Quais são as diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda

Existem diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda?

Sim! Assim como no Brasil, a celebração da Páscoa é um dos feriados religiosos mais importantes na Irlanda. Mesmo assim, existem algumas diferenças na maneira como os irlandeses e brasileiros comemoram essa data.

Mas se existem diferenças, também há similaridades. Por exemplo: ovos de chocolate estão nas prateleiras irlandesas e muito do que é celebrado nas igrejas cristãs brasileiras também pode ser encontrado na Irlanda.

Porém, não se fala em bacalhau na Irlanda nesta época do ano e existe, até, um cunho mais político durante a Páscoa na República.

Continua após a publicidade

Neste artigo, falamos mais sobre as diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda.

Confira algumas delas!

Diferenças da Sexta-feira Santa no Brasil e na Irlanda

Além das diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda, há as similaridades. Foto: Vadims Puzdrans | Dreamstime

Apesar de as celebrações da Páscoa na Irlanda também terem início na Sexta-Feira Santa, ao contrário do Brasil, esse dia não faz parte do calendário de feriados nacionais.

Muitas pessoas aproveitam a data para fazer uma faxina pesada, preparando a casa para as celebrações em família que acontecem no Domingo de Páscoa. Nesse dia, também há o costume de comprar roupas novas para a missa de Páscoa.

Outro fator marcante é que, desde 2018, os pubs estão autorizados a funcionar durante a Sexta-feira Santa, aqui chamada de “Good Friday”. Até então, tais estabelecimentos permaneciam fechados, já que a comercialização de bebidas alcoólicas nessa data era proibida.

A aprovação da nova lei tem como principal objetivo beneficiar a indústria do turismo no país, já que muitos estrangeiros visitam a ilha nessa época do ano e não estão habituados a essa tradição irlandesa.

Entre as diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda, está o lado político. Vale lembrar que o famoso Acordo da Sexta-Feira Santa foi firmado justamente nesta época, e representa a paz entre República da Irlanda e Irlanda do Norte.

No Brasil, o feriado de Sexta-feira Santa é diferente. Em algumas regiões do país, a data é marcada por apresentações teatrais ao ar livre, com a encenação da Paixão de Cristo. Algumas cidades se destacam, também, pela confecção de tapetes de flores e serragem. Essa é uma tradição do século 18 mantida até hoje, preparando as ruas para receber as procissões.

Leia também: Principais feriados na Irlanda

Bacalhau como prato principal no Brasil. Na Irlanda é diferente?

Bacalhoada é uma das diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda. Foto: Paulo Vilela | Dreamstime

Uma tradição no Brasil, que é uma das diferenças nesta época de Páscoa na Irlanda, é a realização dos grandes almoços de família na Sexta-feira Santa, com pratos à base de bacalhau e outros peixes.

Aliás, o bacalhau, como o conhecemos no Brasil, não faz parte da gastronomia irlandesa. Por aqui, ele se chama “cod” e é consumido na versão fresca ou empanado — é ele, inclusive, o peixe na maioria dos “fish and chips” que você encontra por aqui.

Cartões de Páscoa, tradição irlandesa

Entre as diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda, está a entrega de cartões durante essa época do ano na ilha. Imagem: Reprodução/Greeting Cards

Se tem uma coisa que os irlandeses adoram é dar e receber cartões. Por aqui, eles são utilizados para praticamente todas as ocasiões. É claro que na Páscoa não poderia ser diferente. Nessa data, muitos irlandeses aproveitam para enviar a lembrança a familiares e amigos próximos.

Ovos de Páscoa: chocolate ou ovos de galinha?

Diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda: famílias irlandeas têm o costume de pintar ovos de galinha Foto: Jennifer Barrow | Dreamstime

Algumas famílias irlandesas mantêm a tradição de pintar a casca de ovos de galinha cozidos para celebrar a data. Eles podem ser escondidos pela casa, e as crianças são convidadas a participar de uma caça aos ovos. No final, eles são substituídos por ovos de chocolates, mas que na Irlanda são bem mais simples e não invadem os supermercados como no Brasil.

No Brasil, a data é marcada pela troca de ovos de chocolate, que estão aos montes nos principais mercados. E como a criatividade brasileira não deixa a desejar, atualmente é possível encontrar ovos de Páscoa dos mais diversos sabores — eles vão dos clássicos de chocolate ao leite ou meio amargo a opções com recheio de caipirinha, pudim, trufas e muitos outros — até versões salgadas, como o ousado ovo de coxinha, que já foi motivo para viralizar fotos e vídeos na internet em outros anos.

Outro item importante que marca as diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda é que, no Brasil, presentear alguém com ovos de Páscoa pode custar uma verdadeira fortuna, enquanto na Irlanda os preços são mais convidativos.

Segunda de Páscoa: feriado irlandês

Na Irlanda, as comemorações da data se estendem até segunda-feira, que é feriado nacional no país. Esse dia, geralmente, é marcado por uma série de eventos especiais para toda a família. Além disso, são promovidas algumas caças a ovos de Páscoa para as crianças.

Outro destaque da data é a celebração anual do Easter Rising, evento histórico que deu início ao processo de independência da Irlanda do Reino Unido.

Que tal passar a próxima Páscoa na Irlanda?

Agora você já sabe que existem diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda. Mas você já imaginou ver tudo isso mais de pertinho?

Se seu sonho é fazer um intercâmbio na Irlanda, o edublin pode ajudar.

Com o Mega E-Book Como planejar seu Intercâmbio – Irlanda você terá mais de 100 páginas detalhadas com todas as etapas mais importantes para a organização da sua viagem, desde a primeira ideia e escolha do seu destino até a chegada à Ilha Esmeralda.

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024