A histórica visita do papa Francisco à Irlanda em 2018
9 meses atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
A morte do Papa Francisco tem gerado uma comoção na Irlanda, que ainda guarda na memória a sua visita ao país, a primeira de um papa em quase quatro décadas
Francisco visitou a Irlanda em agosto de 2018, por ocasião do Encontro Mundial das Famílias (World Meeting of Families), um importante evento internacional da Igreja Católica dedicado à celebração da vida familiar.
A visita marcou a primeira vez em quase 40 anos que um pontífice pisou em solo irlandês, desde a histórica visita de João Paulo II em 1979.
Visita do papa Francisco à Irlanda

Papa Francisco com o presidente da Irlanda, Michael D. Higgins. Foto: @presidentirl
Durante sua passagem, o Papa participou de vários compromissos públicos e religiosos em Dublin e fez uma peregrinação ao santuário mariano de Knock, um dos locais mais sagrados para os católicos irlandeses.
O ponto alto da visita foi a celebração da missa de encerramento do Encontro Mundial das Famílias, realizada no Phoenix Park, que reuniu aproximadamente 500 mil pessoas – um número significativamente menor do que os 1,25 milhão que participaram da missa de João Paulo II em 1979, evidenciando a mudança no cenário religioso do país.
Crisde na Igreja Católica da Irlanda

Papa Francisco discutiu sobre abuso sexuais da igreja com o primeiro-ministro da época, Leo Varadkar, durante a visita. Foto: Merrion Street
A viagem ocorreu em um contexto sensível para a Igreja Católica na Irlanda, que vinha enfrentando uma profunda crise de credibilidade devido a sucessivos escândalos de abusos sexuais cometidos por membros do clero, muitos dos quais acobertados por décadas.
A frequência às missas e o número de vocações religiosas vinham caindo consideravelmente, refletindo a desilusão de grande parte da população com a instituição.
Os escândalos que abalaram a Igreja Católica na Irlanda envolvem décadas de abusos físicos, sexuais e psicológicos cometidos por padres e membros de ordens religiosas contra milhares de crianças e adolescentes, muitas vezes em instituições como orfanatos e internatos.
Investigações oficiais revelaram a dimensão do problema, expondo abusos sistemáticos desde os anos 1930, encobertos pela Arquidiocese de Dublin. Em todos os casos, ficou evidente que a prioridade da Igreja era proteger sua reputação, não as vítimas.
Em seus discursos, o Papa Francisco abordou com franqueza os escândalos de abuso, expressando “dor e vergonha” pelos crimes cometidos e pela falha das autoridades eclesiásticas em lidar adequadamente com as denúncias.
Ele também se encontrou com vítimas de abuso clerical, ouvindo seus relatos em uma reunião privada, um gesto simbólico e muito aguardado.
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Julgamento de acusado por morte da brasileira na Irlanda acontece três anos após crime em Cork
Notícias
Julgamento de acusado por morte da brasileira na Irlanda acontece três anos após crime em Cork
O julgamento do homem acusado pela morte da brasileira Bruna Fonseca está...
2 dias atrás
-
Previsão do tempo na Irlanda: frio intenso e risco de neve marcam início da semana
Clima
Previsão do tempo na Irlanda: frio intenso e risco de neve marcam início da semana
A previsão do tempo na Irlanda indica um início de semana marcado por frio...
3 dias atrás

























