Intercâmbio para aprender inglês: como e onde fazer

Intercâmbio para aprender inglês: como e onde fazer

Karina Moura

4 meses atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

O que acha da ideia de fazer um intercâmbio para aprender inglês? Se esse é o seu objetivo, estudar o idioma e viver novas experiências, então você está no lugar certo! O inglês é considerado o idioma oficial do mundo e, por isso, esse é um importante investimento, que traz resultados em curto, médio e longo prazo.

Com certeza, um intercâmbio para aprender inglês vai mudar completamente sua vida! Você vai ter contato com a população local, vai desfrutar dos hábitos, estilo de vida e costumes locais, o que vai tornar o aprendizado muito mais interessante.

Se esse é o seu sonho, mas não faz ideia de por onde começar, fique tranquilo que nós vamos ajudar você! Aqui, vai descobrir como funciona um intercâmbio para aprender inglês, os tipos de cursos e os melhores destinos. Se liga nas dicas que preparamos!

Leia também: Intercâmbio: como fazer e quais são os principais destinos para brasileiros

Como funciona o intercâmbio para aprender inglês

Aprender inglês é, sem dúvida, um dos principais objetivos de intercambistas. Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

Um intercâmbio para aprender inglês nada mais é do que alinhar estudo, imersão cultural e turismo. Alguns países também oferecem programas de estudo e trabalho, nos quais é possível estudar inglês e trabalhar para se manter no país.

Durante o intercâmbio, o estrangeiro estuda em uma escola particular e pode passar um tempo legalmente em outro país para praticar o idioma. O estudante tem a opção de fechar seu pacote com uma agência ou, até, por conta própria.

Pré-requisitos

Não existe um pré-requisito para fazer um intercâmbio de inglês e não é necessário ter conhecimento do idioma. O que você precisa é de disposição e muita vontade de aprender e tentar coisas novas!

No intercâmbio, você vai desenvolver o seu inglês, desde a gramática à conversação. A imersão em um país, onde a língua é falada o tempo todo, se transforma em um grande impulso no processo de aprendizagem.

Duração dos cursos

A duração dos cursos depende de quanto tempo tem disponível e do seu orçamento. Geralmente, são programas a partir de duas semanas, mas esses prazos também variam em função da legislação de cada país, principalmente por causa do visto para os estudantes estrangeiros.

Escolas e atividades

Algumas escolas, além da sala de aula, oferecem atividades extracurriculares para os alunos aprofundarem ainda mais o idioma. O dia a dia é repleto de muita conversação envolvendo assuntos do cotidiano e vivência da rotina local. Vale lembrar que não é permitido se comunicar de outra forma sem ser por inglês. O lema durante o intercâmbio é praticar sem parar!

Tipos de cursos de intercâmbio para aprender inglês

É possível fazer intercâmbio para aprender inglês em diversos países do mundo. Foto: Mira Kireeva on Unsplash

Fazer um intercâmbio para aprender inglês é uma ótima oportunidade para qualquer pessoa.

Os países que oferecem os programas estão preparados para qualquer tipo de faixa etária e nível do idioma, desde iniciante até o mais avançado. Porém, alguns fatores são importantes na hora de escolher qual é o programa ideal para você.

Qual é o meu objetivo? Quanto tenho de orçamento? Qual país tem mais a ver comigo? Posso fazer um curso de quantas semanas? Essas são algumas das perguntas que você vai precisar responder quando planejar o seu intercâmbio para aprender inglês.

Para ajudar, listamos as opções mais comuns de cursos de inglês no exterior.

Cursos de inglês de férias

Algumas escolas no exterior oferecem programas de férias por algumas semanas ou, no máximo, dois meses. Os cursos se dividem tanto por faixa etária quanto por nível de conhecimento do idioma. Nesse caso, o programa é recomendado para que o intercambista aprimore suas habilidades na língua inglesa e faça uma imersão cultural rápida.

Cursos de inglês intensivos

O intercâmbio para aprender inglês geralmente acontece em países com nativos no idioma. Foto: Romain Vignes on Unsplash

Aqui, o objetivo é avançar vários níveis do idioma em pouco tempo. Os cursos intensivos servem para os intercambistas alavancarem seu inglês em poucas semanas, sem comprometer a qualidade do ensino e aprendizado. As aulas são mais intensas e direcionadas para que o aluno aprenda mais rápido o idioma.

O programa também pode ser feito durante as férias ou durar mais tempo.

Cursos de inglês regulares

Os cursos regulares de inglês no exterior funcionam, basicamente, da mesma forma que no Brasil. No geral, o intercambista faz a matrícula semestral na escola, onde ele tem mais tempo para aprender e praticar o idioma. Na maioria das vezes, são programas mais longos e, em alguns países, com opção de estudo e trabalho.

Cursos de inglês de proficiência

Os intercambistas que desejam tirar uma certificação internacional do idioma podem fazer um curso específico para exames de proficiência como IELTS, TOEFL e Cambridge.

Essa modalidade é muito similar ao curso intensivo, mas com um teste que pode garantir para você um certificado internacional. A taxa do exame costuma estar inclusa no pacote.

Cursos de inglês direcionados

Se você já domina o inglês geral e quer se dedicar a um curso com vocabulário específico, talvez esse programa sirva para você! Aqui, o intercambista tem aulas de inglês mais direcionadas a uma área de atuação, por exemplo, negócios, marketing, saúde, direito, entre outros.

Na prática, tanto na gramática quanto na conversação, o aluno tem oportunidade de aperfeiçoar o idioma para o âmbito profissional.

Intercâmbio para aprender inglês: melhores destinos

Austrália está entre os países para fazer intercâmbio para aprender inglês. Foto: Brisbane Local Marketing on Unsplash

O inglês é uma língua universal, o que amplia as opções e oportunidades de destinos para você fazer um intercâmbio para aprender o idioma. A seguir, separamos os melhores países para você realizar o seu sonho de estudar no exterior:

  • África do Sul
  • Austrália
  • Canadá
  • Estados Unidos
  • Inglaterra
  • Irlanda
  • Malta
  • Nova Zelândia

Vamos conhecer um pouquinho mais cada um deles?

Quer fazer intercâmbio para aprender inglês? África do Sul pode ser o seu destino. Foto: HandmadePictures | Dreamstime.com

África do Sul

A África do Sul é uma opção muito interessante para quem deseja fazer intercâmbio para aprender inglês. Apesar de não estar no topo da lista dos países mais procurados para estudar o idioma, costuma ter os preços mais baixos e oferece excelentes instituições de ensino, além das ótimas opções de lazer e belas paisagens.

Austrália

A Austrália é um destino perfeito para quem quer viver em um clima parecido com o do Brasil. Além disso, o país de língua inglesa tem alto índice de empregabilidade, ótimas instituições de ensino, qualidade de vida e muitas belezas naturais. Entre todas as opções, também é o país que tem legislações mais flexíveis para estudantes estrangeiros.

Canadá

O Canadá é um país de língua inglesa com muita qualidade de vida, economia estável, opções culturais e lazer, além das belezas naturais. Por lá, existem as melhores instituições de ensino do mundo e com preços mais acessíveis. Porém, um ponto negativo é o inverno rigoroso, com muita neve.

Estados Unidos

Os EUA estão nos planos de muitos futuros intercambistas e é o destino favorito daqueles que querem fazer um intercâmbio para aprender inglês.

O país é uma das maiores potências econômicas do mundo e oferece destinos para todos os gostos e estilos. Entretanto, é bom já ficar sabendo que costuma ter um custo mais elevado e pode pesar no bolso.

Inglaterra

A Inglaterra é o lugar perfeito para os estudantes que querem fazer um intercâmbio para aprender inglês, em sua versão mais nativa. A grande vantagem é que o país fica no continente europeu e, além de estudar, você vai aprender muito sobre a história do país, música, cultura e muita arte.

É por isso que é considerado um dos melhores países para fazer intercâmbio no mundo!

Irlanda

A Irlanda é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que desejam fazer intercâmbio para aprender inglês. As vantagens são os preços mais baixos, acesso rápido a outros países da Europa e a possibilidade de estudar e trabalhar durante o intercâmbio.

O país tem excelentes instituições de ensino, muita diversidade cultural, paisagens incríveis e muito mais!

Malta

Malta é uma pequena ilha ao sul da Europa que fala inglês, apesar de ser influenciada também pelos costumes dos povos franceses, árabes e italianos.

O país vem se tornando um dos destinos preferidos pelos brasileiros. É a escolha perfeita para quem procura unir diversão e aprendizado ao longo do intercâmbio para aprender o idioma.

Nova Zelândia

A Nova Zelândia é a capital dos esportes radicais e das belezas naturais. Para quem deseja fazer intercâmbio para aprender inglês, o destino oferece hospitalidade e muita qualidade de vida.

Muito receptivo com os estrangeiros, o país incentiva a vinda de pessoas de outras nacionalidades, facilitando o processo de imigração já que o país precisa de mão de obra qualificada.

Planeje seu intercâmbio: orçamento com as melhores agências

Calcule quanto vai custar o seu intercâmbio para aprender inglês com agências especializadas. Foto: Kelly Sikkema on Unsplash

Você tirou todas as suas dúvidas sobre um intercâmbio para aprender inglês.

Agora, o edublin vai ajudar você a dar os primeiros passos! Faça uma cotação com nossos parceiros por meio da ferramenta Orçamento Fácil.

Com a ferramenta, você entra em contato direto com as agências que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio. Faça seu cadastro no Orçamento Fácil edublin e encontre os melhores preços e oportunidades.

Veja também

É possível fazer intercâmbio com criança na Irlanda?

Karina Moura, Formada em Jornalismo e Relações Internacionais. Produtora de conteúdo digital e consultora de comunicação e marketing, atuou por muito tempo em projetos B2B, com atendimento e relacionamento ao cliente. Apaixonada por pessoas e causas que promovam a troca de experiências entre elas, hoje se prepara para o seu primeiro intercâmbio em Dublin, na Irlanda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar