Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos

Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos

Rubinho Vitti

7 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Ter um diploma de Ensino Superior já é incrível, mas imagina cursar uma universidade fora do Brasil? Esse é o sonho de muitos brasileiros e, veja só, não é impossível nem tão difícil de realizar. Se você está lendo este texto, muito provavelmente gostaria de estudar no exterior. E, mais, fazer uma faculdade na Irlanda. É por isso que estamos aqui, para mostrar o caminho para chegar lá.

Neste artigo, vamos mostrar os detalhes de como iniciar sua pesquisa para encontrar as melhores universidades, os melhores cursos, os custos que cabem no seu bolso, além de dar exemplos concretos de alguns dos cursos mais procurados por brasileiros.

Até o fim do texto você vai ter uma boa ideia de como funciona a faculdade na Irlanda. E mais: artigos extras, linkados neste artigo, vão dar ainda mais detalhes sobre esse assunto, que é extenso, mas bastante fácil de entender.

Então, vamos nessa.

Como fazer faculdade na Irlanda?

Fazer faculdade na Irlanda não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso atenção, conhecimento de inglês e, principalmente, recursos. Foto: Joshua Hoehne/Unsplash

Claro que, para se inscrever em uma faculdade na Irlanda, você vai precisar de paciência e atenção. O processo, assim como em qualquer parte do mundo, tem suas complicações.

A primeira preocupação que você precisa ter é: eu tenho inglês suficiente para iniciar uma faculdade? Se a resposta for não, é bom dar um passo atrás e voltar a estudar o idioma. Talvez cursar uma universidade no país ainda não seja para você.

Caso acredite que tenha a capacidade de compreensão na língua, você vai ter que provar sua proficiência. Geralmente, o teste do IELTS  é o mais solicitado.

Os níveis exigidos pela maioria das universidades é o B2 (Upper Intermediate) ou C1 (advanced). Isso vai depender da nota tirada.

Validação do diploma

Você também vai precisar validar o seu diploma e histórico escolar para poder cursar uma outra faculdade na Irlanda. Ou seja, fazer uma tradução juramentada. É fácil de fazer e você precisa seguir apenas alguns passos, como encontrar um tradutor juramentado.

Uma boa forma é procurar pelo SINTRA (Sindicato Nacional dos Tradutores).

Na Irlanda, a Language Services, na DCU (Dublin City University), faz o serviço. A gente explica um pouco mais do assunto: clique aqui e leia nosso artigo.

Seguro-saúde

Assim como para estudar inglês, o estudante brasileiro precisa ter um seguro-saúde para fazer faculdade na Irlanda. Existem várias formas de fazer o seguro-saúde, mas ele poderá ficar mais caro, já que o governo mudou a legislação sobre o assunto.

O estudante pode encontrar parcerias entre a universidade e as empresas que oferecem o seguro.

Emissão do visto de estudante

Também da mesma forma que os estudantes de inglês precisam solicitar o “Stamp 2”, visto que permite estudo e trabalho durante o intercâmbio, os estudantes universitários também precisam. A diferença é que, para estudantes de inglês, ele tem validade de 8 meses. No caso de universitários, o tempo do curso — geralmente um ano — é o tempo do visto.

Para o visto, o estudante precisará apresentar passaporte válido, carta da instituição de ensino, garantia dos 3 mil euros em conta ou dinheiro, seguro-saúde e comprovante de residência.

O próprio estudante agenda e comparece ao escritório de imigração para tirar o visto. O valor é de 300 euros.

Quanto custa fazer faculdade na Irlanda?

O preço de uma faculdade na Irlanda é mais caro para quem é estrangeiro. Foto: Honey Yanibel Minaya Cruz/Unsplash

Agora é hora de preparar o emocional para saber qual é o preço de fazer uma faculdade na Irlanda. Os valores não são baixos, ainda mais para não-europeus. Sim, quem mora em países da União Europeia pagam menos pela universidade. Brasileiros, por exemplo, precisam desembolsar mais dinheiro para um curso.

Outra coisa que varia são os valores de bacharel, mestrado e doutorado. Veja a média de preço de cada um:

  • Bacharelado: 9.000 – 45.000 euros por ano
  • Mestrado: 9.150 – 37.000 euros por ano
  • Doutorado: 9.150 – 37.000 euros por ano

Para quem vai fazer faculdade na Irlanda, a escolha do curso também dependerá do valor desembolsado. A gente mostra alguns exemplos para você:

  • Medicina e Área da Saúde: 45.000 – 52.000 euros por ano
  • Engenharia: 9.750 – 23.000 euros por ano
  • Ciência e Tecnologia: 9.750 – 22.000 euros por ano
  • Artes e Humanas: 9.750 – 20.000 euros por ano
  • Negócios: 9.750 – 18.000 euros por ano

O aluno não-europeu também precisa pagar a anuidade antes de começar o curso, diferentemente do Brasil, onde, em geral, pagamos uma mensalidade. A boa notícia é que quem faz faculdade na Irlanda tem direito de trabalhar 20 horas por semana, assim como intercambistas que vão para o país estudar inglês.

Posso fazer faculdade na Irlanda de graça?

Existem muitas bolsas de estudo para estrangeiros que querem fazer faculdade na Irlanda. Foto: Monkey Business Images | Dreamstime.com

Sim!!! É super possível fazer faculdade na Irlanda de graça. Existem vários programas de bolsas de estudo que estão disponíveis a estudantes internacionais.

Você pode conseguir uma bolsa no Brasil com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Existem também programas feitos por instituições como o Santander Universidades e Fundação Carolina.

O programa Government of Ireland — International Education Scholarship também oferece bolsas de estudo com o governo cobrindo integralmente os custos de estudo, mais custos de vida, de estudantes de graduação ou pós que queiram estudar na Irlanda.

Programas como o Esmus, que dão oportunidade de estudar de graça na Europa, também estão disponíveis na Irlanda. Falamos sobre cada um deles neste artigo.

Existem ainda a Fundação Haddad e Associação Brasileira de Estudos Irlandeses, que oferecem bolsas de estudo em universidades como a Trinity College.

Vale a pena para brasileiros fazer faculdade na Irlanda?

Depois de tudo o que falamos por aqui, será que vale a pena você sair do Brasil para fazer faculdade na Irlanda? Depende. O país não é o mais barato para se estudar. O custo de vida também é alto e o real não está muito bem em relação ao euro.

Por outro lado, uma vez formado, encontrar um emprego na Irlanda não é difícil, dependendo da área escolhida para a graduação ou pós-graduação. O país também tem ótimos salários e está em segundo colocado entre países europeus pela hora paga.

“Baseado na minha experiência, a dica que eu dou é: não focar apenas no preço! Fazer uma faculdade só para ter um título internacional talvez não seja uma boa escolha!”, disse Davi L. da Silva, que escolheu a Dorset College Dublin para fazer Bacharel em Business, que tem duração de 3 anos.

Renata Reisn, que escolheu psicologia no National College of Ireland, disse que o investimento é alto, mas se é o que se almeja, vale a pena. A gente contou mais sobre experiências da faculdade na Irlanda para brasileiros neste texto.

Mas como funciona a faculdade na Irlanda?

Estudantes podem optar por bacharelado, diploma superior, mestrado ou doutorado nas universidades da Irlanda. Foto: ThisisEngineering RAEng/Unsplash

Quando se pensa em fazer um curso superior na Irlanda, estamos falando de vários tipos diferentes de curso. São eles:

  • Ordinary Bachelor Degree: Bacharelado – NFQ Level 7
  • Higher Diploma: Diploma superior  – NFQ Level 8
  • Postgraduate Diploma Masters Degree: Mestrado – NFQ Level 9
  • Doctoral Degree: Doutorado – NFQ Level 10

Eles ajudam a entender em qual nível está o estudante, e isso vai contar depois na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Leia também: Como funciona a faculdade na Irlanda

Quais universidades posso escolher para fazer uma faculdade na Irlanda?

A Trinity College Dublin é uma das universidades mais tradicionais da Irlanda. Foto: Fallon Michael on Unsplash

Segundo o Citizen Information — site informativo do governo irlandês — existem oito universidades na Irlanda. São elas:

Mas se a busca é por institutos de tecnologia, é possível encontrar outras 14 escolas:

Também existem outros institutos de educação superior, são eles:

Melhores universidades da Irlanda

Universidade de Limerick é uma das mais rankeadas da Irlanda. Foto: Divulgação

Agora vamos falar sobre 5 das melhores universidades irlandesas. Elas estão no ranking geral da Times Higher Education, o World University Ranking.

Trinity College Dublin

Fundada em 1592, a Trinity é a instituição de ensino superior mais antiga da Irlanda e a que melhor representa o país no ranking internacional, ocupando a 101ª posição da World University Ranking.

Mais de 17 mil estudantes estão matriculados na universidade, que oferece cursos nas áreas de artes, humanas, ciências, engenharia e saúde.

University College Dublin

Tradicional na capital irlandesa, a UCD é casa de estudos para muitos brasileiros. São mais de 30 mil alunos de diversos países estudando em cinco faculdades. Ela já foi casa de personalidades irlandesas, como o escritor James Joyce. Afinal, ela está na ativa desde os anos 1800.

National University of Ireland, Galway

Galway é uma cidade universitária justamente pela presença da National University of Ireland, Galway, que abriga por volta de 20 mil estudantes. O presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, é um de seus ex-alunos. Medicina, artes e ciências estão na lista dos cursos existentes por lá.

University College Cork

A University College Cork tem mais de 170 anos. Cerca de 21.000 estudantes de mais de 104 países estudam na universidade. Ela está localizada no coração do sul da Irlanda, em Cork.

A UCC já ganhou cinco Sunday Times Irish University of the Year e é a principal universidade da Irlanda quando o assunto é sustentabilidade.

University of Limerick

A Universidade de Limerick é o lar de mais de 12.000 alunos. Estabelecida em 1922, desde 1989 é reconhecida como universidade. Segundo a instituição, a comunidade de ex-alunos tem uma das maiores taxas de emprego de graduados na Irlanda.

Dublin Institute of Technology

O ensino técnico é o foco desta instituição que existe há quase 40 anos. São cerca de 20 mil alunos matriculados em áreas como marketing, arquitetura, engenharia, música, jornalismo, entre outras.

O que cursar nas faculdades da Irlanda?

Medicina é uma das faculdades mais caras da Irlanda. Foto: Ani Kolleshi/Unsplash

Existe uma infinidade de cursos para se fazer entre as diversas universidades e instituições de ensino superior no país.

Das áreas de saúde, passando por business, artes e marketing, entre tantas outras, o estudante brasileiro deve escolher aquilo de que gosta, já que não é fácil fazer um curso em outro país e outro idioma.

Selecionamos algumas das principais áreas de procura por cursos superiores na Irlanda:

Faculdade de Enfermagem na Irlanda

Enfermagem é uma porta de entrada para outras funções na saúde. Por isso, muitos escolhem essa faculdade para começar a carreira nessa área. Na Irlanda, há muitos cursos sendo oferecidos.

O país forma 29 enfermeiros por 100 mil habitantes, trabalhando em 86 hospitais do país, o que não é suficiente para a demanda. Por isso, muitos estrangeiros são contratados para a função.

Em época de coronavírus, o país viu ainda mais a necessidade dos enfermeiros. Com tudo isso, fazer faculdade de enfermagem na Irlanda é garantia de emprego. O curso, porém, não é barato e pode chegar a 23 mil euros por ano.

As três principais faculdades da Irlanda oferecem os melhores cursos de enfermagem do país, todas elas estão no ranking geral da Times Higher Education, o World University Ranking.

Faculdade de Business na Irlanda

Não é difícil encontrar uma faculdade de business na Irlanda, nem mesmo entrar em uma delas. São muitos cursos e cerca de 40 instituições que os oferecem. Com processo seletivo simples, muitos brasileiros escolhem business para estudar na Ilha Esmeralda.

O número de novos estudantes internacionais buscando ensino superior na Irlanda aumentou nos últimos anos. São cerca de 20 mil estrangeiros iniciando uma faculdade na Irlanda todos os anos.

As melhores universidades para cursar business são:

  • Trinity College Dublin – Trinity Business School
  • University College Dublin – Michael Smurfit Graduate School of Business
  • Dublin City University – Business School
  • University of Limerick – Kemmy Business School
  • University College Cork – College of Business and Law

Faculdade de Engenharia na Irlanda

Engenharia é um dos cursos de graduação mais procurados no mundo, segundo última pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico — OCDE (2019). Na Irlanda, não existe muita mão de obra nessa área. Por isso mesmo, a engenharia é considerada uma “critical skill” no país.

A engenharia é uma área enorme e com vários tipos de diferentes de cursos como engenharia eletrônica, civil, mecânica, entre outras. A faculdade de engenharia na Irlanda custa, em média, entre 9 mil e 25 mil euros a anuidade.

De acordo com o QS News Ranking, 7 universidades irlandesas estão incluídas na lista das 500 melhores instituições de engenharia e tecnologia em todo o mundo, são elas:

Faculdade de Medicina na Irlanda

O curso de medicina é um dos mais chatinhos para se entrar. As universidades exigem mais do candidato. Há, por exemplo, um teste chamado HPAT (Teste de Admissão às Profissões de Saúde), uma espécie de vestibular específico que dura duas horas e meia. A nota deve ser 480 pontos.

Além disso, é bem caro fazer faculdade de medicina na Irlanda, assim como no resto do mundo. A duração do curso é de cinco ou seis anos e depende do ramo de atuação dentro da área da saúde.

Seis universidades têm faculdade de medicina na Irlanda:

As instalações são modernas e os estudantes têm oportunidade de aprender em estágios clínicos espalhados em 86 hospitais irlandeses.

A boa notícia é que brasileiros médicos agora podem se inscrever no programa de residência no país. O Irish Medical Council (conselho médico irlandês), antes, reconhecia apenas qualificações médicas profissionais de médicos fora da UE que fossem da Austrália, Malásia, Nova Zelândia, Paquistão, Sudão, África do Sul, Reino Unido e Malta.

Faculdade de Psicologia na Irlanda

A Psicologia na Irlanda é diferente no Brasil. Existem duas faculdades para fazer, o que no Brasil, é possível apenas com uma. Vamos explicar.

Para ser um terapeuta, é preciso fazer uma faculdade de Psicoterapia. Já para atuar como psicólogo para atuar em outras áreas, o futuro profissional precisa cursar uma outra faculdade.

O counselling (conselheiros) é o psicoterapeuta e os psychologist, psicólogos. Os conselheiros se concentram em populações mais saudáveis e menos patológicas, enquanto a psicologia clínica se concentra em indivíduos com problemas de saúde mental mais severos, por exemplo, psicose.

As principais universidades irlandesas, como a Trinity College Dublin, University College Cork, University College Dublin (UCD) e University of Limerick, oferecem graduação em psicologia e diversas especializações de mestrado e doutorado para área de psicoterapia.

Falamos sobre todos os detalhes entre esses dois cursos neste artigo.

Mestrado na Irlanda para brasileiros: é possível?

Universidades irlandesas têm diversos programas de mestrado. Foto: Divulgação

Na Irlanda, não há muita diferença no processo seletivo para fazer graduação e pós-graduação. O mestrado na Irlanda é simples e possível de ser feito. A opção pode ser a melhor para quem já tem faculdade no Brasil e quer uma especialização fora do país.

A Irlanda tem recebido cada vez mais estudantes internacionais para pós-graduação. As universidades irlandesas e muitas instituições de ensino oferecem pós.

Quem quer estudar pode ficar tranquilo, o processo seletivo é bem simples. Basicamente, o candidato precisa provar que tem um Bacharel Degree (bacharelado), ter ele traduzido e juramentado, além de fazer prova de nível de inglês.

O custo de um mestrado pode ser em torno de 4 mil e 9 mil euros para europeus e 9 mil euros para não irlandeses, mas áreas específicas podem ter custo de até 30 mil euros.

É possível se inscrever no próprio site da instituição com os documentos solicitados. A gente explica tudo neste artigo.

 

Foto de capa: Baim Hanif /Unsplash

Veja também

Como contratar um intercâmbio na Europa

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar