Coronavírus na Irlanda: 2 mil pessoas têm benefícios cortados após viagem ao exterior

Coronavírus na Irlanda: 2 mil pessoas têm benefícios cortados após viagem ao exterior

Rubinho Vitti

5 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Beneficiários do PUP (COVID-19 Pandemic Unemployment Payment), oferecido pelo governo irlandês para aqueles que perderam seus empregos durante a pandemia ou estão temporariamente afastados, perderam seus benefícios após viajarem para fora da Irlanda. São mais de duas mil pessoas computadas pelo governo.

O E-Dublin publicou nesta semana sobre a possibilidade da perda do benefício para aqueles que o recebem se houver viagem ao exterior. Porém, até então, eram apenas 140 casos. Agora, com nova checagem no aeroporto, o número aumentou cerca de 20 vezes.

Governo fez checagem com aeroportos para identificar passageiros que recebiam o auxílio, mas que haviam saído do país. Foto: Dublin Airport

De acordo com reportagem do Irish Times, a maior parte dos casos está ligada a pessoas que deixaram o país permanentemente. Quem morar na Irlanda e estiver recebendo o auxílio, mas quer viajar, pode aplicar novamente para o PUP ao retornar à ilha.

Vale lembrar que quem está trabalhando sob o Temporary COVID-19 Wage Subsidy Scheme, esquema em que o governo auxilia as empresas a pagarem seus funcionários, não entra nessa regra da viagem, pois já está empregado.

Tradução Juramentada Online

Leia também: Governo dará desconto para quem passar férias na Irlanda

Interrupção pode ser ilegal

Ainda de acordo com o Irish Times, uma reportagem mostrou que a interrupção do pagamento do PUP por causa de viagens ao exterior pode ser considerada ilegal, já que fere o direito de ir e vir do cidadão.

Segundo o especialista entrevistado pelo jornal, a regra imposta pelo governo é legalmente fraca.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Faça seu orçamento de intercâmbio com um só clique!
Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email