Irlanda cria projeto lei para introdução de câmeras corporais na Garda

Irlanda cria projeto lei para introdução de câmeras corporais na Garda

Rubinho Vitti

10 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O ministro da Justiça da Irlanda, Simon Harris, enviou ao congresso do país um projeto de lei para que os policiais da Garda, a polícia irlandesa, utilizem câmeras corporais durante o período de trabalho.

O projeto de lei “Garda Síochána (Recording Devices) Bill 2022” está atualmente na segunda fase de discussões no Dáil Éireann, a Câmara dos Deputados (TDs) da Irlanda, e segue para o Senado (Seanad Éireann).

Se aprovada, a lei será promulgada pelo presidente da Irlanda, Michael D. Higgins.

Como vai funcionar o sistema de ‘bodycam’ na Garda

Se a lei for promulgada, o que é bastante provável, os policiais irlandeses vão usar câmeras corporais em ações pelas ruas. Foto: Divulgação

O objetivo da câmera usada no corpo dos policiais é protegê-los na linha de frente das operações da Garda nas ruas. Isso deverá auxiliar no combate às atividades criminosas e aos ataques à força policial.

Além das câmeras corporais, outras ferramentas policiais estão também inclusas no projeto de lei.

De acordo com Harris, o projeto fortalecerá significativamente a capacidade de An Garda Síochána para combater o crime e proteger a segurança nacional.

“Também vimos comportamento ameaçador de pessoas com a intenção de semear a divisão em nossa sociedade. Eles não apenas intimidaram e ameaçaram as pessoas que procuram nossa ajuda, como também, em alguns casos, tentaram intimidar e ameaçar os policiais. Isso não será tolerado!”

Harris disse que espera que a lei seja promulgada o mais rápido possível para que o projeto piloto das câmeras corporais inicie antes de sua implantação generalizada.

Leia também: O que são os protestos anti-imigração que estão ocorrendo na Irlanda?

Veja também

Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda

Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email