Médicos brasileiros poderão se inscrever para residência na Irlanda
4 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Uma boa notícia para médicos estrangeiros e, no caso, para brasileiros também, que querem fazer residência médica na Irlanda para atuar no país. Nesta semana, o presidente Michael D Higgins assinou emenda do projeto de lei 2019, The Regulated Professions (Health and Social Care) amendment Bill 2019, sobre profissões regulamentadas de saúde e assistência social, permitindo que médicos estrangeiros já registrados no país possam se inscrever para residência médica.
Anteriormente, apenas irlandeses, europeus e médicos de alguns países selecionados podiam se inscrever no programa. Isso porque o Irish Medical Council (conselho médico irlandês) reconhecia apenas qualificações médicas profissionais de médicos fora da UE que fossem da Austrália, Malásia, Nova Zelândia, Paquistão, Sudão, África do Sul, Reino Unido e Malta.
Leia também: Médica brasileira fala sobre atuação na luta contra o Covid-19 na Irlanda
Ou seja, mesmo médicos de países que não fossem da UE e que trabalhassem em hospitais irlandeses não poderiam se inscrever no programa. Isso impossibilitava-os de crescer na carreira médica irlandesa, tornando-se consultores médicos pi GP (clínico geral). Entenda a lei por completo no site do governo.
Segundo o Irish Times, o médico estrangeiro, porém, ainda terá que enfrentar um problema: conseguir ser selecionado para os treinamentos. Isso porque a fila vai privilegiar irlandeses, europeus e, por fim, estrangeiros. Ou seja, se sobrar alguma vaga, ela será oferecida a candidatos qualificados de fora da UE.
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Notícias
Verão de 2024 na Irlanda foi o mais frio em 9 anos
Com uma temperatura média nacional de 14,5 °C, o verão de 2024 foi o mais...
16 horas atrás
-
Entretenimento
Dançarina e coreógrafa Alessandra Azeviche é destaque como única brasileira entre 80 atrações do Dublin Fringe Festival 2024
No cenário artístico de Dublin, o mês de setembro se torna sinônimo de...
4 dias atrás