5 dicas para enfrentar o inverno europeu

5 dicas para enfrentar o inverno europeu

Colaborador E-Dublin

3 dias atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O inverno europeu começa oficialmente em 21 de dezembro, mas já em outubro é possível sentir que o frio começa a aumentar cada dia mais e mais. As temperaturas já começaram a cair e logo menos, principalmente em países como a Irlanda, será impossível sair de casa se não for muito bem agasalhado.

Mas como se preparar para o inverno europeu? Simples! Basta fazer uma listinha de itens que precisam fazer parte da sua rotina e para deixar você mais bem protegido ou protegida.

O edublin preparou cinco dicas essenciais para quem está se preparando para viajar durante o inverno europeu ou acabou de chegar para fazer intercâmbio.

Bora lá?

1. Comece a usar luvas

As luvas de couro são mais carinhas, mas garantem mãos quentes durante o inverno europeu. Crédito: Shutterstock

Quando a temperatura começa a cair, as luvinhas de lã são as primeiras a esvaziar nas prateleiras das lojas. Afinal, elas são versáteis e aguentam o que conhecemos como frio. Mas quando o inverno europeu aperta, elas já começam a ficar inúteis. Não parece, mas pelos minúsculos furinhos da luva de lã passa uma friagem inacreditável, de maneira que chega a parecer que você não está usando nada!

Para manter as mãos protegidas e quentinhas no inverno europeu, a dica é usar as luvas de couro (sintético ou animal, a depender da sua escolha), pois elas bloqueiam o vento e da chuva e realmente protegem das baixas temperaturas. Se forem felpudas por dentro, melhor ainda!

Leia também: Intercâmbio na Irlanda para estudar, trabalhar e viajar

2. Use e abuse dos cachecóis e protetores de orelha

Proteja o pescoço e orelhas para evitar problemas de saúde durante o inverno europeu. Crédito: Shutterstock

As queixas de dores de ouvido e garganta são as mais comuns durante o inverno europeu, e os incômodos sentidos por esses órgãos nos fazem lembrar o quão interligados eles estão. Quem nunca teve uma dor de garganta e, em seguida, sentiu o ouvido ficar dolorido? É bastante comum.

Na Europa em geral, é bastante comum o uso de “earmuffs” (como são chamados os protetores de orelha e ouvido) nos dias mais frios, mas, para quem não está acostumado, ele parece esquisito e desajeitado.

Para os que “não vão com a cara” do acessório, a sugestão é substituí-lo por toucas, boinas ou até headphones.

O importante é bloquear a friagem.

Leia também: Inverno na Irlanda: prós e contras de chegar ao país nessa época

3. Calçados apropriados para o inverno

Aposte em sapatos com solados próprios para evitar escorregões, principalmente quando neva. Crédito: Shutterstock

Cada estação do ano e cada local exigem calçados apropriados. Na praia, o traje de gala é o chinelo; em festivais abertos, galochas; em escalada, tênis. Seguindo esse raciocínio, qual seria o calçado ideal para as temperaturas mais baixas?

Para garantir que você leve menos escorregões, procure um calçado com o solado estriado, preferencialmente de cano médio e tecido impermeável. Caso contrário, você poderá acabar com os pés, tornozelos e canelas molhados, gelados ou sujos!

Para aqueles que tiverem calçados bons, mas com sola lisa, a sugestão é o Yak-Trax, que é uma redinha colocada na sola dos calçados lisos.

Leia também: O que fazer na Irlanda no inverno: roteiros irresistíveis

4. Proteja as pernas do frio no inverno europeu

Calças e blusas térmicas são o segredo para manter o corpo quentinho durnte o inverno europeu. Crédito: Shutterstock

Embora seja um tecido resistente, o jeans é pesado e, já na primeira ventania, dá pra sentir o quão “permeável” o tecido é, pois as pernas ficam extremamente geladas. Além do tecido permanecer frio durante o período em que você estiver na rua, assim como a luva de lã, se entrar em contato com a neve e depois ela derreter você ficará molhado e gelado.

No caso dos homens, que não têm tantas opções de substituição como as mulheres para amenizar o frio, a dica é usar uma calça térmica por baixo do jeans. A calça térmica é feita com um tecido específico, cuja finalidade é manter a temperatura corporal.

Existem várias opções bem baratas em lojas de departamento e até em supermercados. Isso vai fazer a diferença na hora de enfrentar o inverno europeu.

5. Bolsa de água quente ajuda a manter a cama quente

Não tem nada pior do que ir para debaixo das cobertas e ficar rolando de um lado para o outro até esquentar a cama e cair no sono, não é mesmo?.

Quem sofre bastante com a hora da dormir e sente as mãos e pés gelados podem encontrar uma solução bem simples para enfrentar o inverno europeu. As bolsas de água quente são muito comuns em países mais frios. Elas costumam ser vendidas por cerca de 2 a 5 euros e vem com uma capinha que não deixa queimar sua pele, geralmente feita de tecido ou pelúcia.

Prepare-se para o inverno europeu e para o seu intercâmbio

Inverno europeu pode ser bem frio, mas preparando-se bem é possível enfrentá-lo durante o seu intercâmbio. Foto: Thom Holmes / Unsplash

Bom, agora você já sabe muito mais sobre como se proteger do inverno europeu. Então está na hora de programar o seu intercâmbio.

Se a sua escolha é a Irlanda, nós temos um guia que fala tudo sobre o inverno no país.

Além disso, o edublin temos a fórmula certa para ajudar você a se preparar para viver na Ilha Esmeralda. Com o ebook “Planejamento de Intercâmbio Irlanda” você começa a entender melhor os primeiros passos para realizar esse sonho.

Ouça: Como sobreviver ao inverno na Irlanda – E-Dublincast (Ep. 52)

Veja também

O guia completo do clima na Irlanda

Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar