Médicos brasileiros poderão se inscrever para residência na Irlanda

Médicos brasileiros poderão se inscrever para residência na Irlanda

Rubinho Vitti

3 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Uma boa notícia para médicos estrangeiros e, no caso, para brasileiros também, que querem fazer residência médica na Irlanda para atuar no país. Nesta semana, o presidente Michael D Higgins assinou emenda do projeto de lei 2019, The Regulated Professions (Health and Social Care) amendment Bill 2019, sobre profissões regulamentadas de saúde e assistência social, permitindo que médicos estrangeiros já registrados no país possam se inscrever para residência médica.

Anteriormente, apenas irlandeses, europeus e médicos de alguns países selecionados podiam se inscrever no programa. Isso porque o Irish Medical Council (conselho médico irlandês) reconhecia apenas qualificações médicas profissionais de médicos fora da UE que fossem da Austrália, Malásia, Nova Zelândia, Paquistão, Sudão, África do Sul, Reino Unido e Malta.

 

View this post on Instagram

 

Saiu hoje a notícia mais esperada pelos médicos Brasileiros na Irlanda!! 🙌🏽 O presidente assinou a lei que permite que médicos não europeus já registrados no país possam concorrer às vagas de residência médica/ trainee schemes! Finalmente! 👩🏻‍⚕️🧑🏾‍⚕️👨🏼‍⚕️ Agora todos terão chance de progredir na carreira e se tornar consultant ou GP, o que antes não era permitido. Mesmo sendo uma conquista muito importante para os non-EU doctors o processo ainda os deixa em desvantagem. O critério para ocupação das vagas de residência se dá por nacionalidade. A ordem de prioridade é irlandeses > europeus de outras nacionalidades > não europeus. Logo, os non-EU doctors só poderão concorrer às vagas que sobrarem.

A post shared by Medicina e Saúde | BR – IE (@med.irlanda) on

Leia também: Médica brasileira fala sobre atuação na luta contra o Covid-19 na Irlanda

Ou seja, mesmo médicos de países que não fossem da UE e que trabalhassem em hospitais irlandeses não poderiam se inscrever no programa. Isso impossibilitava-os de crescer na carreira médica irlandesa, tornando-se consultores médicos pi GP (clínico geral). Entenda a lei por completo no site do governo.

Segundo o Irish Times, o médico estrangeiro, porém, ainda terá que enfrentar um problema: conseguir ser selecionado para os treinamentos. Isso porque a fila vai privilegiar irlandeses, europeus e, por fim, estrangeiros. Ou seja, se sobrar alguma vaga, ela será oferecida a candidatos qualificados de fora da UE.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email