Intercâmbio em Miami: tudo o que você precisa saber

Intercâmbio em Miami: tudo o que você precisa saber

Ana Carolina Brunelli

4 meses atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Que tal descobrir o que um intercâmbio em Miami pode proporcionar e tudo o que a cidade oferece aos visitantes e moradores?

Para começar, vale dizer que Miami consegue reunir, em um só lugar, a qualidade de vida que muitas pessoas buscam quando decidem se mudar para os Estados Unidos.

Fundada em 1896, a cidade é, hoje, a segunda mais populosa da Flórida e tem inúmeros imigrantes, principalmente latinos. Por esse motivo, apresenta, também, uma mistura de culturas, costumes e sabores.

E você tem ideia do que faz tantos brasileiros desejarem um intercâmbio em Miami?

Leia também: Intercâmbio: como fazer e quais são os principais destinos para brasileiros

Por que fazer intercâmbio em Miami?

Intercâmbio em Miami pode ser feito para diversos tipos de curso. Foto: Josh G on Unsplash

O destino conta com belíssimas praias, clima quente o ano inteiro, muito agito noturno, museus e infinitas opções de compras. Aliás, o lugar é conhecido como o paraíso para quem ama comprar eletrônicos e roupas de grife.

No entanto, é importante ressaltar que, para fazer intercâmbio em Miami e ter a permissão de trabalhar, é fundamental estar dentro de um programa de trabalho (Work Experience ou Au Pair).

O Work Experience é indicado para estudantes universitários, matriculados e com nível intermediário de inglês. Já o programa de Au Pair é focado em candidatas do sexo feminino, com domínio da língua inglesa e com disponibilidade de, no mínimo, 12 meses para ser babá no país.

Sim, essas são as regras dos Estados Unidos. Ou seja, não é permitido trabalhar enquanto realiza apenas um programa de intercâmbio com foco no aprendizado do idioma local.

Tipos de curso para intercâmbio em Miami

EUA não permitem trabalho durante o intercâmbio em Miami para cursos como idioma. Foto: Alejandro Luengo on Unsplash

Para quem não tem a intenção de conseguir um emprego e deseja apenas curtir ao máximo um intercâmbio em Miami e dedicar o tempo livre para explorar as belezas do lugar e estudar, há opções de cursos como:

Cursos Regulares​

Esse tipo de curso é voltado para o aperfeiçoamento do inglês, com cargas horárias que variam de 15 a 40 horas semanais. O bacana desse tipo de aprendizado é poder aprender o idioma de uma forma dinâmica e com professores nativos, além de aproveitar o momento em sala de aula para trocar experiências com outros estrangeiros e, até mesmo, fazer amizades.

Cursos Profissionalizantes​

Os cursos profissionalizantes já são mais indicados para quem acaba de se formar, por exemplo, e deseja obter mais experiência na área de atuação. Esse tipo de aprendizado é excelente para ampliar o conhecimento profissional, além de dar aquela alavancada no currículo, o que pode aumentar as chances de conseguir uma boa colocação no mercado internacional.

Cursos Executivos​

Os cursos executivos também são opções para quem deseja fazer um intercâmbio em Miami. Porém, seu diferencial é que todo o conteúdo é voltado ao mercado de trabalho. Ou seja, há cursos para diversas áreas, mas sempre com foco na comunicação corporativa.

Leia também: Custo de vida em Miami, a cidade mais latina dos EUA

Vistos e passaporte para intercâmbio em Miami

São diversos tipos de passaportes exigidos pelos EUA para estudar no país. Photo by Meadow Marie on Unsplash

Em relação ao visto para realizar um intercâmbio em Miami, é importante saber que, para períodos maiores que três meses, será obrigatório solicitar o visto de estudante. O passo a passo para realizar essa solicitação você pode conferir no site da embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Veja, abaixo, os principais tipos de vistos para entrar legalmente nos Estados Unidos e descobrir qual deles se encaixa mais com o seu objetivo.

Vistos para EUA

Visto B1/B2 – Visto de negócio ou turismo
E1 – Visto de comerciante
E2 – Visto de investidor
EB5 – Investimentos para imigrantes
F1 – Visto de estudante
H1B – Trabalho para profissionais formados
K1 – Visto de noiva/noivo
J1 – Visto de intercâmbio
O1 – Visto para trabalho com habilidades extraordinárias
L1 – Visto para trabalho em multinacionais
R1 – Visto religioso
P1 – Visto para atletas e artistas

Antes de dar entrada no visto, lembre-se sempre de verificar a validade do seu passaporte! Caso esteja vencido, é fundamental solicitar a renovação na Polícia Federal. O valor atual é de R$257,25.

O que fazer em Miami

Quem faz intercâmbio em Miami pode aproveitar de uma agitada vida noturna e belas praias. Photo by Antonio Cuellar on Unsplash

Agora que tal conferir tudo o que um intercâmbio em Miami pode proporcionar?

Vida Noturna

Sim! A vida noturna de Miami merece muito destaque! Afinal, não é à toa que a cidade é considerada uma das mais festeiras dos EUA. Miami, literalmente, ganha ainda mais vida à noite e é um verdadeiro oásis para quem curte bares, baladas e muita música.

Então, se você adora esse agito, vale anotar que South Beach é uma das regiões mais badaladas da cidade, cheia de festas para todos os gostos e estilos. Além disso, a Ocean Drive também é um lugar bem animado — e o melhor: lá as festas acontecem literalmente a semana inteira, não apenas aos fins de semana.

Cultura e arte

Quando o assunto é cultura e arte, não tem como não enaltecer o famoso Design District. A região é, de fato, onde Miami acontece culturalmente, considerada um complexo de lojas, galerias de arte, arte ao ar livre e famosos restaurantes. Pode-se dizer que Design District é um bairro dedicado à moda, arte e arquitetura, capaz de encantar qualquer pessoa.

Outro lugar legal e que vale a pena a visita é Little Havana, o coração latino de Miami, com casas, lojas e comércio típico das Américas Central e do Sul. Uma volta por lá e já é possível sentir a forte presença latina na cultura da cidade.

Leia também: Trabalho em Orlando: quais são as oportunidades na cidade dos EUA

Transporte Público

Quem decide fazer um intercâmbio em Miami certamente se preocupa em relação à locomoção, não é mesmo? Bom, a cidade oferece um transporte público acessível e muito eficiente, o que torna a vida de qualquer intercambista mais prática.

O Metrorail (sistema de transporte em Miami), tem 22 estações que vão de West Miami até o Sul, passando por Downtown, e ainda oferece uma linha especial (Orange Line), que leva até o aeroporto. Pode ficar tranquilo, pois a locomoção não será um problema na cidade!

Trabalho

Se você, em algum momento, achou que Miami se resume a turismo, enganou-se.

Na cidade estão situadas grandes e importantes empresas das mais diferentes áreas. Por isso, podemos dizer que Miami está com sua economia a todo vapor, o que aumenta as chances de conseguir trabalhos legais por lá, principalmente para quem vai realizar um intercâmbio e terá permissão de conciliar estudo e trabalho.

Leia também: Como fazer High School nos EUA?

Compras

Um intercâmbio em Miami pode garantir ótimas compras, viu? Aliás, há quem vai para a cidade apenas por conta disso. Miami tem shoppings luxuosos e avenidas cheias de opções de lojas, tanto as de grife quanto as mais populares.

Além disso, a Lincoln Road, uma das ruas mais movimentadas, localizada em South Beach, já foi comparada à Champs-Élysées de Paris e é um dos centros de compras mais procurados pelos estrangeiros.

Ou seja, se você curte explorar a cidade e a natureza, mas não abre mão de fazer umas comprinhas durante a viagem, Miami é o lugar certo.

Ficou com ainda mais vontade de fazer um intercâmbio em Miami? Então solicite um orçamento aqui no E-Dublin e descubra como viver essa experiência pode ser mais fácil e acessível do que você imagina.

Veja também

Como preparar as malas para o Intercâmbio?

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar