Aumento de crimes de ódio na Irlanda é impulsionado por racismo e xenofobia

Aumento de crimes de ódio na Irlanda é impulsionado por racismo e xenofobia

Rubinho Vitti

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Pela primeira vez, sentimentos de anti-imigração e racismo se tornaram os principais motivadores de crimes de ódio na Irlanda, de acordo com dados recentes divulgados pela Gardaí, a força policial irlandesa.

No último ano, foram registrados 651 crimes de ódio e incidentes relacionados, marcando um aumento de 12% em comparação ao ano anterior.

Dentre esses crimes, 27% tiveram motivação racista, seguidos por xenofobia em 18% dos casos e LGBTQ-fobia em 16%. As infrações à ordem pública representaram 27% do total, enquanto as agressões compuseram 16% dos casos.

Dublin concentrou a maioria dos incidentes, com mais de 44% dos crimes de ódio ocorrendo na capital.

Relatório da Garda mostra detalhes sobre os crimes de ódio reportados na Irlanda. Imagem: Gardaí

Este é o primeiro ano, desde que o registro desses dados começou há três anos, em que a xenofobia superou a LGBTQfobia como principal motivo, refletindo um aumento do sentimento anti-imigrante no país.

A Gardaí destaca que este crescimento está sendo alimentado por ativistas de extrema-direita, tanto online quanto em protestos públicos, além da disseminação de desinformação e informações falsas deliberadamente espalhadas nas redes sociais.

30% dos LGBTQIA+ evitam locais na Irlanda com medo de agressão

A comunidade LGBTQIA+ também tem se sentido mais vulnerável.

Um estudo da Agência da União Europeia para os Direitos Fundamentais revelou que 30% das pessoas desta comunidade na Irlanda evitam certos locais por medo de agressões.

Como denunciar

A Gardaí enfatiza a importância de continuar denunciando crimes de ódio. As vítimas podem registrar suas denúncias através do site da Gardaí, preenchendo um formulário disponível. Em casos de emergência, os números de contato são 999 ou 112.

A conscientização e a denúncia são fundamentais para combater essa crescente onda de crimes motivados pelo ódio na Irlanda, e a Gardaí continua comprometida em proteger todas as comunidades afetadas.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Onde morar em Dublin?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email