Intercâmbio na Austrália: programa de estudo, vistos e melhores cidades

Intercâmbio na Austrália: programa de estudo, vistos e melhores cidades

Ana Carolina Brunelli

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Se você é o tipo de pessoa que adora calor, sol e praias paradisíacas, então fazer um intercâmbio na Austrália já pode fazer parte dos seus planos.

Porém, não se engane achando que esses são os principais motivos para embarcar para o maior país da Oceania, pois a Austrália tem muito mais a oferecer.

A qualidade de vida na Austrália é de deixar os olhos brilhando. Porém, por outro lado, o custo de vida é alto. Mas não se desespere, pois com um trabalho é possível pagar as contas do mês e ainda juntar um dinheiro para conhecer as belezas do país.

Aliás, vale ressaltar que a Austrália é um dos poucos países que permitem que estrangeiros trabalhem enquanto estudam, viu?!

Já deu para ver que se apaixonar pela Austrália não é nada complicado, né? O difícil mesmo é escolher em qual cidade morar, visto que as cidades litorâneas mais conhecidas são Sydney, Brisbane, Melbourne, Adelaide e Perth e que todas possuem muitos atrativos.

Mas, vamos por partes!

Acompanhe.

Tipos de programas de intercâmbio na Austrália

Programas de intercâmbio na Austrália são voltado ao aprendizado de idioma e cursos profissionalizantes. Foto: javier trueba / Unsplash

Fazer um intercâmbio na Austrália é uma oportunidade incrível de viver em um dos países mais desenvolvidos economicamente do mundo e poder optar por trabalhar e estudar simultaneamente, já que a lei do país permite que estudantes estrangeiros sejam matriculados em diferentes cursos e ainda sim possam trabalhar e fazer uma grana extra.

Antes de conhecer um pouco sobre outros pontos sobre morar na Austrália, vamos descubrir juntos os tipos de intercâmbio que é possível realizar no país e de como conseguir um visto para permanecer na terra dos cangurus legalmente.

Curso de idiomas

A maioria das pessoas que decide fazer um intercâmbio na Austrália embarca com o propósito de aperfeiçoar o inglês. Por isso, esse é o tipo de programa de intercâmbio mais comum.

Os cursos de inglês são acima de 14 semanas e com carga horária mínima de 20 horas semanais. Além disso, os estudantes podem trabalhar até 40 horas quinzenais, ou seja, é possível estudar e trabalhar tranquilamente.

Cursos profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes são indicados para quem já possui um bom conhecimento no inglês, mas deseja adquirir uma experiência acadêmica voltada para uma área profissional. Esses tipos de cursos oferecem certificados e diplomas e são ótimos para deixar o currículo ainda mais atraente.

Cursos de inglês e profissionalizantes, são os dois tipos de programas de intercâmbio na Austrália mais comuns e procurados por brasileiros.

No entanto, há outras formas de se mudar para o país, como por exemplo ingressando em um curso de graduação ou pós-graduação, porém, nesses casos, o recomendado é procurar os cursos que estão inscritos no Registro de Instituições e Cursos para Estudantes Estrangeiros da Comunidade da Austrália (CRICOS) e entrar em contato diretamente com a instituição.

Leia também: Austrália é país mais seguro do mundo para as mulheres

Vistos para intercâmbio na Austrália

Visto de estudante permite ao imigrante que faz intercâmbio na Austrália trablhar. Foto: Blake Guidry / Unsplash

Para realizar um intercâmbio na Austrália de estudo e trabalho, será necessário solicitar um visto de estudante, que é realizado por meio de uma plataforma online da imigração.

Porém, será obrigatório reunir alguns documentos.

Confira quais são eles:

Passaporte válido

Sem o passaporte válido é impossível solicitar um visto para o seu intercâmbio na Austrália. Por isso, verifique se o passaporte é válido por toda a duração do intercâmbio.

Letter of Offer

Nada mais é que a famosa carta que as escolas da Austrália emitem como parte do processo de matrícula. Nesta carta estão todas as informações sobre o curso, incluindo as datas definidas.

Formulário 956A

Caso você escolha fazer o processo de solicitação de vídeo através de uma agência de intercâmbio, esse é o formulário que precisará preencher para que a agência consiga dar andamento no processo.

Clique aqui para baixar: 956A – Em inglês (PDF)

Cartas de intenções

Um dos documentos mais importantes! É com a carta de intenções que você deve convencer o oficial sobre o seu interesse em fazer um intercâmbio na Austrália. Para se ter uma ideia, a carta é o ponto central da análise da solicitação de visto e é a partir dela que o oficial da imigração decide se aprova ou não a entrada no país.

Por isso, muito cuidado ao escrever esse documento e a dica é revisar bem antes de enviar! E lembre-se: a imigração pede que a carta seja escrita em inglês.

Validade do visto de estudante para quem vai fazer intercâmbio na Austrália

Visto para intercâmbio na Austrália dá direito à férias. Foto: Joey Csunyo / Unsplash

A validade do visto australiano de estudante varia de acordo com o tempo de duração do curso. Ou seja, se você optar por um curso de 14 semanas, seu visto vai durar 14 semanas e você terá direito a mais quatro semanas de férias.

Se você escolher um curso de 40 semanas de aula, terá direito a oito semanas de férias.

Confira no site da Embaixada da Austrália todas as informações atualizadas para dar entrada em uma solicitação de visto.

Custo de vida na Austrália

Custode vida para fazer intercâmbio na Austrália pode não ser tão baixo assim. Foto: Jay Wennington / Unsplash

Uma das principais preocupações dos estudantes que decidem realizar um intercâmbio na Austrália certamente é em relação ao custo de vida no país. No entanto, há dois fatores que influenciam nos valores mensais: o primeiro é a escolha da cidade e o segundo é o seu estilo de vida que cada um pretende levar.

Porém, para se ter uma ideia da média de valores gastos em refeições, moradias, vestuários, transportes, etc., listamos abaixo alguns preços da cidade de Sydney, a segunda maior cidade australiana e a mais procurada pelos intercambistas.

Os valores foram coletados do Numbeo, uma plataforma colaborativa que compartilha o custo de vida em diferentes países do mundo, relatados por diversas pessoas. Lembrando que os valores estão em dólares australianos e são apenas um norte para você prever alguns possíveis gastos.

Confira:

Refeição

Restaurante Econômico 20,00 A$
McDonalds (ou refeição equivalente) 12,00 A$
Cerveja Nacional 8,00 A$
Cappuccino 4,12 A$

Supermercado

Leite (1 litro) 1,71 A$
Pão Branco Fresco (500g) 2,80 A$
Arroz (branco), (1kg) 2,52 A$
Ovos (12) 4,69 A$
Queijo Regional (1kg) 10,85 A$
Filetes de Frango (1kg) 11,35 A$
Bife da Perna (1kg) (ou Carne Vermelha Equivalente) 19,12 A$
Maçãs (1kg) 4,59 A$
Banana (1kg) 3,63 A$
Laranjas (1kg) 3,68 A$
Tomate (1kg) 5,07 A$
Batata (1kg) 3,40 A$
Cebola (1kg) 2,95 A$
Alface (1 pé) 2,62 A$
Água (1.5 L) 2,26 A$
Garrafa de Vinho (Gama Média) 16,50 A$
Cerveja Nacional (0.5 litros garrafa) 5,24 A$
Cerveja Importada (0.33 litros garrafa) 5,96 A$
Cigarros 20 Pack (Marlboro) 35,00 A$

Leia também: Austrália se torna destino de intercâmbio mais barato com alta do dólar e euro

Transportes

Bilhete de Ida (Transporte Local) 4,00 A$
Passe Mensal 217,39 A$
Início do Táxi 4,50 A$
Serviços Mensais
Básicos (Electricidade, Aquecimento, Água, Lixo) para um Apartamento de 85m2 181,30 A$
Internet (60 Mbps ou Mais, Dados Ilimitados, Cabo/ADSL) 72,68 A$

Outras atividades

Mensalidade academia 82,06 A$
Cinema, Lançamento Internacional, 1 Lugar 20,00 A$

Vestuários

1 Par de Calças (Levis 501 ou semelhante) 107,99 A$
1 Vestido de Verão em Lojas como Zara ou H&M 71,88 A$
1 Par de Sapatos de Corrida Nike 140,94 A$

Moradia

Apartamento (1 quarto) no Centro da Cidade 2.616,48 A$
Apartamento (1 quarto) Fora do Centro 1.895,32 A$
Apartamento (3 quartos) no Centro da Cidade 4.779,22 A$
Apartamento (3 quartos) Fora do Centro 3.003,18 A$

Melhores cidades para fazer intercâmbio na Austrália

A Austrália é cheia de cidades incríveis com paisagens maravilhosas e um cotidiano urbano onde há segurança e qualidade de vida.

São várias opções de locais para você fazer seu intercâmbio na Austrália, desde à agitada Sydney ou a interiorana e calma Camberra. Nós falamos um pouco aqui das principais delas.

Sydney

Sydney é de longe a cidade mais escolhida por estrangeiros para fazer intercâmbio na Austrália. Foto: Johnny Bhalla / Unsplash

Engana-se quem pensa que Sydney é a capital da Austrália. A capital do país é Camberra! No entanto, Sydney é considerada a segunda maior cidade australiana e é um grande cartão postal da Austrália, sendo também o destino mais procurado por intercambistas. Tanto que, por esse motivo, há muitos brasileiros vivendo por lá!

Sydney é a cidade perfeita para quem adora a vida na cidade grande, porém com um diferencial: tem praias belíssimas e que são lugares perfeitos para fugir da agitação e dar aquela desacelerada na rotina.

Além disso, por ser uma cidade grande, há diversas opções de escolas de inglês, de cursos profissionalizantes, além de muitas atrações imperdíveis, como museus e parques incríveis. E não dá para deixar de citar que a cidade é muito conhecida pela eficiência do transporte público, que realmente impressiona qualquer pessoa.

Brisbane

Brisbane é uma das cidades mais procuradas por intercambistas na Austrália. Foto: Brisbane Local Marketing / Unsplash

Brisbane é também uma excelente cidade para fazer intercâmbio na Austrália. Com boa estrutura, transporte público bastante eficiente, segurança e dias de sol quase o ano inteiro, é um dos centros econômicos e culturais da Austrália, o que garante a oferta de vários empregos.

Aliás, as vagas de emprego mais ofertadas são nas áreas de turismo e hotelaria, então já salva essa informação caso sua intenção seja fazer um intercâmbio e trabalhar nesse segmento. Outro ponto que chama a atenção dos estrangeiros é que por ser uma cidade bastante ensolarada, é possível realizar muitas atividades ao ar livre.

Para resumir melhor essa cidade australiana: Brisbane é um grande centro urbano, mas com clima de interior e cheia de belas paisagens naturais.

Melbourne

A maior cidade na Austrália, Melbourne é ponto de encontro de intercambistas. Foto: Denise Jans / Unsplash

Melbourne é a maior cidade da Austrália e oferece uma excelente qualidade de vida aos intercambistas. Além disso, é conhecida como o centro cultural do país e realiza famosíssimos eventos, como o Gran Premio de Fórmula 1, Fashion Week e o Australian Open de Tênis.

Melbourne é o tipo de cidade que merece ser apreciada a pé, pois está cheia de ruelas e becos escondidos que encantam qualquer viajante. Aliás, os famosos becos eram lugares abandonados e que atualmente foram transformados em locais culturais e cheios de vida e arte.

Dica: basta apenas uma rápida caminhada por Melbourne para entender que a mistura de edifícios antigos com construções modernas é o que proporciona um charme especial à cidade.

Adelaide

Adelaide é relativamente pequena, conhecida como a “cidade das igrejas”, e que pode facilmente ser percorrida a pé, pois tudo é muito perto e a maioria das coisas estão concentradas na região central.

Com atmosfera de cidade do interior, Adelaide é uma cidade com lindas praias e bem próxima da melhor região de vinhos da Austrália: a Barossa Valley. Além disso, é o local perfeito para estudar e trabalhar na Austrália, visto que seu custo de vida é bem menor quando comparado à Sydney, principalmente se tratando de aluguel.

Adelaide é literalmente o destino ideal para quem quer fazer um intercâmbio na Austrália, mas sem abrir mão de uma vida mais tranquila.

Perth

Perth fica na costa do Oceano Índico e tem clima tranquilo e praias maravilhosas. Foto: Harry Cunningham /Unsplash

Perth está literalmente do outro lado de Sydney, na costa do Oceano Índico e é considerada a quarta cidade mais populosa do país. Porém, a vida por lá pode sim ser bastante tranquila.

Perth é um importante centro comercial da Austrália, mas é o turismo que movimenta a região e que chama a atenção dos intercambistas e viajantes. Para se ter noção, há diversas praias, parques, museus, galerias e teatros para explorar. Além disso, o clima tranquilo e as belas paisagens naturais são os motivos que mais atraem estrangeiros para viver na cidade.

Gold Coast

A ‘costa dourada’ da Austrália é incrível para fazer intercâmbio. Foto: City of Gold Coast / Unsplash

Gold Coast, traduzido para português como “Costa Dourada”, é um lugar que descreve bem o sonho australiano de muitos estudantes: calor, praia, sol e muito surf.

Por esse motivo, a economia da cidade gira mesmo em torno do turismo e os empregos mais fáceis de se conseguir quando se decide fazer um intercâmbio por lá é na área de hospitalidade, ou seja, hotéis, bares e restaurantes.

Porém, quem decide trabalhar e estudar em Gold Coast tem um grande privilégio: viver na cidade é sentir aquele clima gostoso de férias todos os dias.

E mais: é saber que é possível a qualquer hora fazer uma parada em alguma praia paradisíaca. Ou seja, Gold Coast é um lugar excelente para aprender inglês e ao mesmo tempo se divertir muito.

Camberra

Muitos não sabem, mas Camberra foi escolhida como capital do país para dar fim às disputas entre Sydney e Melbourne, durante o início do século XX. Por isso, a cidade foi completamente planejada e sempre considerou como essencial a preservação de muitas áreas verdes, ganhando o apelido de bush capital, em português “capital-arbusto”.

E as curiosidades não param por aí! Por estar em uma área montanhosa, Camberra é considerada a única cidade australiana na Oceania com picos de montanhas ao seu redor cobertos de neve no inverno. E para quem está na dúvida sobre estudar ou não na cidade, vale ressaltar que é um lugar com ótimo custo-benefício e excelentes instituições de ensino.

Próximo passo para o seu intercâmbio na Austrália

Fazer intercâmbio na Austrália pode ser mais fácil do que você imagina. Foto: David Clode / Unsplash

Depois de conferir todas essas informações, você ficou com ainda mais vontade de fazer um intercâmbio na Austrália?
Se a resposta for sim, que tal começar a se organizar para fazer essa viagem acontecer?

Defina a cidade, vá atrás de solicitar o visto, escolha o tipo de curso e se planeje financeiramente para viver da melhor forma possível essa experiência. Afinal, um intercâmbio sempre vale a pena!

Você pode entrar em contato direto com as agências que facilitam sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio na Austrália.

Faça seu cadastro no Orçamento Fácil edublin e encontre os melhores preços e oportunidades.

Foto de capa: Dan Freeman / Unsplash

Veja também

Ensino superior na Irlanda: Por onde começar?

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar