É mais fácil encontrar emprego na Irlanda durante o verão?

É mais fácil encontrar emprego na Irlanda durante o verão?

Elizabeth Gonçalves

7 anos atrás

Se destaque no LinkedIn!

Curso completo pra te ensinar a atrair recrutadores e conseguir um emprego

Depois do período de Natal, pode-se dizer que o verão é uma das melhores épocas para se procurar emprego na Irlanda. Devido à alta temporada, o país recebe um número maior de turistas, o que faz com que os setores de comércio e serviços estejam bem mais movimentados. A consequência disso é o aumento do número de vagas de trabalho, principalmente temporários, para reforçar a mão de obra desses estabelecimentos.

Verão tem grande oferta de empregos. Foto: Boarding1now | Dreamstime

Verão tem oferta maior de empregos, especialmente em Dublin. Foto: Boarding1now | Dreamstime

Portanto, se você está de férias da escola ou faculdade, esta é a melhor época para encontrar uma vaga full ou part-time em cafés, lojas, bares e restaurantes e ter uma graninha extra para custear as suas despesas durante o intercâmbio.

Outro ponto positivo é que, apesar de em muitos casos a maioria dessas vagas serem anunciadas como temporárias para o verão, quem se destaca geralmente consegue manter o emprego e conquistar um contrato permanente na empresa.

Como procurar?

A internet tem sido um dos principais métodos de busca de empregos atualmente. Na Irlanda, por exemplo, grandes lojas realizam seu recrutamento apenas por meio de cadastro online – isso é válido para marcas como Penneys, Forever 21, H&M, entre outras. Portanto, não perca tempo e cheque agora mesmo o portal dessas empresas e realize o seu cadastro para as vagas existentes que te interessarem.

Muitas empresas disponibilizam vagas online. Foto: Lucian Milasan | Dreamstime

Muitas empresas na Irlanda disponibilizam vagas online em seu site. Foto: Lucian Milasan | Dreamstime

Além disso, para fazer uma busca por trabalho mais abrangente, também vale se inscrever em portais de emprego como Irish Jobs, Jobs.ie, Jobbio, entre outros. E mais um detalhe importante é criar um perfil em inglês no LinkedIn. Muitas empresas estão conectadas através dessa rede social, sendo possível aplicar para vagas de trabalho por lá mesmo, além de estabelecer conexões que podem ser importantes para o desenvolvimento da sua carreira.

Mas é claro que toda essa tecnologia não dispensa o bom e velho – e muitas vezes infalível – método de sair nas ruas e bater de porta em porta com seu currículo em mãos. Ao entrar em um estabelecimento, tente sempre abordar o gerente ou proprietário para entregar o seu currículo. Esta é uma boa oportunidade para se apresentar brevemente, comentar se possui experiência na área e mencionar que está disponível para trabalhar meio período ou integral.

É certeza que vou conseguir trabalho?

Apesar da oferta de vagas nessa época do ano ser maior, é impossível garantir que todo intercambista que desembarcar em Dublin nessa época do ano vai chegar praticamente empregado.

Nem sempre aumento de ofertas é garantia de emprego. Foto: Djama86 | Dreamstime

Nem sempre aumento de ofertas é garantia de emprego. Foto: Djama86 | Dreamstime

Tudo depende de uma série de fatores, como empenho na busca por uma vaga e também o conhecimento da língua inglesa. Afinal, para se trabalhar com atendimento ao cliente, por exemplo, é necessário compreender o idioma e também ser compreendido.

Outro fator essencial é fazer conexões com pessoas, já que aquele seu colega de classe ou flatmate pode trabalhar em um lugar onde estão recrutando e te indicar para uma vaga, o que torna mais prático o processo para se conquistar uma entrevista.

Dedique-se sempre!

E se você conquistar a tão esperada vaga de trabalho durante o verão, dedique-se! Afinal, mesmo que seja um emprego temporário, além do dinheiro extra no bolso, essa experiência vai contribuir muito para o seu aprendizado da língua e certamente abrirá portas para possibilidades futuras no mercado de trabalho. Além disso, referências de empregos anteriores são frequentemente requisitadas na Irlanda, assim, deixar uma boa impressão é fundamental.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Se destaque no LinkedIn!

Curso completo pra te ensinar a atrair recrutadores e conseguir um emprego


Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Veja também

Como é o Regime Trabalhista na Irlanda?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email