Quais são os costumes do Natal na Europa?

Quais são os costumes do Natal na Europa?

Ávany França

11 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

No Hemisfério Norte, a celebração do nascimento de Cristo é igualzinha ao que vemos nos filmes. Tem lareira, árvore natural, enfeites gigantes, o tal do Santa Claus (Papai Noel em inglês) e, de quebra, ainda pode rolar aquela neve (quem sabe!). Mas será que o Natal na Europa é igual em todos os países do continente?

Você faz alguma ideia de qual o lugar do mundo as pessoas vão à sauna para celebrar o Natal? E será que todo mundo comemora o nascimento de Cristo no mesmo dia, o 25 de dezembro? E como é que se fala “Feliz Natal” em diferentes idiomas?

Para quem não sabe muito bem como funciona o Natal na Europa, que tal percorrer essa data tão especial por alguns costumes de países europeus? Tem cada coisa! Você confere tudo neste artigo.

Natal na Irlanda: “Nollaig Shona Dhuit”

Típico almoço de Natal na Irlanda.© Famveldman | Dreamstime.com

Típico almoço de Natal na Europa, com enfeites e muita comida. Foto: Famveldman | Dreamstime.com

Na Irlanda não se comemora o Natal na véspera, como fazemos no Brasil. No máximo, o bom e religioso irlandês vai à missa no dia 24 de dezembro, depois volta para casa, onde não acontece nada de especial.

Só mesmo no dia 25 que rola aquele almoço, com direito a turkey (nosso peru), vinho e umas comidinhas recheadas de passas. Ah, claro, as famílias também se reúnem, mas sem aquela farra do bom e barulhento brasileiro a que estamos acostumados. É o modo mais comum de se celebrar o Natal na Europa.

Leia também: Vai passar o Natal no intercâmbio? Como driblar a saudade de casa?

Natal na Rússia: “S rojdestvôm!

Natal na Rússia é puro açúcar.© Elena Veselova | Dreamstime.com

Natal na Rússia é puro açúcar, mas a data não tem nada a ver com o 25 de dezembro. Foto: Elena Veselova | Dreamstime.com

Natal dia 25? Lá na Rússia, não! A comemoração só rola no dia 7 da janeiro. E a ceia por lá costuma ser bem açucarada, com direito a muito mel, grãos e frutas.

Ah, e não tem peru de natal ou qualquer outro tipo de carne! É completamente diferente. Entre todos os tipos de celebrações do Natal na Europa, esse é o mais incomum.

Natal na Suécia: “God jul”

Se na Rússia o Natal chega com 13 dias de atraso, na Suécia o povo é meio apressadinho. Lá o Natal começa desde o dia 13 de dezembro. Pois é. As celebrações natalinas começam exatamente no dia de Santa Luzia e o povo sai em procissão carregando tochas pelas ruas.

Mas, tirando essas peculiaridades, no mais, comemora-se tudo igual.

Leia também: Luzes de Natal são acesas em Dublin: saiba onde ver

Natal na Finlândia: “Hyvaa Joulua”

Natal na Finlândia é com visita ao cemitério.© James K. York | Dreamstime.com

Natal na Finlândia parece mais com o Halloween, já que eles visitam o cemitério neste dia. Foto: James K. York | Dreamstime.com

Se considerarmos as temperaturas mínimas, até dá para entender a ida básica à sauna, mas comemorar o nascimento de Jesus indo ao cemitério já é um pouco tétrico.

Pois é, o povo finlandês comemora assim, com sauna e visita aos defuntos.

Natal na Inglaterra: “Merry Christmas”

Na Inglaterra o Natal é pura festa. © Barbara Pisiolek | Dreamstime.com

O Natal na Europa é pura festa, mas na Inglaterra pode-se esperar ainda mais glamour. Foto: Barbara Pisiolek | Dreamstime.com

Se você está buscando um Natal milenar, com toda pompa e circunstância e tudo como reza o figurino, vá à Inglaterra, um dos maiores centros de Natal na Europa.

A rainha leva essa coisa de Natal muito a sério. Nas ruas, nos coros, na decoração… o mês de dezembro é, se não o mais importante do calendário, o mais efusivamente celebrado.

Na Alemanha: “Fröhliche Weinachten”

E não é que foi da Alemanha que surgiu essa coisa de enfeitar árvore para o natal? Além dessa curiosidade, os alemães comemoram a data bem cedo, no dia 6 de dezembro.

Por lá, o Santo da vez é o São Nicolau, e é o “próprio” quem distribui prendas natalinas para as crianças. Mas no dia 25 chega a vez do tradicional Papai Noel fazer a festa das crianças. Bom para elas, que ganham em dose dupla :)

Natal na França: “Joyeux Noel”

Carta para o Papai Noel é tradição na França. © Vadim Zakharishchev | Dreamstime.com

Carta para o Papai Noel é tradição na França, assim como outros locais da Europa no Natal. Foto: Vadim Zakharishchev | Dreamstime.com

Os franceses são mesmo engraçados. Sabia que na França existe até lei que obriga que toda carta enviada ao Papai Noel (Papa Noel) seja respondida? É uma das coisas mais fofas que acontece durante o Natal na Europa.

Pois é, lá as crianças põem mesmo a meia na lareira e esperam no dia de Natal receber os “dons” do tal Papa: geralmente docinhos, nozes e brinquedos, “bien sûr”.

Natal na Espanha: “¡Feliz Navidad!”

Natal na Espanha é parecido com o nosso. © Natalia Kirichenko | Dreamstime.com

Natal na Espanha é parecido com o brasileiro, mais festivo e religioso, mas ainda assim está dentro do comum em se tratando de Natal na Europa. Foto: Natalia Kirichenko | Dreamstime.com

Espanhol é festeiro e não seria diferente no Natal, que é comemorado com cortejo, distribuição de guloseimas, presépio vivo e troca de presentes. Na véspera, a família se reúne, troca prendas, fazem a ceia e assistem todos juntos à missa de Natal.

Já as crianças, coitadas, têm que esperar até o dia 6 de janeiro para receber seus presentes, pois lá, os mimos são trazidos pelos 3 Reis Magos.

Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Stock Photos via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar