Fiona Flood assume oficialmente como a primeira mulher Embaixadora da Irlanda no Brasil

Fiona Flood assume oficialmente como a primeira mulher Embaixadora da Irlanda no Brasil

Rubinho Vitti

6 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A irlandesa Fiona Flood assumiu o posto histórico de primeira mulher Embaixadora da Irlanda no Brasil, marcando um novo capítulo nas relações bilaterais entre as duas nações.

O governo brasileiro já tinha dado o sinal verde para a sua nomeação em 17 de abril de 2023, através da “concessão de agrément”. Essa concessão é basicamente o aval do Brasil para que Fiona Flood possa atuar como embaixadora da Irlanda no país. É a resposta positiva do Brasil a um pedido formal feito pela Irlanda, confirmando que ela é bem-vinda para assumir o cargo.

Em resposta a essa confirmação, a Embaixada da Irlanda no Brasil comemorou a notícia com uma mensagem no Twitter: “Seja bem-vinda, Embaixadora Fiona Flood! Pela primeira vez, temos uma mulher como Embaixadora da Irlanda no Brasil! Que orgulho. Que os próximos quatro anos de mandato sejam frutíferos e de muitas realizações”.

A irlandesa Fiona Flood é a primeira mulher a assumir o comando da Embaixada da Irlanda no Brasil. Reprodução: Twitter/X

Antes de ser nomeada para o posto em Brasília, Flood desempenhou papéis importantes em seu país natal. Ela atuou como vice-chefe de Missão na Embaixada da Irlanda em Londres e teve um papel ativo em assuntos relacionados ao Brexit e à União Europeia.

Além disso, ela dirigiu vários departamentos no governo irlandês, incluindo a Diretoria de Segurança, Conformidade e Coordenação do Departamento de Relações Exteriores e Comércio, bem como a chefia de Migração Econômica, Licenças de Trabalho e Secção UE/EPSCO no Departamento de Emprego, Empreendimento e Inovação.

Flood assume o cargo após a conclusão do mandato de quatro anos de Seán Hoy. Sob sua administração, a expectativa é de que a relação entre o Brasil e a Irlanda continue se fortalecendo.

Maria Luisa Escorel e Fiona Flood em cerimônia oficial. Reprodução: Instagram (Gustavo Magalhães/MRE)

O que faz um embaixador?

Em termos gerais, o embaixador é como o “braço direito” do seu país em território estrangeiro. É ele ou ela que faz a ponte entre os governos dos dois países.

O embaixador cuida de muitas coisas importantes: desde ajudar a fazer acordos entre os dois países até promover a cultura e os interesses de sua terra natal. A ideia é fortalecer os laços em várias áreas como política, economia e cultura.

Flood começa agora um período muito importante da sua carreira, tanto para ela quanto para a diplomacia. Sua nomeação não é apenas histórica, mas também um sinal de avanço em questões como igualdade de gênero. Sem dúvida, isso trará algo a mais para o seu trabalho nos próximos quatro anos.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email