Quais são as diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda

Quais são as diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda

Elizabeth Gonçalves

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Existem diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda?

Sim! Assim como no Brasil, a celebração da Páscoa é um dos feriados religiosos mais importantes na Irlanda. Mesmo assim, existem algumas diferenças na maneira como os irlandeses e brasileiros comemoram essa data.

Mas se existem diferenças, também há similaridades. Por exemplo: ovos de chocolate estão nas prateleiras irlandesas e muito do que é celebrado nas igrejas cristãs brasileiras também pode ser encontrado na Irlanda.

Porém, não se fala em bacalhau na Irlanda nesta época do ano e existe, até, um cunho mais político durante a Páscoa na República.

Neste artigo, falamos mais sobre as diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda.

Confira algumas delas!

Diferenças da Sexta-feira Santa no Brasil e na Irlanda

Feriado de Páscoa é amplamente comemorado no Brasil e na Irlanda. Foto: Vadims Puzdrans | Dreamstime

Além das diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda, há as similaridades. Foto: Vadims Puzdrans | Dreamstime

Apesar de as celebrações da Páscoa na Irlanda também terem início na Sexta-Feira Santa, ao contrário do Brasil, esse dia não faz parte do calendário de feriados nacionais.

Muitas pessoas aproveitam a data para fazer uma faxina pesada, preparando a casa para as celebrações em família que acontecem no Domingo de Páscoa. Nesse dia, também há o costume de comprar roupas novas para a missa de Páscoa.

Outro fator marcante é que, desde 2018, os pubs estão autorizados a funcionar durante a Sexta-feira Santa, aqui chamada de “Good Friday”. Até então, tais estabelecimentos permaneciam fechados, já que a comercialização de bebidas alcoólicas nessa data era proibida.

A aprovação da nova lei tem como principal objetivo beneficiar a indústria do turismo no país, já que muitos estrangeiros visitam a ilha nessa época do ano e não estão habituados a essa tradição irlandesa.

Entre as diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda, está o lado político. Vale lembrar que o famoso Acordo da Sexta-Feira Santa foi firmado justamente nesta época, e representa a paz entre República da Irlanda e Irlanda do Norte.

No Brasil, o feriado de Sexta-feira Santa é diferente. Em algumas regiões do país, a data é marcada por apresentações teatrais ao ar livre, com a encenação da Paixão de Cristo. Algumas cidades se destacam, também, pela confecção de tapetes de flores e serragem. Essa é uma tradição do século 18 mantida até hoje, preparando as ruas para receber as procissões.

Leia também: Principais feriados na Irlanda

Bacalhau como prato principal no Brasil. Na Irlanda é diferente?

Bacalhoada é prato tradicional da Páscoa brasileira. Foto: Paulo Vilela | Dreamstime

Bacalhoada é uma das diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda. Foto: Paulo Vilela | Dreamstime

Uma tradição no Brasil, que é uma das diferenças nesta época de Páscoa na Irlanda, é a realização dos grandes almoços de família na Sexta-feira Santa, com pratos à base de bacalhau e outros peixes.

Aliás, o bacalhau, como o conhecemos no Brasil, não faz parte da gastronomia irlandesa. Por aqui, ele se chama “cod” e é consumido na versão fresca ou empanado — é ele, inclusive, o peixe na maioria dos “fish and chips” que você encontra por aqui.

Cartões de Páscoa, tradição irlandesa

Entre as diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda, está a entrega de cartões durante essa época do ano na ilha. Imagem: Reprodução/Greeting Cards

Se tem uma coisa que os irlandeses adoram é dar e receber cartões. Por aqui, eles são utilizados para praticamente todas as ocasiões. É claro que na Páscoa não poderia ser diferente. Nessa data, muitos irlandeses aproveitam para enviar a lembrança a familiares e amigos próximos.

Ovos de Páscoa: chocolate ou ovos de galinha?

Famílias tem costume de pintar ovos para celebrar a data. Foto: Jennifer Barrow | Dreamstime

Diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda: famílias irlandeas têm o costume de pintar ovos de galinha Foto: Jennifer Barrow | Dreamstime

Algumas famílias irlandesas mantêm a tradição de pintar a casca de ovos de galinha cozidos para celebrar a data. Eles podem ser escondidos pela casa, e as crianças são convidadas a participar de uma caça aos ovos. No final, eles são substituídos por ovos de chocolates, mas que na Irlanda são bem mais simples e não invadem os supermercados como no Brasil.

No Brasil, a data é marcada pela troca de ovos de chocolate, que estão aos montes nos principais mercados. E como a criatividade brasileira não deixa a desejar, atualmente é possível encontrar ovos de Páscoa dos mais diversos sabores — eles vão dos clássicos de chocolate ao leite ou meio amargo a opções com recheio de caipirinha, pudim, trufas e muitos outros — até versões salgadas, como o ousado ovo de coxinha, que já foi motivo para viralizar fotos e vídeos na internet em outros anos.

Outro item importante que marca as diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda é que, no Brasil, presentear alguém com ovos de Páscoa pode custar uma verdadeira fortuna, enquanto na Irlanda os preços são mais convidativos.

Segunda de Páscoa: feriado irlandês

Na Irlanda, as comemorações da data se estendem até segunda-feira, que é feriado nacional no país. Esse dia, geralmente, é marcado por uma série de eventos especiais para toda a família. Além disso, são promovidas algumas caças a ovos de Páscoa para as crianças.

Outro destaque da data é a celebração anual do Easter Rising, evento histórico que deu início ao processo de independência da Irlanda do Reino Unido.

Que tal passar a próxima Páscoa na Irlanda?

Agora você já sabe que existem diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda. Mas você já imaginou ver tudo isso mais de pertinho?

Se seu sonho é fazer um intercâmbio na Irlanda, o edublin pode ajudar.

Com o Mega E-Book Como planejar seu Intercâmbio – Irlanda você terá mais de 100 páginas detalhadas com todas as etapas mais importantes para a organização da sua viagem, desde a primeira ideia e escolha do seu destino até a chegada à Ilha Esmeralda.

Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários