CAPES abre inscrições para Programa de Desenvolvimento Educacional na Irlanda

CAPES abre inscrições para Programa de Desenvolvimento Educacional na Irlanda

edublin Press

7 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

No dia 16 de novembro, terá início o período de inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda, uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O programa oferece uma oportunidade única para educadores brasileiros aprimorarem suas habilidades e conhecimentos em liderança e gestão educacional.

O Edital nº 31/2023, que contém todas as informações necessárias sobre o processo de seleção, foi divulgado pela CAPES em 6 de novembro no Diário Oficial da União.

Este programa de especialização será realizado no Mary Immaculate College (MIC) em Limerick, Irlanda, e está programado para começar em agosto de 2024.

Abaixo, fornecemos detalhes sobre essa emocionante oportunidade de capacitação no exterior.

Como funciona o programa?

Novas regras no visto alteraram o tempo de duração, a permissão de trabalho e as regras para estudar na Irlanda na última década. © Sezer Ozger | Dreamstime.com

Programa do Capes será realizado no Mary Immaculate College (MIC) em Limerick, Irlanda . © Sezer Ozger | Dreamstime.com

O Programa é voltado para educadores que desempenham funções de liderança e gestão educacional, como professores, coordenadores, supervisores pedagógicos, gestores escolares e profissionais das secretarias de Educação.

  • Todos os candidatos devem estar atualmente trabalhando na rede pública de educação do Brasil.
  • Estão disponíveis 28 vagas, uma para cada estado brasileiro e o Distrito Federal, além de uma vaga de ampla concorrência em nível nacional.
  • A formação inclui atividades destinadas a aprimorar a proficiência em língua inglesa e habilidades de redação acadêmica.
  • Após essa fase, os candidatos selecionados viajarão para a Irlanda, onde cursarão um programa de 360 horas que ocorrerá de agosto de 2024 a maio de 2025.

Os interessados devem primeiro atualizar seus currículos na Plataforma Freire antes de acessar o link de inscrição para preencher o formulário e anexar os documentos exigidos.

Uma das exigências para a participação é a comprovação de proficiência mínima na língua inglesa. O prazo para inscrições se encerra em 22 de dezembro.

Leia também: Como funciona a faculdade na Irlanda?

Processo de seleção

O processo de seleção compreende várias etapas, incluindo análises técnica e documental, bem como uma avaliação de mérito e um curso de inglês para fins acadêmicos.

  • Os candidatos selecionados receberão benefícios que incluem passagens aéreas nacionais e internacionais, auxílio-instalação, ajuda de custo mensal, seguro-saúde, hospedagem, alimentação, taxas escolares e materiais didáticos para o curso.
  • A lista dos aprovados será divulgada em maio de 2024.
  • Este programa representa uma oportunidade ímpar para os educadores brasileiros adquirirem conhecimentos e experiências valiosas no campo da educação, ao mesmo tempo em que fortalecem suas habilidades de liderança e gestão.
  • A CAPES e o Ministério da Educação estão comprometidos em promover o desenvolvimento profissional e a excelência na educação no Brasil e no mundo.

Clique aqui para baixar o edital em PDF

Faça intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
edublin Press, Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para [email protected]

Veja também

Como contratar um intercâmbio na Europa


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email