Escolas de inglês estão recusando alunos na Irlanda, diz jornal irlandês

Escolas de inglês estão recusando alunos na Irlanda, diz jornal irlandês

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O jornal Irish Times publicou uma matéria no domingo, 26 de junho, onde conversou com proprietários de escolas de inglês ao redor da Irlanda, mostrando como está a atual situação com estudantes estrangeiros.

De acordo com a reportagem, as escolas de inglês na Irlanda estão sendo forçadas a recusar milhares de estudantes estrangeiros devido à crise de acomodação.

Aproximadamente 200 instituições fazem parte da ELE (English Language Education), setor de educação em língua inglesa da Irlanda, do Departamento de Ensino Superior. De acordo com o texto, o setor fornece aproximadamente € 130 milhões por ano para a economia irlandesa.

O Irish Times apurou que Kilkenny já está vendo os números caírem por conta da crise. A cidade, que normalmente fica lotada durante os meses de verão, tem 40% menos estudantes de idiomas neste ano.

Escolas culpam preço do aluguel, Brexit, Covid e Guerra na Ucrânia

Escolas de inglês na Irlanda estão deixando de matricular estudantes estrangeiros por causa da crise de acomodação. Foto: Jeswin Thomas on Unsplash

A matéria entrevistou proprietários de escolas que, além da falta de vagas por conta da crise de acomodação, culpam a Covid-19, a Guerra na Ucrânia, Brexit e o governo irlandês pela falta de estrutura para estudantes estrangeiros na Irlanda. Tudo isso seria, segundo um dos entrevistados, “a tempestade perfeita”.

O valor no preço do aluguel também é motivo para afugentar muitos estudantes estrangeiros que, muitas vezes, quando acham alguma vaga disponível, não têm condições de pagar o valor pedido e acabam indo embora mais cedo.

Leia também: Presidente da Irlanda descreve crise imobiliária no país como ‘um desastre’

Governo irlandês deixa estudantes estrangeiros no limbo

Segundo a matéria do Irish Times apurou, o “apoio e orientação departamental do governo para o setor quando se trata de questões sobre acomodação para estudantes estrangeiros está no limbo, pois nem o Departamento de Ensino Superior nem o Departamento de Habitação afirmam fornecer assistência”.

O Departamento de Ensino Superior disse não ter “nenhum papel em relação à acomodação para estudantes da ELE”, colocando a responsabilidade no Departamento de Habitação. Já esse, afirmou ao jornal não ter responsabilidade ou regulamentação específica para estudantes de inglês.

“Qualquer pessoa, incluindo estudantes que alugam uma propriedade privada, desfrutam das mesmas proteções que qualquer outra pessoa sob a Lei de Locação Residencial.”

Veja também

Guia completo sobre acomodação na Irlanda

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar