6 curiosidades sobre os irlandeses no Brasil
18 horas atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Você sabia que a ligação entre Irlanda e Brasil é mais antiga do que aparenta? Desde 1500, muitos irlandeses emigraram para o Brasil e, sejam eles ou seus descendentes, contribuíram para a história e cultura do país.
Selecionamos 6 curiosidades sobre os irlandeses no Brasil.
1. Primeiro irlandês no Brasil

Missionários jesuítas irlandeses foram ao Brasil para catequizar indígenas. Imagem: reprodução/Acervo Biblioteca Nacional
Padre Thomas Field, de Limerick, é considerado o primeiro imigrante irlandês no Brasil. Ele se mudou para o país em 1577 como missionário jesuíta e morou em Piratininga, que na época era o nome de São Paulo. Ele atuou junto com José de Anchieta na catequização dos tupis na Bahia.
Ele também é considerado o primeiro irlandês a celebrar uma missa no Novo Mundo (como era chamada a América na época).
Até os dias de hoje, milhares de missionários irlandeses trabalhavam e ainda trabalham no Brasil Eles são de congregações distintas como Dominicanos, Espiritanos, Missionários de São Patrício, Irmãs da Misericórdia, entre outras.
Leia também: Intercâmbio na Irlanda: o guia definitivo
2. Colonos irlandeses
Por volta de 1612, os irmãos Philip e James Purcell estabeleceram uma colônia no Forte de Tauregue, na foz do rio Amazonas, onde lucravam com tabaco, corantes e madeiras nobres. Mais tarde, Bernardo O’Brien, do condado de Clare, construiu um forte na margem norte do Amazonas e batizou o local de Coqueiral.
A primeira língua de O’Brien e seus compatriotas na Amazônia era o gaélico irlandês.
Outras colônias irlandesas foram identificadas séculos depois no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
3. São Patrício no Brasil

Goiás possui uma região chamada Vale de São Patrício, nome do padroeiro da Irlanda. Imagem de São Patrício em Ceres, Goiás. Foto: reprodução/instagram
Em 1750, uma escultura de madeira foi esculpida em Goiás e foi considerada a primeira imagem de São Patrício, o padroeiro da Irlanda, no Brasil.
Ela foi encontrada na cidade de Ceres e, por esse motivo, até hoje, a área é conhecida como Vale de São Patrício onde há um rio com mesmo nome.
4. Dom Pedro II na Irlanda

Dom Pedro II, então imperador do Brasil, visitou a Irlanda em 1877. Imagem: Reprodução
O Imperador Dom Pedro II e sua esposa visitaram a Europa com uma pequena comitiva com uma viagem particular de cinco dias à Irlanda, de 7 a 11 de julho de 1877, incluindo Belfast, a Calçada dos Gigantes, Dublin, Killarney e Cork.
Na capital da Irlanda, Dom Pedro visitou a cervejaria Guinness, Jardim Botânico, cemitério de Glasnevin, Trinity College e Galeria Nacional, hospedando-se no Shelbourne Hotel.
A visita praticamente não foi noticiada no Brasil, mas recebeu ampla cobertura da imprensa irlandesa, como, por exemplo, no Belfast News Letter e no The Irish Times.
5. Pioneirismo nos direitos humanos

Roger Casement denunciou maus tratos contra indígenas no Brasil durante o ciclo da borracha. Foto: reprodução
O diplomata irlandês Roger Casement, nascido em Sandycove, em Dublin, no ano de 1864, foi um dos primeiros ativistas a denunciar a violência contra os povos indígenas no Brasil durante o ciclo da borracha. Por isso mesmo, ele é considerado pioneiro nos direitos humanos do país.
Ele investigou as condições dos coletores de borracha na Amazônia e a política de terror contra os povos indígenas praticada por lá, sendo o conteúdo levado à Londres e publicado no Brasil.
Casement voltou para a Irlanda e participou do Easter Rising, com o intuito de tornar a Irlanda independente. Acabou capturado, condenado à forca por traição.
6. Famílias irlandesas no Brasil
Você sabia que cerca de 70 mil brasileiros são considerados descendentes de irlandeses
Famílias como Browne, Hayden, Maxwell, O’Brien, O’Connor, Belfort e Whitaker estão espalhadas, principalmente, em estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Entre os descendentes de irlandeses conhecidos no Brasil estão Francisco de Almeida Fleming, que foi pioneiro do cinema brasileiro, os cantores e compositores Lorena Simpson e Johnny Hooker, a modelo Cintia Dicker e o poeta Augusto de Campos.
Próximos passos para o seu intercâmbio na Irlanda
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Irlanda se torna ‘Capital da Europa’ e deve receber milhares de visitantes durante 6 mesesNotícias
Irlanda se torna ‘Capital da Europa’ e deve receber milhares de visitantes durante 6 meses
A partir de hoje, 1º de julho, a Irlanda passa a ocupar um dos cargos mais...
2 dias atrás
-
20 atividades para interagir com a cultura irlandesaCultura
20 atividades para interagir com a cultura irlandesa
Descubra atividades empolgantes para mergulhar na rica cultura irlandesa! Se...
3 dias atrás





















