Conheça 36 curiosidades sobre a Áustria

Conheça 36 curiosidades sobre a Áustria

Wéverton Rodrigues

5 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você conhece algum país da Europa? Para quais deles você mais tem vontade de ir? O Velho Continente é alvo constante das investidas turísticas de gente do mundo todo. Afinal, nada como conhecer um verdadeiro berço de descobertas e curiosidades. Foi por isso que eu resolvi destacar, neste artigo, as principais curiosidades sobre a Áustria para você conhecer melhor o país.

Situada na região central da Europa, a Áustria é um daqueles países que suscitam a curiosidade de muitas pessoas. Apesar de não ser tão popular quanto países como Alemanha e Inglaterra, por exemplo, ele se destaca no cenário turístico não só da Europa, mas também do mundo todo.

E aqui você vai entender as razões para isso!

Apesar de ser conhecida principalmente pelas paisagens incríveis, monumentos históricos e estações de esqui (está acima de 300 metros de altitude), há muito para se conhecer a respeito da Áustria!

36 curiosidades sobre a Áustria

Photo by A Rosara on Unsplash

É inegável que o patrimônio histórico e cultural é um dos seus principais valores. Mas o que dizer também do pequeno país que tem como língua oficial o alemão, conta com a maior caverna de gelo do mundo e, ainda, que deu ao mundo nomes como Mozart e Sigmund Freud…?

Bem, essas são apenas algumas das principais curiosidades sobre a Áustria que eu reuni para apresentar neste artigo. Para saber mais, continue aqui comigo!

Nome oficial da Áustria

Uma das coisas mais importante quando se pretende conhecer um país é entender um pouco sobre as suas origens. Por isso, nada mais coerente do que saber o nome oficial da Áustria: República da Áustria (em alemão, Österreich ou Republik Österreich).

E essa é apenas a primeira das 36 curiosidades sobre a Áustria.

Idioma oficial da Áustria

Muito se tem dúvida sobre a língua oficial da Áustria. E por mais que muitas pessoas pensem que o “austríaco” é a língua materna do país, na verdade, o alemão (austríaco) é o idioma oficial.

Em todo o mundo, mais de 120 milhões de pessoas têm o alemão como língua materna. Inclusive, ela é a mais falada na União Europeia. E não só é língua oficial da Áustria, como também da Bélgica, de Luxemburgo e, claro, da Alemanha.

Inclusive, o alemão austríaco criou vários pequenos dialetos de acordo com a região ou distrito.

O inglês é ainda bastante falado pelos austríacos. O terceiro idioma oficial é o francês. Além do alemão, são considerados idiomas regionais o croata, o húngaro e o esloveno.

Uma curiosidade bastante interessante e particular da língua é, por exemplo, quando se vai pedir uma sacola no caixa do supermercado. Enquanto muitos falam “Tüte”, outros falam “Sackerl” e a troca pode gerar, até mesmo, um olhar diferente de quem atende.

Leia também: 24 curiosidades sobre a Nova Zelândia

Moeda oficial da Áustria

A moeda oficial da Áustria é, desde 1999, o Euro. O principal motivo é o fato de o país ter começado a fazer parte da União Europeia em 1995. Sua moeda oficial, anteriormente, era o xelim austríaco.

Na moeda de 1 euro, é possível encontrar o rosto de Wolfgang Amadeus Mozart. Já na moeda de 2 euros, você verá a pacifista Bertha von Suttner.

População da Áustria ultrapassa 8 milhões de habitantes

De acordo com o censo de 2020, a população é de cerca de 8,917 milhões. Ela é formada em sua grande maioria por austríacos. Além disso, iugoslavos, turcos e alemães representam outra parcela. Veja como está distribuída a população austríaca:

  • 93,4% de austríacos
  • 2,5% de iugoslavos
  • 1,5% de turcos
  • 0,7% de alemães
  • 1,9% outros

Quanto à etnia, a população da Áustria apresenta origem majoritariamente alemã, mas tem também origem croata, ucraniana, húngara, turca e eslovena.

Áustria tem uma das bandeiras mais antigas do mundo

Bandeira da Áustria foi criada no século 12. Imagem: reprodução

Outra curiosidade sobre a Áustria é a sua bandeira, uma das mais antigas do mundo (ao lado da bandeira da Dinamarca). Ela foi criada lá no século XII, mas passou a ser adotada apenas no ano de 1945. O desenho foi feito pelo duque Frederico II.

A bandeira é formada por três partes horizontais do mesmo tamanho, as exteriores são vermelhas e a central, branca.

De acordo com informações, as cores da bandeira fariam referência ao período das Cruzadas Medievais: branco = uniforme; vermelho = uniformes com sangue.

Leia também: Guinness: curiosidades interessantes sobre a cerveja irlandesa

Áustria é menor que o estado de Santa Catarina

O território da Áustria é de 83.879 km². Isso quer dizer que o país é menor, até mesmo, do que o estado de Santa Catarina. As áreas urbanas concentram a maior parte da população, enquanto uma pequena parte vive na área rural.

É a presença dos Alpes, cobrindo cerca de 62% de seu território, que faz da Áustria um país montanhoso.

Áustria faz fronteira com oito países

Entre as curiosidades sobre a Áustria está ter suas divisas com oito países. Foto: Leyre . on Unsplash

O país faz fronteira com Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Itália, Suíça e Liechtenstein.

Em tempo, uma curiosidade sobre a Áustria bastante interessante é que o país não tem acesso ao mar.

Áustria é a capital mundial da música erudita

Você sabia que Viena é conhecida como a capital mundial da música erudita? Essa é, particularmente, uma das curiosidades da Áustria que eu achei mais interessante.

As tradições seculares da música austríaca foram muito bem preservadas e, por isso, nada mais justo do que nomear o país com essa honraria, especialmente porque, do século XVII em diante, Viena foi referência máxima de identidade musical e cultural para músicos em todo o continente europeu.

O Theater an der Wien, por exemplo, recebeu muitas obras de Bethoven. Ele foi construído em 1801.

Restaurante mais antigo do mundo fica na Áustria

St. Peter Stiftskeller | Discover Germany, Switzerland and Austria

Restaurante St. Peter Stiftskeller fica localizado em Salzburgo. Foto: Divulgação

Você sabia que o restaurante mais antigo do mundo está localizado em Salzburgo? O St. Peter Stiftskeller ainda está em funcionamento e eu tenho certeza de que essa é uma das curiosidades sobre a Áustria que você iria adorar saber.

Fundado em 803, o estabelecimento é uma das atrações turísticas que mais chamam a atenção no país. Vale a pena visitar o local e conhecer a especialidade da casa: a Tafelspitz (carne de panela com maçã e raiz forte).

Um dos maiores cemitérios do mundo fica na Áustria

É o Cemitério Central de Viena. Com mais de 3.000.000 de pessoas enterradas em 330.000 túmulos e mais de 2,5 km², ele foi inaugurado em 31 de outubro de 1874.

Leia também: 10 curiosidades sobre o condado de Dublin

18º melhor sistema de ensino do mundo

Outra super curiosidade sobre a Áustria é o fato de ela ter sido considerada o 18º melhor sistema de ensino do mundo, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Ao todo, são 56 universidades: 22 públicas, 13 privadas e 21 de ciências aplicadas.

Áustria é sexto país mais sustentável do mundo

A Forbes elegeu a Áustria como o 6º país mais sustentável do mundo.

Áustria tem 20% de agricultura ecológica

Um dos grandes destaques da Áustria é na área da sustentabilidade, na qual ela é líder no continente. Mais de 20% de suas terras são cultivadas em agricultura ecológica, promovendo a distribuição de alimentos orgânicos.

Uso de energia renovável

Outra curiosidade sobre a Áustria que chama bastante atenção faz referência ao combate ativo contra a energia nuclear. Desde 1978, o país faz uso de energia renovável. Hoje, essa porcentagem é 87% do consumo.

Áustria venceu edição do Eurovision de 2014

Nascido em Gmunden, na Áustria, Conchita Wurst é uma drag queen cantora que venceu o concurso do festival Eurovisão da Canção, em Copenhague, Dinamarca, em 2014.

Duas Olimpíadas de Inverno foram sediadas na Áustria

Em duas oportunidades, a saber, em 1964 e em 1976, as Olimpíadas de Inverno aconteceram na Áustria.

Maior caverna de gelo do mundo

“Mundos dos Gigantes de Gelo”… esse é o significado de “Eisriesenwelt”, palavra que dá nome à maior caverna de gelo do mundo, localizada ao sul de Salzburgo, a uma distância de cerca de 40 km, dentro da montanha Hochkogel, na seção Tennengebirge dos Alpes.

Sim, ela é acessível e está situada na Áustria. São mais de 42 km de comprimento. Todos os anos, mais de 200.000 pessoas visitam a caverna natural de calcário e gelo que está situada em Werfen, na Áustria.

Esqui é esporte mais popular do país

O esqui é o esporte mais popular da Áustria. Foto: Markos Mant on Unsplash

O esqui é mais uma curiosidade sobre a Áustria por ser o esporte mais popular do país, praticado há mais de 100 anos.

O país ser coberto pelos Alpes é um dos maiores incentivadores disso.

Cenário de A Noviça Rebelde

Foi na cidade de Salzburgo que o musical A Noviça Rebelde teve cenas rodadas. Mais uma das curiosidades sobre a Áustria que você provavelmente não sabia. O musical é baseado na história da família von Trapp.

Competição de bolos

Que a Áustria é o país da confeitaria, muita gente sabe. Os austríacos são fascinados por doces. O que muitas pessoas não sabem, porém, é que o país tem competição de bolos. É isso mesmo!

A tradição, inclusive, já dura alguns séculos. As competições buscam premiar as melhores tortas da região. E isso acontece em muitas cidades austríacas.

Então, aqui vai uma dica: não deixe de provar o bolo mais famoso do país, que é o de chocolate Sachertorte de Viena.

Red Bull é da Áustria

Em 1984, Dietrich Mateschitz, empresário austríaco, descobriu a bebida que ganharia o mundo e que se destacaria como a maior marca de energético criada. Sim, a Red Bull tem origem austríaca!

Apfelstrudel é doce criado na Áustria

Esse doce que tem uma massa fina é uma das iguarias mais populares hoje da Áustria e lá foi criado. Crocante e com bastante recheio de maçã, o apfelstrudel é popular desde o século XVIII.

“Strudel” é uma palavra alemã e significa “redemoinho”.

Spittelau: incinerador de resíduos projetado por austríaco

Uma das mais interessantes curiosidades sobre a Áustria é, sem dúvidas, a existência do Spittelau, como é conhecido o famoso incinerador de resíduos, em Viena, projetado pelo arquiteto e pintor Friedensreich Hundertwasser.

Nas paredes do edifício, é possível encontrar mosaicos coloridos e cúpulas douradas. O local sempre chama muito a atenção dos turistas.

Brinde austríaco

Um costume bastante curioso e que, com certeza, configura como uma interessante curiosidade sobre a Áustria é olhar nos olhos enquanto se brinda. Isso porque não fazê-lo é considerada uma atitude grosseira.

Então, já sabe, né, se for brindar com um austríaco, não desvie o olhar dele!

Esqui nas escolas

Como as práticas de esqui são comuns já na infância de um austríaco, é muito difícil encontrar um morador local que não saiba esquiar. Na escola, esse tipo de aula é quase uma obrigação para todas as idades.

Dois beijinhos

Para os austríacos, um bom cumprimento é o que inclui abraçar a pessoa e, ainda, dar dois beijinhos em seu rosto. Sendo amigo ou não, provavelmente essa será a forma que uma pessoa nascida na Áustria vai cumprimentar.

Leia também: 12 curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

Austríacos verificam suas próprias fezes

Mas como? Eu explico: nos vasos sanitários comuns na Áustria é possível observar uma pequena superfície. É nela que as fezes ficam temporariamente antes de irem para o esgoto. Assim, os austríacos conseguem verificar a própria saúde intestinal (ou, até mesmo, colher material para algum exame).

Caixa de supermercado

Uma das curiosidades sobre a Áustria é que os austríacos têm pressa especificamente em uma situação: no caixa do supermercado. Isso porque a intenção é acelerar ao máximo o processo para liberar a fila e, assim, não atrasar as pessoas em seus possíveis compromissos.

Imposto para cachorro

Sim, na Áustria os cachorros pagam imposto. Independentemente da raça do animal, você tem obrigação de pagar o valor que, em média, é €72 euros. Caso você tenha mais de um, o valor médio é de €105 euros por cada um subsequente.

Hortas comunitárias

As hortas comunitárias são bastante comuns em Viena, capital da Áustria. O costume é, inclusive, organizado por uma associação da prefeitura. O projeto recebe, ainda, suporte financeiro para continuar viável para todos que participam.

Viena: entre as melhores cidades do mundo para viver

Que a capital do país é Viena, não é necessariamente uma curiosidade sobre a Áustria que ninguém saiba. Mas que ela, apesar de não ser tão reconhecida como Londres, Paris e Berlim, por exemplo, é uma das melhores cidades do mundo para se morar, disso você não sabia.

A segurança em Viena é uma das melhores de toda a Europa. A cidade, inclusive, já contou com moradores como Mozart e Freud.

O The New York Times elegeu, em 2012, a capital austríaca como um dos 45 lugares mais interessantes do mundo para conhecer, o que comprova ainda mais a tese.

Por outro lado, Viena é, de acordo com a empresa de finanças UBS, uma das 10 cidades do mundo mais caras para turistas. A pesquisa foi realizada no ano de 2011. Então, fique de olho caso queira conhecer a cidade!

Polo estudantil em Graz

E por falar em cidades boas para se morar, eu não poderia deixar de destacar outras ótimas opções pelo país, como é o caso de Graz, um polo estudantil austríaco (mais de 44 mil estudantes). A cidade que recebeu o título de “Capital Cultural da Europa”, no ano de 2003, conta com seis universidades.

Graz foi construída ao redor de um antigo castelo, no alto de uma montanha, chamado Schlossberg. E foi na 2ª maior cidade da Áustria, inclusive, que Arnold Schwarzenegger nasceu.

País membro da União Europeia

A Áustria tornou-se um país membro da União Europeia no ano de 1995. O país é, porém, um dos 6 da UE que não fazem parte da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Economia em desenvolvimento

A inserção no bloco da União Europeia trouxe um crescimento econômico gigante para a Áustria.

A principal força do país vem da área industrial, especialmente por meio da fabricação de equipamentos eletroeletrônicos e elétricos, automóveis, instrumentos ópticos e produtos químicos, além de produtos alimentícios, bebidas, cimento, vidro, ferro e aço.

Sede da ONU

Uma das curiosidades mais interessantes da Áustria é sobre a ONU (Organização das Nações Unidas). É em Viena que está situada uma das quatro sedes principais das Nações Unidas (a terceira a ser criada). Ele fica no Centro Internacional de Viena, na capital austríaca. Ele foi estabelecido assim no ano de 1980

Lista de músicos e personalidades austríacas

File:Wolfgang-amadeus-mozart 1.jpg - Wikimedia Commons

Mozart é uma das personalidades austríacas mais conhecidas do mundo. Imagem: reprodução

É bem verdade que na Áustria nasceram algumas das personalidades mais notáveis da história, tanto da música quanto do campo intelectual. Isso porque o país foi o berço de pessoas como Mozart, Haydn, Strauss e Schubert, alguns dos maiores representantes da música erudita.

Wolfgang Amadeus Mozart

Wolfgang Amadeus Mozart, por exemplo, que viveu apenas 35 anos, foi responsável por compor mais de 30 concertos e 20 óperas.

Joseph Haydn

Representante do “classicismo vienense”, é tido como uma das principais figuras na música erudita em toda a história. Na “Trindade Clássica Vienense”, Haydn está junto de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven.

Johann Strauss

Compositor de surpreendentes centenas de valsas, Johann Strauss é mais um austríaco que marca a história da música com a sua genialidade.

Franz Schubert

Franz Schubert é, ainda, outro grande representante da música austríaca. O compositor marcou época no fim do classicismo com cerca de seiscentas peças musicais. As óperas e as sinfonias foram os seus principais destaques.

Ludwig Wittgenstein

Outra personalidade nascida na Áustria foi o filósofo Ludwig Wittgenstein, que teve grandes contribuições intelectuais, especialmente na filosofia da linguagem e da mente.

Sigmund Freud

Outra que merece a menção aqui é Sigmund Freud, austríaco nascido no ainda Império Austríaco, em 1856. O neurologista morou na capital Viena e foi, ao longo da carreira, um dos cientistas mais influentes do século XX. Suas contribuições se destacam, sobretudo, no campo da medicina e da psicologia, tendo ainda colaborado diretamente na literatura, na filosofia e na política.

Arnold Schwarzenegger

O já mencionado Arnold Schwarzenegger também nasceu no país. O ex-governador da Califórnia, que marcou o mundo do fisiculturismo por anos, nasceu em Thal, no dia 30 de julho de 1947.

Gregor Mendel

Outro importante nome austriaco que contribuiu diretamente com os avanços da ciência é Gregor Mendel, biólogo nascido no Império Austro-Húngaro. Seus trabalhos envolvendo ervilhas são amplamente conhecidos. Ele é tido como o pai da genética.

Andreas Nikolaus Lauda (Niki Lauda)

E para falar de um destaque mais contemporâneo, o automobilista Niki Lauda. O muito conhecido piloto austríaco foi diretor da equipe Mercedes GP de Fórmula 1. Ele nasceu no dia 22 de fevereiro de 1949, em Viena, capital da Áustria.

Josef Madersperger

1818 foi o ano em que a primeira máquina de costura foi criada no mundo. A autoria é do austríaco Josef Madersperger.

Bertha von Suttner

Bertha von Suttner, austríaca nascida no Império Autro-Húngaro em 9 de junho de 1843, foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Esse feito aconteceu em 1905. Ela foi escritora, pacifista e compositora.

Adolf Hitler

Mas nem só de orgulho é marcado o país. Fatidicamente, uma das curiosidades da Áustria é que foi lá que nasceu Adolf Hitler, ditador alemão responsável direto pelo morte de milhões de judeus durante a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

Veja também

Guia completo sobre acomodação na Irlanda

Wéverton Rodrigues,

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar