Metrô de Dublin: veja imagens do projeto e como ele deve mudar o transporte da capital da Irlanda

Metrô de Dublin: veja imagens do projeto e como ele deve mudar o transporte da capital da Irlanda

Rubinho Vitti

23 horas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Um projeto que está em debate há mais de três décadas pode finalmente sair do papel e mudar de forma definitiva a mobilidade na capital irlandesa: o metrô de Dublin.

Não, a capital da Irlanda não possui um sistema de transporte subterrâneo. Porém, o Metrolink, nova linha de metrô planejada para conectar o norte de Dublin ao centro da cidade e ao aeroporto, é considerado o empreendimento de transporte mais ambicioso — e mais discutido — da história da Irlanda.

Saiba mais informações a respeito do projeto e imagens de como está sendo planejado.

Como surgiu a ideia do metrô de Dublin?

Imagem do projeto do Metrô de Dublin divulgadas no metrolink.ie

A ideia de uma linha ferroviária ligando o condado norte de Dublin ao aeroporto surgiu há mais de 30 anos.

Tradução Juramentada Online

Desde então, o projeto passou por inúmeras versões, análises e cancelamentos. Em 2011, o Metro North, versão anterior do plano, chegou a receber aprovação para construção, mas foi suspenso devido à crise econômica.

A falta de decisão política, os custos elevados e os longos debates sobre o melhor modelo de transporte atrasaram o avanço do metrô. Alternativas como a expansão do sistema Luas (bonde elétrico), a criação de uma linha DART até o aeroporto e o reforço de linhas de ônibus foram estudadas, mas nenhuma delas ofereceu a mesma capacidade de transporte que o projeto metroviário.

Muito mais do que um trem para o aeroporto

O Metrolink seria mais que uma ligação direta com o aeroporto. A futura linha terá 16 estações e atenderá comunidades em rápido crescimento no norte de Dublin, como Ballymun e Swords.

O aeroporto será a estação mais movimentada — com previsão de cerca de 18% dos passageiros —, mas o objetivo é criar um eixo de mobilidade que conecte 127 escolas, cinco hospitais e três universidades, além de integrar-se a outros meios de transporte urbano já existentes.

Capacidade e impacto: um salto em eficiência

Estação do metrô de Dublin no aeroporto. Imagem: metrolink.ie

O Metrolink será capaz de operar um trem a cada 90 segundos, transportando até 500 pessoas por composição — o equivalente a 444 ônibus ou 16 mil carros por hora em cada sentido.

Essa diferença mostra o potencial do projeto para reduzir congestionamentos, melhorar a qualidade do ar e cortar emissões de carbono.

Em termos de desempenho, o tempo de viagem entre Swords e o centro da cidade deverá ser de apenas 25 minutos, algo inalcançável por qualquer alternativa sobre rodas.

Custos, benefícios e desafios

Ponte na rodovia M50 onde deverá passar o metrô de Dublin. Imagem: metrolink.ie

O Metrolink será o maior e mais caro projeto de infraestrutura já tentado na Irlanda. Uma análise de custo-benefício publicada em 2021 estimou que os ganhos econômicos diretos do projeto podem chegar a €15,6 bilhões ao longo de 60 anos, sem contar benefícios ambientais e sociais.

O projeto ainda aguarda aprovação final de planejamento e passará por uma nova revisão financeira após o processo de licitação, para garantir que o investimento público se mantenha vantajoso.

O projeto está incluído no Plano Nacional de Desenvolvimento e conta, até o momento, com apoio positivo do governo irlandês.

Caso avance conforme o previsto, o Metrolink colocará cerca de 175 mil pessoas em movimento e promoverá 250 mil empregos, além de poder ser um passo crucial rumo a uma Dublin mais moderna, conectada e sustentável.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Solicite uma tradução juramentada online!
Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email