Filmes de Halloween: 13 produções para ver em outubro

Filmes de Halloween: 13 produções para ver em outubro

Rubinho Vitti

7 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Abóboras, bruxas, fantasmas, seres assustadores e de outro mundo passeiam pelo imaginário popular durante todo o mês de outubro, principalmente no cinema, já que filmes de Halloween costumam ser lançados nessa época, e tanto a TV quanto os canais de streaming aproveitam a data para exibi-los.

Os filmes de Halloween se passam, sobretudo, no hemisfério norte, em países de origem anglo-saxônica, como Irlanda, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, onde o Halloween é uma data supervalorizada.

Há quem pense que foi nos Estados Unidos que surgiu a ideia do Halloween. Porém, há registros muito antigos (cerca de 2 mil anos atrás) na Irlanda — e mais fortemente a partir do século 14, quando os celtas, considerados pagãos, celebravam a chegada do inverno (estação da escuridão e do frio), o começo do ano novo celta e as colheitas.

E para curtir essa temporada, nada melhor que um bom cineminha em casa com os melhores filmes de Halloween. O edublin selecionou alguns deles que, entre terror, alegria e história, retratam o clima que a data propõe.

Acompanhe e aproveite para fazer sua listinha!

1) Abracadabra

filme abracadabra conta com três bruxas no halloween

Abracadabra (Hocus Pocus) é um dos clássicos filmes de Halloween para rever em outubro. Foto: Divulgação

Não é só de terror ou suspense que vive o Dia Das Bruxas. O filme da Disney, de 1993, Abracadabra (Hocus Pocus, em inglês), conta a história divertida de três bruxas do século XVII que chegam ao século XX após seus espíritos serem evocados.

Dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade, elas precisarão enfrentar três crianças e um gato falante, que podem atrapalhar seus planos.

Tradicionalmente, esse é um dos filmes de Halloween que as famílias procuram rever no mês de outubro, ainda mais no dia 31. Aliás, existe uma expectativa de que a Disney produza uma continuação para esse clássico, mas ainda não há nada certo!

A boa notícia é que, em 2022, a Disney lançou Abracadabra 2, uma nova produção que dá continuidade à história das bruxas Winnie (Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy), cerca de 30 anos depois do primeiro lançamento.

Os dois filmes podem ser vistos na Disney Plus.

2) Halloween

Essa é uma série de terror famosa pelo número de sequências e pelos crimes de seu protagonista, o serial killer Michael Myers, que comete inúmeros assassinatos, sempre na noite de 31 de outubro.

O primeiro longa foi feito em 1978, pelo diretor John Carpenter, e ganhou fama mundo afora. Até agora, já são 13 sequências, sendo que a última produção está em cartaz nos cinemas atualmente: Halloween Ends.

Assista ao filme nas redes de cinema Cinemark.

3) Conto do Dia das Bruxas

Quatro histórias de arrepiar que acontecem na noite de Halloween estão em Conto do Dia das Bruxas (Trick ’r Treat, EUA/Canadá, 2007). O título original significa, na verdade, “doces ou travessuras”, uma das brincadeiras mais famosas da data.

O longa também já se tornou um clássico entre os filmes de Halloween e pode ser visto reprisando na TV ou em canais de streaming como o Amazon Prime.

4) João e Maria, Os caçadores de Bruxas

João e Maria, Caçadores de Bruxas. Crédito: cartaz do filme

João e Maria, Caçadores de Bruxas, estão na lista dos filmes de Halloween para você ver em outubro. Crédito: Divulgação

A produção americana João e Maria, Caçadores de Bruxas é para os amantes de ficção, terror e ação. Traz uma versão para adultos da fábula de mesmo nome, com guloseimas, bruxas e o sequestro de pessoas indefesas.

O longa está disponível para ser assistido no Telecine Play.

Assista ao trailer.

Para trabalhar no exterior, uma dica essencial é fazer a tradução do diploma e histórico escolar, além de outros documentos importantes! Precisa de uma tradução? Acesse aqui!

5) Contos de Halloween

Assim como Conto de Dia das Bruxas, citado neste artigo, Contos de Halloween (Tales of Halloween, EUA, 2015) traz pequenas histórias de terror com temáticas diversas e separadas como alienígenas, bruxas, crianças, doces e muito mais.

As antologias, que trazem filmes de Halloween de curta-metragem em uma mesma fita, já se tornou um subgênero e tem agradado cada vez mais os fãs de terror.

Você pode ver Tales of Halloween no Amazon Prime.

Leia também: Onde comprar fantasias para o Halloween em Dublin?

6) As Bruxas de Salem

E nada melhor do que o Dia das Bruxas para ver um bom filme sobre essas mulheres feiticeiras. As Bruxas de Salem (The Crucible, EUA, 1996) não é um clássico dos filmes de Halloween, mas é um dos filmes de bruxas mais aclamados de todos os tempos. E não porque dá sustos, mas porque mostra como era o tratamento social e religioso dessa temática no passado.

O longa e se passa no século 17, quando retrata a acusação e julgamento de mulheres por bruxaria. Baseada no livro de Arthur Miller, a ficção baseia-se em fatos históricos ocorridos na cidade de Salem, em Massachussets, colônia britânica na época.

É possível assistir ao filme no Telecine Play.

Antes de começar o seu intercâmbio no exterior, que tal começar dar um “up” no seu inglês? Saiba mais aqui!

7) The Witch

The Witch (EUA, Canadá e Reino Unido, 2016) é uma obra de terror que também recorre a fatos históricos para falar sobre bruxas e as lendas do século 17 sobre o assunto.

O longa narra a história de uma família puritana que vai viver numa fazenda na Nova Inglaterra e tem sua vida modificada após o rapto de seu filho por uma bruxa.

Rituais macabros, floresta mal-assombrada e a colheita de frutas fazem parte desse thriller.

O longa está disponível no Telecine Play.

8) A Hora do Pesadelo

Se os filmes de Halloween que já citamos falam sobre bruxas, assassinos em série e seres fantasmagóricos, nenhum deles, porém, mexe com os seus sonhos tanto quanto A Hora do Pesadelo. O clássico apresenta o temível vilão Freddy Krueger, com suas garras mortais e seu rosto desfigurado.

O primeiro longa da série foi feito em 1984, criação de Wes Craven, um gênio do terror. Pelo menos mais oito sequências foram filmadas, entre elas um remake feito em 2010 bem mais aterrorizante que a primeira versão de 1984.

Você pode assistir ao clássico de 1984 na Microsoft Play e ao remake de 2010 na Globo Play.

Leia também: 10 curiosidades sobre o Halloween

9) Sexta-feira 13

Esse é um dos tipos de filmes de Halloween que não podem estar fora da sua lista. O longa estreou a história de Jason Voorhees em 1980 de forma brilhante, colocando os filmes “slashers” como hits das bilheterias americanas nos anos seguintes.

A primeira trilogia, com um quarto capítulo final, foi lançada entre 1980 e 1984. Mas o sucesso foi tão grande que as partes 5, 6, 7 e 8 seguiram até 1989.

Nos anos 1990, parecia que tudo tinha terminado com Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira, de 1993. Mas houve mais três filmes nos anos 2000: Jason X (2002) e Freddy vs. Jason (2003) e um reboot da série com Sexta-Feira 13 (2009).

Você pode ver o clássico de 1980 na HBO Max e o reboot de 2009 na Globoplay.

Que tal ter acesso a alguns dos mais populares cursos online que podem ajudar na sua carreira no exterior? Clique aqui e descubra

10) Hereditário

Nem só de clássicos vive uma lista de filmes de Halloween. Novos longas de terror estão fazendo a cabeça dos fãs do gênero e deixando até os mais corajosos dormindo de luz acesa. Sim! Estou falando de Hereditário, uma das últimas produções de terror que atingiu um sucesso estrondoso nas telas de cinema e nos streamings.

O filme mistura terror psicológico com cultos estranhos e perturbadores, além da presença de espíritos malignos e um drama familiar aterrorizante.

Você pode ver o filme em HBO Max.

11) Chucky, o brinquedo assassino

Ok, essa é mais uma franquia de terror. Mas veja bem, esses são alguns dos filmes de Halloween favoritos para assistir nessa época do ano. E seja franco, você já viu mais de uma vez, certo?

De qualquer forma, vale relembrar que o longa foi considerado bizarro lá em 1988, quando foi feito, mas, ao mesmo tempo, ganhou notoridade pela sua façanha de ter um serial killer de plástico, mas muito bem-feito.

Chucky acabou caindo nas graças do universo pop de toda uma geração e ganhou seis sequências, um remake e uma série, que estreou em outubro de 2021.

Você pode ver o remake de O Brinquedo Assassino no Telecine Play.

12) Pânico

Os fãs de terror dos anos 1990 também tem outra série para adicionar aos filmes de Halloween: Pânico. São quatro longas feitos desde a estreia, em 1996, que tornou o mascarado Ghost Face como a nova cara do gênero daquela década.

O primeiro filme foi dirigido por Wes Craven, o mesmo de A Hora do Pesadelo, e conta a história de um assassino em série que liga para suas vítimas antes de atacá-las.

As atrizes Sidney Prescott (Neve Campbell), Courteney Cox (Gale Weathers) e o ator David Arquette (Dewey) participam dos filmes desde a primeira produção e voltam a encarnar seus personagens no quinto episódio da franquia que deve estrear em 2022.

Assista ao filme Pânico (1996) em Google Play.

13) Invocação do Mal

Já falamos de diversas produções que você pode colocar na sua lista de filmes de Halloween para ver agora em outubro. Mas nenhum deles chega perto do assustador Invocação do Mal, que também se tornou mais que uma franquia de sucesso, mas uma saga de terror que parece não ter fim.

O primeiro longa foi lançado em 2013, sendo que a terceira parte, Invocação do Mal 3, acaba de ser lançada pela HBO Max. Porém, existem alguns filmes considerados spin-offs do original, como A Freira (2018), personagem que estava presente em Invocação do Mal 2, e Annabelle (2014), que rendeu mais dois filmes.

A série foi criada inspirada no casal Ed e Lorraine Warren, proprietários do Museu Oculto, com objetos que eles guardavam como sendo parte de histórias reais de acontecimentos sobrenaturais.

Você pode assistir Invocação do Mal 3 na HBO Max.

Onde surgiu o Halloween?

Bom, agora que você já tem sua lista de filmes de Halloween para assistir em outubro, que tal ficar ainda mais bem informado sobre essa data?

Você sabia que o Halloween surgiu na Irlanda? As festividades começaram na Ilha há mais de 2.000 anos, como um festival pagão do povo celta.

Você pode entender muito mais sobre esse assunto no nosso artigo especial. Clique aqui!

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Imagens via Depositphotos
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email