Pancake Tuesday: o dia de comer panquecas na Irlanda

Pancake Tuesday: o dia de comer panquecas na Irlanda

Rubinho Vitti

6 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Pancake Tuesday é uma forma de celebrar este prato tão adorado pelos irlandeses, a panqueca. Mas sua história é mais significante que apenas uma desculpa para comer essas delícias.

Como quase todas as datas comemorativas existentes têm um “background” religioso, não seria diferente com o Pancake Tuesday.

Em 2021, a Pancake Tuesday cai nesta terça, dia 16 de fevereiro. Mas por que será que existe uma terça-feira específica na Irlanda para comer panquecas?

Por que a Pancake Tuesday é celebrada na Irlanda?

Pancake Tuesday é tradicional na Irlanda e é celebrada antes da Quarta-feira de Cinzas. Foto: Foodie Flavours/Unsplash

Como dissemos, a Pancake Tuesday tem a ver com religião. Essa data está diretamente ligada ao período da Quaresma e pode ser encontrada pelo resto dos países europeus, também conhecida como Shrove Tuesday e ainda Mardi Gras. Esses dois termos, no Brasil, podem ser traduzidos como a Terça-Feira de Carnaval.

Assim como o Carnaval, as terças-feiras anteriores à Quarta-Feira de Cinzas são uma forma de esbanjar — seja em festa ou em comilança — antes de entrar no período de jejum da Quaresma.

Mas por que a panqueca? Na Irlanda, os ovos eram proibidos durante a Quaresma e, por isso, todos os que estavam nas dispensas das casas precisavam ser utilizados até a terça-feira. E qual prato mais fácil e rápido (e delicioso), que utiliza um grande número de ovos para cozinhá-lo? Sim, panquecas!

Carnes também eram proibidas no período de jejum, por isso mesmo os fazendeiros sacrificavam seus animais para um grande banquete, fazendo questão que nenhum outro morador próximo às suas propriedades ficassem sem alimento.

Além de ovos e carnes, casamentos eram proibidos durante a Quaresma. Por isso, a noite de terça-feira pré Quarta-Feira de Cinzas também era tradicionalmente cheia de “casórios”. A data tem ainda muitas outras histórias e “bizarrices” que a RTÉ conta nesta matéria.

Leia também: Comemore o Carnaval com panquecas

Melhores lugares para comer panquecas em Dublin

Claro que a panqueca é um dos pratos mais tradicionais entre os irlandeses e, por isso, na Pancake Tuesday a receita é disputadíssima entre os restaurantes.

O E-Dublin selecionou quatro locais especiais da capital irlandesa para degustar essa especiaria dos deuses. Claro, em época de lockdown na Irlanda, nem todos os estabelecimentos estão funcionando no momento ou funcionam por meio de delivery ou takeaway. Por isso, é importante checar antes de fazer o pedido.

PÓG

PÓG é um dos locais mais conhecidos em Dublin para comer panquecas. Foto: Divulgação

Eleito por muitos sites o número um em panquecas na Irlanda, o PÓG tem várias opções de panquecas que incluem a mistura de ingredientes, desde chocolate, marshmallow, frutas, cereais e biscoitos com nutella, iogurte, mel e syrup. É só escolher os ingredientes e montar sua panqueca personalizada.

McDonald’s

McDonald’s terá um dia inteiro de panquecas para o Pancake Tuesday. Foto: Divulgação

Sim, você leu direito. O McDonald’s Ireland fará uma promoção especial na Pancake Tuesday, oferecendo aos clientes de todo o país panquecas o dia inteiro. Os 95 restaurantes do McDonald’s Irlanda venderão panquecas com calda por € 3,40. Elas estarão disponíveis das 5 da manhã até a meia-noite

Balfes

Pelo menos três opções de panquecas estão no cardápio do Belfes. Entre elas estão com damasco, greek yogurt, laranja, mel e pistache, ou então panqueca de aveia com nozes, bananas e outros ingredientes. Tem também a exótica mistura de bacon com blueberries e syrup. A ideia do local é oferecer café da manhã saudável e com ingredientes artesanais irlandeses. O Balfes atende a requisitos alimentares específicos e oferece muitas opções sem glúten ou veganos e vegetarianos no menu, incluindo as famosas panquecas.

Lemon Jelly

Localizado em uma rua movimentada, o Lemon Jelly oferece panquecas doces e salgadas em seu menu de café da manhã e brunch. Além da boa comida, a atmosfera é amigável para relaxar, conversar e observar as pessoas em uma área super cool de Dublin.

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar