Categories: Gastronomia

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às quais estamos acostumados a encontrar nas casas das famílias brasileiras não estão presentes no país europeu.

Por outro lado, uma infinidade de doces e tipos de carne podem ser encontradas no dia da Ceia de Natal na Irlanda, que aliás acontece sempre no dia 25 de dezembro, e não na véspera.

No artigo de hoje, vamos mostrar um pouco mais sobre essas delícias e, quem sabe, inspirar os leitores a preparar em casa.

Vamos lá?

Continua após a publicidade

As melhores receitas de Natal da Irlanda

As delícias natalinas da Irlanda são verdadeiramente encantadoras, refletindo a rica tradição culinária do país e a atmosfera festiva que envolve a temporada de Natal.

Durante esse período especial, as mesas irlandesas são adornadas com uma variedade de pratos deliciosos, cada um deles carregado de sabores únicos e histórias que ecoam através das gerações.

Christmas Cake

O chamado “Christmas Cake” é tradicional na Ceia de Natal na Irlanda e nada mais é que um bolo com frutas secas. Crédito: Shutterstock

O bolo de Natal dos irlandeses pode ser feito de diversas formas. Alguns podem ser mais pesados, outros mais escuros, mais secos, mais úmidos ou esponjosos.

O importante é manter as frutas secas do recheio, que, muitas vezes, podem ser embebidas em uísque de um dia para o outro, de forma a ficarem ainda mais saborosas.

Para dar o toque final, alguns chefs gostam de fazer um creme amanteigado e passar em volta de todo o bolo e, por fim, salpicar um pouco de amêndoas laminadas e açúcar de confeiteiro. Perfeito para a Ceia de Natal na Irlanda.

Dá para resistir?

Compare os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.

Mince Pies

Mince Pies são vendidas baratinhas nos supermercados e ficam perfeitas na mesa da Ceia de Natal na Irlanda. Crédito: Shutterstock

As mince pies são supertradicionais por toda a Irlanda. Se você for visitar algum amigo irlandês durante a época das festas, certamente essa delícia poderá ser servida.

São tortinhas pequenas, feitas à base de massa podre, farinha de trigo, açúcar e manteiga, recheadas com frutas secas, juntamente a algumas especiarias.

Algumas famílias com crianças têm a tradição de deixar essa torta para o Papai Noel na noite de Natal, com um copo de leite e, claro, sem esquecer das renas, deixando algumas cenourinhas para elas. Mas também pode ser servida durante a Ceia de Natal na Irlanda.

Christmas Pudding

Uva passa também faz parte do Natal irlandês com o Christmas Pudding, prato favorito entre os irlandeses durante a Ceia de Natal na Irlanda. Foto: Shutterstock

Sabe aquela história sobre não ter uvas passas e frutas secas nas festas de fim de ano? Então, isso pode ser difícil de acontecer pela Irlanda.

O Christmas Pudding é bastante rico em especiarias e sabores, mas o mais interessante dessa receita é que pode ser feita meses antes do Natal, sem o risco de estragar. Isso ocorre devido ao álcool presente nele — inclusive, é até mesmo aconselhado que se faça o doce bem antes da data em que ele vai ser consumido, pois assim o sabor ficará mais acentuado.

A sugestão é servir o Christmas Pudding com uma bola de sorvete e chantilly. Yummy!

Boxty

O boxty é uma panqueca onde a batata é principal ingrediente.

O Boxty, uma espécie de panqueca de batata, é uma iguaria que muitos irlandeses consideram um acompanhamento essencial para as refeições festivas.

Feito com batatas raladas, farinha e leite, o Boxty é cozido até ficar dourado e crocante.

Tradicionalmente servido com bacon ou salmão defumado, é uma opção deliciosa e reconfortante para o Natal.

Queijo Irlandês

Queijo feito com Guinness pode ser uma excelente ideia de petisco para a ceia de Natal na Irlanda.

O queijo desempenha um papel importante nas celebrações natalinas da Irlanda. A rica tradição leiteira do país produz uma variedade de queijos excepcionais, desde os suaves e cremosos até os mais intensos e curados.

Durante o Natal, os queijos muitas vezes aparecem como aperitivos ou são incorporados em pratos principais, oferecendo uma experiência sensorial única.

E você sabia que tem até queijo feito com Guinness?

Vinho Quente com Especiarias

O vinho quente, ou “mulled wine”, é feito com frutas e especiarias para consumir na época de festas na Irlanda.

Embora não seja exclusivamente irlandês, o vinho quente com especiarias é uma bebida que aquece os corações durante as festividades natalinas na Irlanda.

Preparado com vinho tinto, especiarias como canela, cravo e anis estrelado, além de frutas cítricas, esta bebida aromática é uma tradição que transcende fronteiras, criando um ambiente acolhedor e festivo.

Ah, se você for pedir um vinho quente por aqui, peça “mulled wine”.

Leia também: Natal na Europa: como os países celebram a festa

Posso comprar itens da Ceia de Natal na Irlanda em supermercados?

Ah! E antes que você se pergunte, todas essas delícias natalinas irlandesas podem ser encontradas nos supermercados com preços bem acessíveis.

Mas, se você quiser entrar de cabeça nessa brincadeira, fica a dica, nenhuma comida é melhor do que aquela em que nós mesmos colocamos a mão na massa e uma pitadinha de amor.

Conta pra gente depois o que achou!

Ouça o E-Dublincast: Diferenças entre o Natal no Brasil e na Irlanda – edublinCast (Ep. 145)

Próximos passos para sua viagem

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

edublin Press

Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para jornalismo@edublin.com.br

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024