Condutas proibidas na eleição para presidente do Brasil na Irlanda

Condutas proibidas na eleição para presidente do Brasil na Irlanda

Rubinho Vitti

3 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O primeiro turno das eleições está chegando e acontece no domingo, 2 de outubro de 2022. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou uma cartilha onde explica, entre outras coisas, quais são as condutas proibidas no dia da votação.

Brasileiros aptos a votar no exterior também devem seguir as mesmas regras impostas no Brasil. Em 2022, a novidade é a proibição do porte de aparelhos telefônicos e fotográficos na cabine de votação.

“Mesmo no exterior, o crime poderá ser reportado à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público no Brasil”, diz o texto da cartilha.

De acordo com a Embaixada do Brasil em Dublin, que realiza a eleição na Irlanda em parceria com o TSE e o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, haverá fiscalização durante o processo de votação.

Tradução Juramentada Online

A Embaixada afirmou que “qualquer perturbação da ordem será coibida com apoio da An Garda Síochána (polícia irlandesa)”.

Vale lembrar que o número de eleitores brasileiros aptos a votar na Irlanda é de 11.946 votantes, um crescimento de 500% entre 2018 e 2022.

Condutas proibidas no dia das eleições

Celulares, câmeras fotográficas, filmadoras e outros disponitivos de gravação estão proibidos no momento do voto, na urna eletrônica. Foto: Priscilla Du Preez on Unsplash

São muitos os itens descritos na Cartilha das Eleições 2022 do TSE. O manual ressalta a proibição da chamada “boca de urna”, que é a publicidade política explícita nas seções eleitorais, entre outros pontos.

No entanto, o TSE permite a “manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos”.

O que é proibido no dia das eleições:

  • Boca de urna – tentativa de convencer eleitores a votar em determinado candidato ou partido no dia do pleito na seção eleitoral
  • Distribuição de santinhos, broches, camisas, bandeiras e outros materiais de candidatos e partidos
  • Portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação
  • Aglomeração de pessoas com vestuário padronizado de partido ou candidato ou bandeiras, broches, dísticos e adesivos
  • Promoção de comícios e carreatas
  • Uso de alto falantes e amplificadores de som
  • Propagação de conteúdo na internet, em sites de candidatos e partidos, e-mails, sites de mensagens instantâneas e redes sociais

Veja o guia das eleições para presidente do Brasil na Irlanda. 

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Faça seu orçamento de intercâmbio com um só clique!
Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email