º de novembro e continua até o final de fevereiro. A primavera começa em 1º de março e continua até o final de maio.

Verão na Irlanda segundo os astrônomos

Na astronomia, o solstício de verão no hemisfério norte começa no dia 21 de junho, quando começa o solstício de inverno no hemisfério sul.

Isso significa que o sol atingiu o ponto máximo de aproximação com a terra (no norte) e o mínimo (no sul).

Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!

Verão na Irlanda: o dia mais longo do ano

O verão na Irlanda não é tão quente e as temperaturas podem chegar a 24 graus. Foto: Dimitry Anikin/Unsplash

Mesmo com o pôr-do-sol, às 22h, a claridade chega a permanecer até por volta de até 23h. O mesmo acontece com o nascer do sol, que deixa os dias claros bem antes das 5h.

O dia mais longo da Irlanda geralmente é em 21 de junho, quando o sol nasce às 4h56 e se põe às 21h56, tendo 17 horas de iluminação, aproximadamente.

O verão na Irlanda tem uma temperatura que vai de 16ºC a 20ºC, com picos de 23ºC a 24ºC. Essa é a estação mais seca da Irlanda, mas isso não significa falta de chuva. Como sempre, há dias chuvosos, que frustram os planos de quem vive na Ilha e não vê a hora de tomar um solzinho.

A temperatura recorde da Irlanda de 33,3° C foi registrada em Kilkenny em 1887.

Leia também: 5 caminhadas perfeitas para um dia de verão em Dublin

Embora o sol possa não parecer muito brilhante, ainda é importante usar protetor solar.

Próximos passos para sua viagem

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.

O edublin tem ótimas opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

O guia completo do clima na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email