Categories: Saúde

Quais são as doenças comuns na Irlanda durante o inverno

O inverno está batendo na porta do Hemisfério Norte. As temperaturas já estão ficando próximas do zero. Por isso, é importante ter cuidado redobrado com a saúde nesse momento. As doenças comuns na Irlanda durante o inverno podem acometer os brasileiros, principalmente aqueles que não estão acostumados com o frio mais intenso. 

Neste artigo, listamos quais são as doenças comuns na Irlanda durante o inverno e como evitá-las, além de outros probleminhas que podem atingir nosso corpo nesta época do ano. E não, não estamos falando necessariamente sobre a Covid-19, tá?

1. Ressecamento e rachaduras de pele

Neglicenciar a saúde durante o inverno pode ser uma porta aberta para doenças comuns na Irlanda. Foto: Zhekos/Dreamstime

Beber água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente no inverno. Isso evita as principais doenças comuns na Irlanda. Mas a tendência é de que a gente sinta menos sede nos dias frios e, portanto, esqueçamos de ingerir os famosos 2 litros por dia. 

A combinação da falta de hidratação, clima seco, falta de luz solar, mais os ventos fortes da Ilha e o excesso de banhos quentes só pode resultar em ressecamento de pele. As consequências podem ser mais desagradáveis do que se imagina.

Continua após a publicidade

A pele ressecada costuma ocasionar rachaduras extremamente incômodas no rosto e no corpo. A recomendação é o uso contínuo de hidratantes para evitar o aparecimento dessas feridas. O banho de água quente, por mais tentador que seja no inverno, também deve ser evitado, já que ele tende a retirar a hidratação natural da nossa pele.

Também é preciso tomar muito cuidado com as rachaduras dos pés e das mãos. As extremidades do nosso corpo são muito suscetíveis a rachaduras. A tendência é usarmos inúmeras camadas de roupa no frio, o que faz com que nossa pele fique sempre abafada, um ambiente propício para a proliferação de fungos. 

Leia também: Inverno na Irlanda: prós e contras de chegar ao país nessa época

2. Doenças comuns na Irlanda: erupções cutâneas

Conhecidas aqui como “rashes”, as erupções cutâneas podem ter diversas causas, e o clima invernoso pode ser uma delas.

De acordo com o Health Service Executive, o sistema público de saúde da Irlanda, as mudanças bruscas de temperatura, como o tempo frio em contraste com os aquecedores, podem provocar o aparecimento dessas “bolinhas” no corpo, uma das doenças comuns na Irlanda. 

Rosáceas e dermatites são as erupções mais comuns no inverno e deixam nossa pele irritada. É recomendado conversar com um profissional da área de saúde, como um farmacêutico, para saber o tratamento adequado, visto que cada pele se comporta de uma forma diferente conforme suas características.

3. Gripes, resfriados e dores de garganta são doenças comuns na Irlanda

Gripes e resfriados são mais comuns durante o inverno na Irlanda, saiba como se prevenir. Foto: Kelly Sikkema/Unsplash

Não tem jeito. A maioria há de concordar que é só a temperatura cair que a garganta já começa a coçar, o nariz a escorrer e a tosse dá o ar da graça. Para quem é alérgico ou tem problemas respiratórios, o problema é ainda pior. E o que dizer em ter esses sintomas durante a pandemia da Covid-19? Um horror, não é?

A recomendação do HSE pode parecer óbvia, mas é sempre bom lembrar: evite ingerir comidas ou líquidos muito quentes ou muito frios. Opte por tudo em temperatura morna, para não irritar ainda mais a região da garganta. 

Ainda de acordo com o sistema de saúde irlandês, a maioria das pessoas sofre com dores de garganta entre 2 e 3 vezes ao ano. Na maior parte dos casos, não evolui para uma infecção e pode ser tratado com os remédios vendidos sem prescrição médica na farmácia ou nos supermercados. Para aliviar a dor e o incômodo, sprays e pastilhas são bons aliados.

Em caso de gripe ou resfriado, a recomendação é evitar lugares muito fechados, sem ventilação ou saída de ar. Mesmo antes da Covid-19, o HSE nos lembrava da importância de sempre lavar as mãos e não dividir copos e talheres para não aumentar o risco de contaminação.

Agora, com a Covid-19, ter os sintomas da gripe é ainda mais perigoso. Por isso, o HSE pede para consultar um GP (General Practitioner), pois só ele pode avaliar e receitar antibióticos, se necessário. Ah, e claro, isolamento social é ideal até que a probabilidade de uma gripe ser Covid-19 seja descartada.

Leia também: Como agir em caso de suspeita de coronavírus na Irlanda

4. Infecção urinária

Mais comum entre as mulheres, a infecção urinária tende a ser recorrente no inverno. Isso acontece devido à tendência de bebermos menos água nesse período. É por meio da urina que acontece a limpeza da uretra, impedindo, assim, a proliferação de bactérias que causam a infecção.

O principal indício da doença é uma forte ardência ao urinar, podendo até ocorrer sangramento. Outros sintomas são a mudança da coloração do xixi e vontade de ir ao banheiro constantemente. 

Além de beber bastante água, suco de Cranberry é um grande aliado ao combate da infecção urinária. A própria fruta ou a versão em cápsulas também ajudam, e muito, no tratamento, um remédio natural. Mas é importante lembrar que, em alguns casos, é necessária a intervenção com antibióticos.

5. Norovírus ou Vomiting Bug: você já ouviu falar dessa doença comum na Irlanda?

É muito comum se esquecer de beber água durante o inverno, fique atento para não cair nas garras de doenças comuns na Irlanda. Foto: Nikkytok – Dreamstime.com

Esse é um vírus muito comum por aqui o ano todo, mas é no inverno que ele gosta de atacar. Por conta dos ambientes sempre fechados, a proliferação do “vomiting bug” aumenta bastante. E como o nome já dá diz, ele ataca o estômago, provocando, entre outros sintomas, o vômito. 

Dores de cabeça, na barriga e diarreia também são comuns e, geralmente, duram em torno de 3 dias. O HSE aconselha beber bastante água, por conta da perda de líquidos, e ficar em repouso até o fim dos sintomas.

É indicado, também, fazer refeições leves e naturais para limpar o organismo. Lembrando que, se os sintomas persistirem, é altamente recomendada uma visita ao GP.

Importante lembrar que…

No inverno europeu, os dias são mais curtos e a falta de exposição ao raios solares provoca, muitas vezes, a deficiência de Vitamina D no nosso organismo. Altamente ligada ao nosso bem-estar físico e emocional, é recomendado tomar doses semanais ou, até mesmo, diárias da Vitamina D aqui na Irlanda. Converse com um farmacêutico. 

Leia também: Em apuros com o inverno europeu? Se ligue nessas dicas

 

Foto de capa: Kelly Sikkema/Unsplash

Larissa Fontes

Jornalista, geminiana e curiosa. Dona de uma mente inquieta num corpo semi-sedentário de 20 e poucos anos. Sobrevive à base de café, música alta e papos de boteco.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024